Maracanã fica longe do lotação máxima como na Copa.

Compartilhe
O Maracanã não é mais o maior do mundo, mas ainda ostenta o título no Brasil. Com capacidade para 78.639 mil pessoas, é o estádio capaz de receber o maior número de torcedores do país. Em jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, no entanto, o potencial tem sido deixado de lado. Diferentemente da final da Copa do Mundo, entre Alemanha e Argentina, quando mais de 74 mil pessoas assistiram à decisão, o principal palco do futebol carioca enfrenta restrições em competições nacionais para receber grandes públicos.

Proporcionalmente à capacidade das novas arenas reformuladas para a Copa, o Maracanã é o estádio que tem o maior número de restrições. No jogo entre Cruzeiro e Atlético-MG, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizado no Mineirão, 60 mil ingressos foram disponibilizados – na arena, cabem pouco mais de 62 mil pessoas. Dessa forma, o clássico mineiro recebeu 10 mil torcedores (51.069) a mais que o Fla-Flu, disputado no mesmo final de semana. No estádio carioca, onde houve bloqueio de assentos, 41.666 pessoas estiveram presentes, de 56.604 ingressos disponíveis. O maior público do estádio após a Copa é a de Flamengo 0 x 1 Grêmio, pela 19ª rodada, com 51.858 torcedores

As razões para o Maracanã não disponibilizar sua carga máxima para jogos são explicadas pelo diretor de marketing do estádio, Marcelo Frazão. Ele aponta quatro fatores que limitam o número de bilhetes colocados à venda. O primeiro é a lei da gratuidade, a mais generosa do país: ex-atletas, de qualquer modalidade, menores de 12 anos e maiores de 65 entram de graça. O Ministério Público recomenda o bloqueio de 20% da carga total para este público.

– Se você pegar um preço médio, você vai ter uma arrecadação potencial desses 18, 19 mil ingressos em torno de R$ 700 mil, que é um valor relevante para clubes, estádio, para a arrecadação, inclusive do Estado – diz Frazão.

O segundo ponto é o direito assegurado aos donos de cadeiras cativas: mais de 5 mil lugares. Nos camarotes do setor leste, que só costumam ser usados em jogos decisivos, outros 1.500 assentos ficam livres. Por último, a divisão das torcidas obriga a colocação de grades, o que diminui a capacidade do estádio.

– Cabe a comparação porque o estádio é o mesmo, não diminuiu – diz Frazão.

O número de lugares destinados aos torcedores visitantes também é um ponto polêmico. Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, João Fiorentini Guimarães, a Confederação Brasileira de Futebol determina que 10% seja oferecido ao time adversário. Número que muitas vezes fica longe de ser alcançado.

– O regulamento do campeonato, da CBF, determina que o estádio reserve 10% da sua capacidade para a torcida visitante. Basta os clubes se unirem e solicitarem à CBF que refaça essa conta e destine um espaço menor – disse.

O jornalista Jorge Luiz Rodrigues, de “O Globo”, citou o exemplo da Inglaterra, onde os clubes que se enfrentam negociam a carga para o time visitante. Segundo ele, o modelo é mais sensato que o adotado no Brasil.

– Dar 10% ao visitante é uma regra burra. Na Inglaterra, não existe essa regra. Há um acordo. O time mandante fica com a totalidade da renda e envia um acordo para o clube. Se reúnem e dizem que têm “x” ingressos e uma cota. Se for bem-vinda, pode se destinar mais ingressos. Tudo isso é feito com duas semanas de antecedência. Pode haver até cota extra na semana do jogo. É a regra mais plausível, mais sensata – disse.

Fonte: SporTV

Notícias recentes

  • Notícias

Lucas Paquetá revela brincadeira de técnico do Flamengo: “jogador de 42 milhões”

Meia relatou a resenha com o técnico antes do jogo contra o Mirassol Lucas Paquetá…

03/09/2026
  • Notícias

Como funciona a venda de ingressos para Flamengo x Corinthians no Maracanã

Partida ocorre no dia 13 de setembro, a partir das 17h30, no Maracanã, pela reta…

03/09/2026
  • Destaque

Lucas Paquetá ‘dobra aposta’ e mira 20 gols neste ano pelo Flamengo

Meia comemorou meta de gols na temporada e retorno aos 90 minutos após lesão sofrida…

03/09/2026
  • Manchetes

Como Leonardo Jardim enxerga a renovação de Erick Pulgar com o Flamengo?

Como foi a atuação de Erick Pulgar em jogo do Flamengo x Mirassol, pelo Brasileirão?…

03/09/2026
  • Manchetes

As declarações de Samuel Lino e Lucas Paquetá sobre o retorno de Plata ao Flamengo

O que Samuel Lino e Lucas Paquetá disseram sobre Gonzalo Plata? Samuel Lino e Lucas…

03/09/2026
  • Notícias

Saúl quebra jejum de 10 jogos sem atuar no Flamengo de Leonardo Jardim

Meia espanhol entrou no lugar de Carrascal na vitória sobre o Mirassol, após período longe…

03/09/2026