Cota extra – Legalidade x Legitimidade.

Confesso que, à luz do Estatuto do Flamengo, não possuo capacitação técnica que me permita julgar se as tais cotas extras (R$35,50) cobradas dos associados do clube por dívidas antigas com a Cedae (água) e IPTU são legais ou ilegais. Mas de uma coisa tenho certeza, são legítimas e justas, pois vejamos:

Sempre defendi que a grandeza do Flamengo deve-se ao tamanho de sua torcida e não a sua bem localizada sede social. As receitas auferidas pelo clube, quase que na sua totalidade, são geradas pela existência da Nação Rubro-Negra, sejam elas originárias de cotas de TVs, de patrocínios, de programas de fidelidade (STs) ou de vendas de produtos licenciados. A arrecadação do Flamengo com as mensalidades pagas pelos associados do clube são ínfimas, a ponto de não cobrirem nem mesmo as despesas da sede, ainda mais se considerarmos que, por força estatutária, e por incrível que pareça, quase 40% dos sócios são isentos de taxas de manutenção e de pagamentos de cotas extras.

Sendo assim, como não considerar legítima a atitude da diretoria de transferir para aqueles que usufruíram das instalações sociais e recreativas que geraram as dívidas (água e IPTU consumidos na sede do clube) a incumbência de ajudar a quitar o débito? É justo que esse dinheiro saia do futebol, cujo sustento vem da torcida?

É claro que a grande maioria dos associados do clube são torcedores do Flamengo e também contribuem com as receitas do futebol, mas esses, quando desvinculados de grupos políticos oposicionistas, não estão se opondo a cobrança. O problema está naqueles que, acima de tudo e antes de mais nada, não querem permitir o êxito da atual administração. E esses personagens são bem conhecidos da nossa torcida.

Alguns podem alegar que se não houve os pagamentos de água e IPTU no passado é porque o dinheiro foi utilizado no futebol. É, pode ser. Mas quem tinha o direito, o poder e a obrigação de fiscalizar e impedir que isso tivesse ocorrido eram os associados do clube e não a torcida.

Espero, sinceramente, que na reunião de hoje no Conselho Deliberativo o Flamengo seja colocado a frente dos interesses pessoais, e que o CLUBE, este sim, saia vencedor. A torcida vem fazendo a sua parte e não merece ser traída pelos Conselheiros que decidirão a questão logo mais.

Silvio Macedo

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo x Grêmio: CBF divulga escala de arbitragem para jogo do Brasileirão

Flamengo e Grêmio medem forças neste domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro A Confederação Brasileira de…

21/09/2024

EXCLUSIVO | Sem 18 jogadores, veja lista de relacionados do Flamengo para jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão

Flamengo e Grêmio se enfrentam neste domingo (22), pelo Brasileirão O Flamengo está pronto para…

21/09/2024

Médico renova esperanças do Flamengo para participação de Pedro no novo Mundial da FIFA em 2025

Pedro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo servindo à Seleção Brasileira Fora da…

21/09/2024

Meia do Flamengo, Gerson chega à marca de 40 jogos seguidos na temporada 2024

Gerson começou entre os titulares diante do Peñarol (URU), na quinta-feira (19), pela Libertadores Gerson…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Gabigol anuncia assinatura de novo contrato com patrocinador

Gabigol fechou patrocínio com a Mizuno, fornecedora de material esportivo Atacante do Flamengo, Gabigol anunciou…

21/09/2024