‘Da Lupa escondeu aviso sobre Heverton’, diz secretária.

Compartilhe
“Guarde isso e fique quieta”. Foi essa a ordem que a secretária de Manuel da Lupa, ex-presidente da Portuguesa, diz ter recebido do mandatário a respeito de um e-mail enviado pela Federação Paulista de Futebol no dia 3 de dezembro, avisando sobre o julgamento de Heverton pelo Superior Tribunal de Justiça desportiva.

O depoimento de Magda Zumbano foi dado ao promotor público Roberto Senise, que investiga o caso, em janeiro, e é um dos principais indícios que reforçam as suspeitas de que a antiga diretoria da Lusa tenha escalado o meia de forma irregular de propósito, causando o rebaixamento do clube para a Série B em 2013.

Magda conta ter recebido o e-mail no dia 3, avisando que o meia seria julgado três dias depois, no dia 6. A correspondência foi repassada a diretores, incluindo o vice-presidente Roberto dos Santos.

Alguns dias depois, – a secretária não sabe precisar a data – foi questionada pelo então presidente se havia recebido alguma comunicação da FPF (as comunicações da CBF sobre suspensões e julgamentos são feitas através das federações estaduais). Diante da resposta positiva, teria ordenado que guardasse o e-mail e ficasse em silêncio.

No tribunal, Heverton foi suspenso, e acabou sendo escalado de forma irregular na última rodada do Brasileirão. A diretoria da Portuguesa afirmou que o advogado que defendeu o atleta no julgamento, Osvaldo Sestário, não avisou sobre a punição.

A funcionária entendeu dias depois que se tratava da “confusão” envolvendo Heverton. No mesmo dia em que diz ter recebido a ordem, ela também diz que Da Lupa e o então diretor jurídico da Portuguesa, Valdir Rocha, discutiram de forma exaltada a respeito de um atleta.

O e-mail da Federação Paulista foi repassado a pelo menos quatro outros funcionários do clube – inclusive do departamento jurídico. A correspondência eletrônica está comprovada no inquérito civil movido pelo Ministério Público.

O inquérito também comprova que o ex-diretor jurídico do clube, Valdir Rocha, conversou com Sestário antes e depois do julgamento de Heverton – mesmo assim, alegou em depoimento não ter sido avisado do resultado.

Fonte: UOL

Notícias recentes

  • Notícias

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo, Vasco e mais 2 times entram em campo nesta quinta

Brasileirão volta a ser disputado nesta quinta-feira (16) O Campeonato Brasileiro está de volta após…

16/07/2026
  • Destaque

Léo Pereira no Besiktas? Veja o que o Coluna do Fla sabe sobre o futuro do zagueiro do Flamengo

Léo Pereira está na mira do futebol turco O mercado da bola segue movimentado na…

15/07/2026
  • Notícias

Flamengo entra em conflito com a FIFA por Copa do Mundo e Maracanã

Uso do Maracanã pela FIFA na Copa do Mundo Feminina do ano que vem agita…

15/07/2026
  • Destaque

Flamengo vai tentar contratar Rodrigo Muniz, do Fulham? Checamos!

Leonardo Jardim pediu a contratação de um centroavante para revezar com Pedro Um dos objetivos…

15/07/2026
  • Destaque

Estádio do Flamengo: as últimas atualizações sobre a construção da casa rubro-negra

Presidente do Flamengo, Bap garantiu que o projeto do estádio não está abandonado Alvo de…

15/07/2026
  • Destaque

O susto que jornal da Espanha levou com críticas do presidente do Flamengo a Filipe Luís

Filipe Luís é o novo técnico do Monaco, da França Luiz Eduardo Baptista, o Bap,…

15/07/2026