Mesmo insatisfeito com a mediocridade, houve melhora.

Bela vitória do Flamengo. Bela e providencial. Um 3 x 0 calminho, com direito a dois golaços e até a um pênalti perdido, que praticamente sepulta os sonhos de milhões de espíritos de porco de camisa feia que ano após ano apostam em um improvável rebaixamento do Mengão Fuderosão Pai de Todos da Primeira Divisão. Todo mundo tá feliz. Não, pera, nem todo mundo.

É o terceiro ano seguido que o Flamengo chega na reta final do Brasileiro sem nenhuma pretensão mais ambiciosa do que permanecer na Primeira Divisão. E olha que é uma Primeira Divisão das mais vagabundas, onde até o reprovável Florminense consegue jogar. Então cabe a duplinha de perguntas exclusivas pra quem fecha com o certo. Isso é vida? Foi pra isso que os seis jovens remadores quase encontraram a Caetana quando a Pherusa naufragou voltando de Gragoatá? As perguntas eram retóricas mas eu mesmo respondo. É claro que não.

Pela sua história, pela sua torcida, pela sua proeminência no cenário mundial e até pela grana que o Flamengo gasta, qualquer posição abaixo do 4o lugar num campeonato disputado por equipes meia-boca como o Brasileiro é meio que vergonhosa. E o pior, indica claramente que algo muito errado vem sendo feito no futebol do Mengão.

Não sei definir quem, mas alguém, em alguma administração pretérita, descobriu a formula da mediocridade no futebol e desde então todas as diretorias tem sido fieis a essa receita perversa. Parece que quem assume o poder no Flamengo se obriga a um compromisso com o erro e se condena a repeti-lo ano após ano. Não é de se estranhar que a torcida do Flamengo, vocacionada para os triunfos épicos, considere o Campeonato Brasileiro por pontos corridos uma das coisas mais chatas que existem.

Chato ou não, ainda falta meia dúzia de jogos pra isso acabar e ainda precisamos de 2, 3 ou 4 pontos, depende da empresa de auditoria ou do time do matemático de plantão. E mesmo insatisfeito com a mediocridade que nos assola não é difícil reconhecer uma melhora progressiva no time e uma maior eficiência de vários jogadores que há muito pouco tempo só serviam pra sujar roupa de treino. Então me permitam falar bem de alguns.

Os filhos de Ander e de Nics foram as estrelas da noite de Domingo. Ainda gordinho, mas cheio de disposição e com boa técnica, Anderson Pico brilhou no golaço e no cruzamento pro primeiro gol de Nixon. Já é bem mais que uma opção pra lateral esquerda. E Nixon desde o ano passado tem mostrado muitas qualidades, velocidade, oportunismo e, pra mim a mais importante, persistência. Nixon não desiste, vai em todas, é brasileiro mesmo, como indica seu nome.

Esses dois casos servem como estímulo pra que a torcida seja mais paciente. Dê tempo para as coisas acontecerem, porque nada acontece antes da hora. Se tem uma coisa que não existe é ganhar campeonato prematuramente. Já o inverso, motivado por impaciência, tem nos acontecido quase todo ano. Sei que torcer pro Flamengo é só uma boa desculpa pra gente se estressar. Mas, como disse o Ambrose Bierce, a paciência é uma forma menor de desespero, mascarada de virtude. Não é que não possamos ficar putos, podemos. O que não podemos é perder a linha.

O resto da rapaziada foi bem, apesar do 1o Tempo lamentável. Se eu fosse o Luxemburgo daria folga pra todos até depois de amanhã. O jogo que importa é quarta-feira, pra que cansar os caras à toa? Vai, Flamengo, vai ser grande na vida.

Fonte: Urublog

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Gabigol é apenas o 19º jogador mais utilizado por Tite no Flamengo; veja ranking

Em 2024, Gabigol tem 905 minutos em campo, que equivale a dez jogos A fase…

24/09/2024

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

24/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

24/09/2024

MELHOR DO MUNDO! Vini Jr é comunicado que será o Bola de Ouro em 2024, diz jornal

Jornal ‘Marca’ trouxe a informação de que Vini Jr ganhará o melhor do mundo Vinicius…

24/09/2024

Flamengo define data para volta de Michael aos gramados

Michael deve voltar a jogar pelo Flamengo diante do Corinthians, pela Copa do Brasil, dia…

24/09/2024

Jornalista uruguaio ironiza clima de ‘já ganhou’ do Peñarol após vitória sobre o Flamengo: “Foi campeão no Maracanã?”

Celebração exagerada do Peñarol (URU) também foi assunto no Uruguai após a partida de ida…

24/09/2024