Este é o segundo de uma série de 4 relatórios da PLURI que avalia a situação financeira dos clubes Brasileiros sob 4 aspectos:
1) Seu Porte
2) A evolução das suas finanças no último exercício
3) A sua Saúde financeira
4) A sua Estrutura Financeira (um resumo de todos os 3 itens anteriores);
O cálculo é feito a partir da ponderação de 17 indicadores representativos da variação das evolução financeira do clube no ano, e seus respectivos pesos, conforme a tabela na página a seguir:
Os 30 clubes são ranqueados em cada um dos critérios analisados descritos acima, com o primeiro colocado recebendo nota 10, e os demais recebendo notas proporcionais de acordo com os seus respectivos resultados, de forma decrescente, até o último colocado de cada critério, que recebe nota 0.
Após a ponderação dos pesos de cada critério, temos a nota final de cada clube, que pode variar dentro do intervalo de 0 a 10.
Os valores de cada clube nos critérios selecionados podem ser encontrados nas tabelas a partir da página 4 deste relatório.
Resultados do Ranking
– A Chapecoense foi novamente o clube Brasileiro com melhor evolução da situação financeira no último exercício, principalmente em função do aumento das receitas provocado pelo acesso à série A do Brasileiro. Em seguida vem o Flamengo, cuja atual gestão vem realizando um trabalho de bastante destaque na melhoria da situação financeira do clube, com elevações de receitas e redução / melhoria do perfil do endividamento, o que deve se refletir, em breve, num aumento da condição de competitividade do time dentro de campo. No ano anterior, o clube carioca havia sido apenas o 20º em evolução financeira. Na sequência aparece o São Paulo, cujo resultado foi positivamente impactado pelas receitas provenientes da venda de Lucas;
– Entre os 12 clubes de maior torcida, as piores posições são do Santos (25º com IEF 4,24), Grêmio (23º, 4,28) e Botafogo (22º, 4,28).
– Entre os 3 piores estão a Portuguesa (30º com índice de evolução financeira 1,00), Figueirense (29º com 3,32) e Guarani (29º, 3,32). No caso do Figueirense, o retorno à série A em 2014 garante a melhora nos próximos rankings. Portuguesa e Guarani certamente se manterão entre os últimos colocados.
Fonte: Pluri Consultoria