Cruzeirenses estavam em briga de organizada do Flamengo.

Compartilhe
A Polícia Militar identificou pelo menos 12 cruzeirenses entre os detidos após uma briga de torcidas no jogo entre Atlético-MG e Flamengo, nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, antes da partida entre as duas equipes pela Copa do Brasil, no Mineirão. Segundo a Polícia Militar, membros da torcida organizada Jovem Fla -impedidos de frequentar os estádios de futebol do país- jogaram pedras e pedaços de madeira contra os torcedores atleticanos. Quatro pessoas ficaram feridas.

Foram detidos 85 adultos detidos e dois menores após a confusão. Esses foram encaminhados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA/BH) e até o começo da tarde ainda aguardavam audiência com o juiz da vara da infância e da adolescência. Na Delegacia de Flagrantes, 79 adultos permanecem detidos, aguardando os procedimentos que serão realizados pela delegada responsável.

A presença de cruzeirenses infiltrados junto à torcida do Flamengo dá a medida da rivalidade no futebol em Minas Gerais e é um alerta a mais para o esquema de segurança para as duas próximas semanas, quando Atlético e Cruzeiro decidem a Copa do Brasil. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, as estratégias para garantir a segurança serão definidas a partir de segunda-feira (10).

Desde junho de 2010, quando o Mineirão fechou para reformas e as partidas do futebol mineiro foram remanejadas para estádios menores – Arena do Jacaré (Sete Lagoas), Parque do Sabiá (Uberlândia) e, principalmente, o Independência (BH), foi adotado em Belo Horizonte o esquema de torcida única, em que apenas os torcedores do time mandante poderiam ocupar as arquibancadas. A decisão foi corroborada por um histórico de agressões e mortes de ambos os lados.

Um dos casos mais emblemáticos de violência entre as duas maiores torcidas mineiras aconteceu em 2010, quando um jovem de 19 anos morreu espancado em uma briga entre cruzeirenses e atleticanos na saída de um evento de MMA. Diretores da Galoucura, torcida organizada alvinegra, chegaram a ser condenados em 2013 pelo homicídio do torcedor cruzeirense.

No último clássico mineiro, em setembro deste ano, quatro atleticanos foram baleados em um ponto de ônibus em Belo Horizonte.

Ainda não se sabe se a medida da torcida única vai ser adotada para as finais da Copa do Brasil. A decisão de um título nacional entre os dois times é inédita e, portanto, há um apelo das entidades para que as duas torcidas possam dividir espaço nas arquibancadas.

Em sua conta no Twitter, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Castellar Neto, afirmou que a instituição apoia o clássico com a presença de atleticanos e cruzeirenses. “Se a PMMG quiser, temos plenas condições de dois jogos, com duas torcidas. A @FMF_Oficial quer e apoia”, escreveu Castellar Neto.

Fonte: Folha de São Paulo

Notícias recentes

  • Notícias

Sem folga! Elenco do Flamengo inicia preparação para jogo contra o Mirassol, após vitória diante do Botafogo

Elenco rubro-negro se prepara para jogo atrasado da quarta rodada do Brasileirão O Flamengo venceu…

31/08/2026
  • Destaque

A despedida de Joaquin Freitas, novo reforço do Flamengo, do River Plate: “Muito grato”

Joaquin Freitas é o segundo reforço do Flamengo nesta janela de transferências O Flamengo está…

31/08/2026
  • Notícias

Contratação confirmada! Joaquin Freitas chega ao Rio para assinar com o Flamengo

Jovem de 19 anos é o segundo reforço do Flamengo na atual janela de transferências…

31/08/2026
  • Notícias

AO VIVO | Assista à chegada de Joaquin Freitas ao Rio direto do aeroporto; jogador vai assinar com o Flamengo

Coluna do Fla acompanha chegada do segundo reforço do Flamengo diretamente do aeroporto O Flamengo…

31/08/2026
  • Notícias

2º reforço do Flamengo, Joaquin Freitas chega ao Rio nesta segunda para assinar com o clube

Joaquin Freitas estava no River Plate (ARG) O Flamengo aguarda a chegada de mais um…

31/08/2026
  • Manchetes

Leonardo Jardim revela grande responsável por boa fase de Samuel Lino

Técnico do Flamengo brincou com o atacante na coletiva e negou qualquer mérito próprio pelos…

31/08/2026