Os clubes iniciaram o 2015 com uma conta bem alta batendo em suas portas. Retrato do amadorismo e irresponsabilidades dos cartolas administrando os clubes. Clubes centenários que se quer tem um centro de treinamento, digno de receber e dar condições mínimas para atletas de alto nível.
Sim, todos já sabemos destes “antigos” problemas, mas qual seria a real solução para estes problemas? Acho muito leviano, querer acreditar que um dia possamos atingir um nível maior ou até mesmo igual ao futebol Europeu. Vários fatores reforçam estas afirmativas: Economia, Moeda, Cultura… Dentre outros mais.
Mas algumas ações imediatas poderiam ser tomadas, afim de frear esta incalculável e inadministrável conta. O exemplo da que o Flamengo tem adotado recentemente. Quais clubes contrataram uma empresa para auditorar suas dívidas e em seguida expô-las na mídia? Que me recorde, nenhuma (Aliás, no período da divulgação foi tema chacotas em jornais e programas de TV).
O fato que isso não é nenhum mérito, pelo contrário, mas em meio às rotineiras péssimas administrações, este é um pequeno passo, para que as coisas tomem o rumo correto. Enquanto os clubes não atuarem como verdadeiras empresas, regido por profissionais gabaritados, visando lucros e em que os resultados financeiros são sim importantes. A meu ver, nada mudará.
É óbvio que a essência do futebol, a paixão, a devoção ao clube não podem morrer, porém, este não pode ser o fator primordial para a administração de um clube.
Saudações Rubro-Negras!
Kaian Oliveira