A rodada de sábado foi muito ruim para o futebol do Rio. Em pleno Maracanã, diante de 43 mil torcedores, o Flamengo perdeu para o Santos, chegando a cinco jogos sem vencer, no Brasileiro. Pior: a zona do rebaixamento volta a ficar perto. São apenas quatro pontos que separam o rubro-negro carioca do rubro-negro baiano, o primeiro da zona da degola. Mais grave: o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo voltou a não jogar bulhufas. Mesmo com maior posse de bola, passou os 90 minutos fazendo cruzamentos a esmo na área adversária onde apenas Alecsandro, cercado por dois ou três zagueiros, nada podia fazer.
Também como mandante, mas jogando em Brasília, o Fluminense saiu na frente (gol de Fred, de cabeça) mas acabou cedendo o empate ao Bahia, perdendo assim excelente oportunidade para voltar ao G-4. A irregularidade continua a ser a marca maior da equipe de Cristóvão. Jogadores de qualidade, como Conca, Cavalieri, Jean e Fred não faltam. Mas o futebol que se espera deles raramente aparece.
O drama maior, entretanto, é mesmo do Botafogo. Que já estava na zona do rebaixamento, mandou quatro jogadores importantes embora (Emerson, Bolívar, Edilson e Julio César) e voltou a perder, desta vez no Barradão, batido pelo Vitória (que também está no Z-4) e caindo assim uma posição. É agora o décimo-oitavo e, diante do elenco limitado que possui e do clima péssimo que domina o clube, fica muito difícil crer que escapará de nova queda para a Segundona.
xxx
Pensamento (desolado) de um rubro-negro, após o jogo contra o Santos:
“Quando Elton e Márcio Araújo são considerados reforços, só resta ao torcedor sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho…”
Fonte: Blog do Renato Maurício Prado