Este é o primeiro de uma série de 4 relatórios da PLURI que avalia a situação financeira dos clubes Brasileiros sob 4 aspectos:
1) Seu Porte
2) A evolução das suas finanças no último exercício
3) A sua Saúde financeira
4) A sua Estrutura Financeira (um resumo de todos os 3 itens anteriores)
O PORTE FINANCEIRO DOS 30 CLUBES DE MAIOR RECEITA DO PAÍS
Como calculamos o índice de Porte Financeiro dos Clubes
O cálculo é feito a partir da ponderação de 5 indicadores representativos do tamanho do clube e seus respectivos pesos, conforme a tabela abaixo:
Os 30 clubes são ranqueados em cada um dos critérios analisados descritos acima, com o primeiro colocado recebendo nota 10, e os demais recebendo notas proporcionais de acordo com os seus respectivos resultados, de forma decrescente, até o último colocado de cada critério, que recebe nota 0.
Após a ponderação dos pesos de cada critério, temos a nota final de cada clube, que pode variar dentro do intervalo de 0 a 10. Os valores de cada clube nos critérios selecionados podem ser encontrados na tabela da página 4 deste relatório.
Resultados do Ranking
– Novamente o Corinthians aparece como o clube de maior porte financeiro do País, com Índice 7,98, principalmente em função das receitas e do ativo total. Em seguida vem o São Paulo com 7,80 e porte significativo em todos os 5 critérios avaliados. Na 3ª posição aparece o Flamengo (que ultrapassou o Internacional), com forte crescimento das receitas e índice 7,12;
– Entre os 12 clubes de maior torcida, as piores posições são de Botafogo (14º com IPF 2,54) e Vasco (12º, 3,63).
– Entre os 5 menores estão 4 catarinenses, Joinville (30º com índice de porte financeiro 1,00), Figueirense (29º com 1,01), Chapecoense (27º, 1,04) e Avaí (26º, 1,11). Porém, como os dados se referem ao ano de 2013, já é possível projetar um forte aumento do porte financeiro de Chapecoense e Figueirense na próxima edição do ranking, já que estarão com as receitas turbinadas pela presença na série A do brasileirão. O mesmo ocorrerá para Avaí e Joinville no ano seguinte
– Guarani e Portuguesa foram os clubes que mais caíram no ranking, da 21ª para a 24ª, e da 19ª para a 22ª, respectivamente. Com os dados de 2014 já é possível projetar mais quedas para ambos no próximo ranking.
Fonte: Pluri Consultoria