Quem é este Flamengo que vamos enfrentar?

Decerto Vanderlei Luxemburgo observou atentamente o nosso jogo contra o Corinthians e deve ter estudado bastante as formas que teria para nos enfrentar e conseguir repetir a proeza de Mano Menezes que conseguiu ganhar os 6 pontos no confronto contra o Cruzeiro. Lembrando que em ambas as partidas o Corinthians jamais saiu de peito aberto para cima do Cruzeiro. Fábio não teve trabalho algum no jogo do Mineirão e infelizmente tomou o gol na única bola que foi em direção à nossa meta. E em São Paulo outra vez tivemos várias chances de fazer o gol, mas, falhou o time na hora de fazer o gol tomando sempre a pior decisão. Só que tem uma coisa, no Rio a torcida do Flamengo não vai deixar o time atuar fechadinho, vai querer que o time venha para cima do Cruzeiro. E se abrir espaços em sua defesa o tiro vai sair pela culatra, porque o Cruzeiro terá em campo sempre jogadores muitos velozes pelos lados de campo. O que esperar do Flamengo então?

O time de Luxa deverá ter Paulo Victor no gol (goleiro seguro nas bolas altas com mais dificuldades nos chutes cruzados), Léo Moura e João Paulo nas laterais (ambos cruzam muito bem, mas, já não tem a recomposição com a velocidade e contra um time rápido como o do Cruzeiro isto pode ser fatal), com Chicão e Marcelo (Wallace ainda é dúvida para este jogo, sendo um zagueiro menos estabanado e de mais experiência que o garoto Marcelo) na zaga (como os 2 volantes do Flamengo gostam de sair para o jogo, qualquer tabela um-dois à frente desta zaga pode criar problemas, porque Chicão é mais lento embora tenha ótimo tempo de bola).

A dupla de contenção deverá ter Canteros e Márcio Araújo, que gostam de sair para o jogo, mas, nenhum deles é marcador tipo implacável. Luiz Antônio (Gabriel seria uma alternativa de velocidade e Cáceres caso se recupere seria a alternativa de contenção mudando o sistema tático para o 4-3-2-1, neste caso com o meio mais fechado e dando mais liberdade de movimentação a Márcio Araújo e Canteros) pela direita e Éverton pela esquerda fazendo a armação / aproximação com o ataque, com uso de muita velocidade pelos flancos e boas combinações com os laterais.

Éverton tem movimentação muito interessante e entra bem na diagonal, com boa acuidade nas conclusões a gol. Na frente Eduardo da Silva fará companhia a Alecsandro, o centroavante de referência. O brasileiro-croata sabe o que fazer com a bola e tem boa velocidade, mas, ainda se ressente de um melhor condicionamento físico. Luxa agora já começa os jogos com ele, que quando se cansa é substituído pelo garoto da base Nixon que é rápido e tem conseguido fazer gols e deixar os colegas em boas condições de marcar. A marca deste time é a velocidade e os bons cruzamentos que ambos os laterais conseguem fazer. Eduardo da Silva fez 4 gols em cruzamentos perfeitos de João Paulo da esquerda.

Entretanto, o corredor central normalmente fica muito desprotegido e será nesta faixa nobre do campo que o jogo será decidido. O time que melhor ocupar a faixa central, terá uma vantagem enorme no controle de posse de bola e do jogo. A vantagem do Cruzeiro é que nossos homens de contenção marcam melhor e tem mais qualidade no passe que os adversários. Pode ser que Luxa traga uma surpresa para este jogo trazendo Lucas Mugni no lugar do armador da direita, exatamente para desbalancear a marcação do Cruzeiro na faixa central, mesmo que perca a velocidade pelo lado direito por onde muito provavelmente o Cruzeiro trará Ceará improvisado no lugar de Egídio que sentiu a contusão no começo do 2º tempo na 4ª feira.

O Flamengo tem boa qualidade na bola parada com Chicão nas bolas frontais e perto da área, mas, a altura média do time não é grande coisa o que faz prever uma boa chance do Cruzeiro ter sucesso nas jogadas de bola parada ofensiva. Na defesa é preciso se ter atenção com a boa colocação de Eduardo da Silva e a presença de Alecsandro que sempre se mostra competente no jogo aéreo, lembrando que altura não é tudo, posicionamento vale muito mais.

O que mostra a história do confronto Cruzeiro x Flamengo ?

A vantagem do confronto é do Cruzeiro. O Flamengo foi um dos primeiros times de fora de Minas Gerais que nos enfrentou em 23/09/1923 no empate de 3 x 3. Sempre houve respeito mútuo entre as torcidas e nunca aconteceu nenhum incidente digno de nota, quando as equipes se enfrentaram em Minas ou no Rio de Janeiro.

Na única vez que decidiram um título entre si a vantagem foi cruzeirense com um empate de 1 x 1 no Maracanã e a vitória de 3 x 1 no Mineirão, no dia em que Luxemburgo lançou o garoto Gladstone e deu a ele 2 opções de escolha (a faixa de campeão ou uma fralda). O garoto meteu a faixa entrou em campo mordido e anulou completamente a Edílson o capetinha que havia conversado horrores antes da bola rolar e teve que ver aos 30’ da etapa inicial o placar mostrando Cruzeiro 3 x 0 com direito a 3 gols de cabeça de Deivid, Luisão e Aristizabal, em 3 cobranças de falta perfeitas de Alex10.

Aliás, foi neste jogo que a torcida cruzeirense tirou sarro com o rubro-negro Galvão Bueno com o corinho intrépido que dizia :” Hey, Galvão, vai tomate crú”. Festa memorável.

Fonte: Tão Combatido, jamais vencido

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

23/09/2024

Flamengo prejudicado: árbitro e VAR ignoram irregularidade em gol do Grêmio

Árbitro e VAR ignoraram uma falta em Allan, do Flamengo, no lance que abriu o…

23/09/2024

Ex-técnico do Vasco revela sonho de trabalhar no Flamengo

Sem comandar um time desde 2022, Geninho contou que deseja assumir o Flamengo um dia…

23/09/2024

⁠Cadê o VAR? Árbitro expulsa Carlinhos contra o Grêmio e irrita torcedores do Flamengo

Carlinhos foi expulso após cometer falta em Kannemann, zagueiro do Grêmio O Flamengo teve um…

23/09/2024

De saída do Flamengo? Tite abre o jogo sobre possível interesse do Grêmio

Tite é alvo de diversas cobranças por parte de torcedores do Flamengo O técnico Tite…

23/09/2024

Herói do Mundial Sub-20, Felipe Teresa marca primeiro gol pelo profissional do Flamengo

Felipe Teresa marcou aos 44 minutos do segundo tempo diante do Grêmio, no Brasileirão O…

23/09/2024