Clássico de um interessado: Botafogo e Flamengo se enfrentam.

Compartilhe
Dois dias depois de completar 345 anos, Manaus vai ter uma celebração esportiva. A capital amazonense recebe neste sábado, às 21h de Brasília (19h locais), o clássico entre Botafogo e Flamengo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, com todos os ingressos da Arena Amazônia vendidos. Mas dentro de campo, o clima festivo passa longe. Enquanto o Alvinegro encara a partida como uma de suas oito decisões para a fuga do rebaixamento, o Rubro-Negro poupará a maior parte de seus titulares, já que o foco principal é o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira.

O Botafogo lançou mão da calculadora: para escapar do rebaixamento, a equipe precisa conquistar pelo menos 16 dos 24 pontos que vai disputar em suas últimas oito partidas pelo Campeonato Brasileiro. Por isso encara o clássico deste sábado como uma de suas decisões até o fim da temporada. Após perder por 2 a 0 o confronto direto contra o Coritiba, no Couto Pereira, a equipe comandada por Vagner Mancini percorreu quase 3 mil quilômetros até Manaus em busca da vitória. A tendência é que o treinador faça uma modificação no meio-campo, promovendo a volta de Carlos Alberto.

A zona da confusão continua fazendo parte do discurso de Vanderlei Luxemburgo, mas, com uma atitude que valeu mais do que qualquer palavra, o treinador já mostrou que o foco do Flamengo na reta final de 2014 é outro. Com 40 pontos, o Rubro-Negro é o 11º colocado, bem distante do risco de rebaixamento, e viajou para Manaus quase que somente com reservas. Dos titulares que venceram o Inter, quarta-feira, apenas Paulo Victor, Samir, Gabriel e Eduardo da Silva estarão em campo, enquanto o restante permaneceu no Rio de Janeiro se preparando para o duelo com o Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil.

Luxa, por sua vez, garante que a atitude não diminui em nada a importância do clássico para os rubro-negros. Precisando de seis pontos para se livrar matematicamente do risco de queda, o Fla se motiva na empolgação do torcedor para seguir em boa fase e complicar ainda mais a vida do Botafogo. No desembarque em Manaus e no treinamento realizado no estádio Jornalista Carlos Zamith, milhares de flamenguistas manifestaram apoio ao time, deixando claro que não há espaço para relaxamento no duelo da Arena Amazônia.

O Premiere, PFC HD e PFCI transmitem o jogo. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos, a partir das 19h horas (de Brasília).

ESCALAÇÕES

Botafogo:  Vagner Mancini fará pelo menos uma substituição para o clássico. Bolatti é o principal candidato a substituir Airton, suspenso. Também no meio-campo, Carlos Alberto pode ter uma chance, com Jobson voltando ao banco de reservas. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Jefferson, Regis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez e Carlos Alberto (Jobson); Wallyson e Rogério.

Flamengo: mesmo com apenas quatro titulares, Vanderlei Luxemburgo vai manter a disposição tática de sua equipe e aposta na velocidade de Gabriel e Nixon para repetir o sucesso do segundo tempo da vitória sobre o Inter, no Maracanã. A grande novidade é o retorno do lateral-direito Léo, que não atua desde a abril. A tendência é que o Fla entre em campo com Paulo Victor, Léo, Marcelo, Samir e Anderson Pico; Amaral e Muralha; Luiz Antonio, Eduardo da Silva e Gabriel; Nixon.

QUEM ESTÁ FORA

Botafogo: o volante Airton cumpre suspensão automática. O atacante Bruno Corrêa está em processo de recondicionamento físico após lesão.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo deixou Léo Moura, Chicão, Cáceres, Canteros e Everton no Rio de Janeiro para que recuperem a parte física de olho no duelo com o Atlético-MG, pela Copa do Brasil. João Paulo, suspenso, é outra baixa; assim como a dupla Wallace e Paulinho, que segue no departamento médico. Por fim, Alecsandro passou por uma cirurgia no rosto e não deve mais atuar este ano.

PENDURADOS

Botafogo: Airton, Gabriel e Rogério

Flamengo: Chicão, Lucas Mugni, Luiz Antônio, Marcelo, Márcio Araújo e Victor Cáceres

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Destaque

A provocação de Jorginho aos torcedores antes do reencontro do Flamengo com o Maracanã

Flamengo encara o São Paulo, neste domingo (26), no Maracanã Após matar saudades do Brasileirão,…

23/07/2026
  • Notícias

Cruzeiro oferece maior proposta e encaminha contratação de Zé Lucas, do Sport; Flamengo está na briga

Promessa do Sport, Zé Lucas deve jogar no Cruzeiro O Cruzeiro está perto de fechar…

23/07/2026
  • Notícias

Danilo é relacionado pelo Botafogo e fica perto de ser ‘impedido’ de jogar em outro time no Brasileirão

Flamengo e Palmeiras sonharam com a contratação de Danilo Santos Nem Palmeiras, nem Flamengo. No…

23/07/2026
  • Notícias

O desabafo de Arrascaeta após quase 3 meses sem jogar e uma Copa do Mundo frustrada

Arrascaeta jogou 22 minutos pelo Flamengo na vitória por 4 a 0 sobre a Chapecoense…

23/07/2026
  • Manchetes

Lorran ressurge e ganha confiança no Flamengo com número usado por Gabigol

Como está a situação de Lorran no retorno ao Flamengo?   Lorran retornou ao Flamengo…

23/07/2026
  • Notícias

O plano de Vitão para vencer a concorrência na zaga do Flamengo

Flamengo goleou a Chapecoense com Vitão de titular O Flamengo fez 4 a 0 na…

23/07/2026