Comentarista prevê Rio sem 4 grandes e Fla em transição.

É bem complicada essa situação. Hoje, o Rio de Janeiro tem uma situação atípica. São quatro Clubes grandes, o que é difícil. Qual cidade no mundo que tem quatro Clubes grandes, com grandes torcidas? Embora o botafoguense não compareça ao Maracanã nos jogos contra o Flamengo, e eu não consigo entender o porquê nunca vai ninguém, eles conseguem encher o Estádio. Eu me lembro que quando jogaram contra o Resende, na Taça Guanabara, onde o Resende tinha eliminado o Flamengo a alguns anos, tinham 75 mil botafoguenses no Maracanã. No ano passado, na Libertadores, foram quase 50 mil botafoguenses por jogo. Então, o Botafogo tem uma torcida. Uma torcida ausente, e eles ficam zangados quando eu digo isso, mas é um fato e eu lamento profundamente. Eu falo isso para alguns amigos botafoguenses ‘vocês não vão aos jogos, não vão ao estádio, não ajudam o time, e reclamar só não vai ajudar. Ficar em casa, na poltrona, não ajuda o seu time’. E o Clube ainda passou por essa gestão desastrosa. Mas o Botafogo visivelmente está se apequenando. O Botafogo hoje é um Clube que tem uma torcida que está envelhecendo, não tem novos ídolos e não está conseguindo se renovar. É um caminho muito perigoso, e esse último acordo da televisão, o Presidente melhorou o acordo para eles, mas aumentou o abismo para com o Flamengo. Então, embora ele tenha passado a ganhar mais dinheiro, a diferença entre os dois ficou muito maior. O caso do Botafogo é realmente grave e não sei se vai conseguir voltar a figurar entre os grandes.

A pouco tempo eu comparei o Botafogo ao Everton, da Inglaterra, tentando estabelecer um paralelo com os clubes europeus, e os botafoguenses me xingaram bastante. Aí pedi para um camarada meu que tem o site Futdados para fazer um levantamento de pontos conquistados pelo Botafogo nas últimas temporadas e de times das principais ligas (Itália, Alemanha, Espanha, Inglaterra e França), e o Botafogo realmente tem uma trajetória parecida com a do Everton. O que é o Everton? Foi bicampeão inglês nos anos 80, depois disso foi perdendo terreno, a Premier League chegou, os clubes passaram a ter muito dinheiro, investidores, donos comprando Clubes, e o Everton virou um time médio que fica tentando chegar na Liga Europa. Chegou uma vez na Liga dos Campeões, mas foi eliminado na fase inicial do mata-mata… É parecidíssimo com o Botafogo. Só que o Botafogo ainda vai para a segunda divisão de vez em quando e o Everton não cai, ele se mantém ali.

O Botafogo hoje, independente do rebaixamento, tem dificuldade para se estabelecer entre os clubes realmente grandes – como o Atlético-MG estava a algum tempo e conseguiu voltar a figurar entre os grandes. Há um custo que saberemos em breve, porque se gastou muito dinheiro para formar os times dos últimos anos e essa conta deve chegar cedo ou tarde, e não sabemos o que vai acontecer. Não creio que será coisa boa, e terá momento que a corda vai apertar o pescoço. Aí vai ter que vender jogador e sei lá o que vai acontecer com o Clube.

O Fluminense passa por um momento que é necessário. Esse modelo com a Unimed não dava para continuar mais, o Fluminense tem que andar com as próprias pernas. O Presidente do Clube assumiu com o propósito de fazer essa transição. Vai sofrer, é natural, e vai ter que se estruturar para se colocar numa posição melhor. Mas é claro que ficará um tempo na posição intermediária, sem brigar lá em cima porque será difícil. E o Clube não conseguiu durante este período com a Unimed direcionar receitas para montar alguma estrutura. Um Centro de Treinamento, modernizar o seu velho estádio… Ou seja, ele não tem estrutura e não tem mais o seu ‘Patrono Mecenas’.

O Vasco é um caso à parte. É um Clube que tem um potencial muito grande, torcida nacional, mas depois do Euriquismo teve lá o Dinamite, que foi tão ruim como Presidente como foi tão bom como jogador. Aliás, é mais um exemplo escancarado de que o fato do cara ter sido ídolo e um grande jogador não garante que ele vá ser um grande dirigente. O Roberto foi um desastre para o Vasco, foi tão desastroso que ele permitiu a volta do Eurico. Eu acho o Vasco misterioso. Se o Eurico comandar o Clube com aquelas suas velhas ideias será um desastre para o Vasco, mas se ele ficar com aquelas bravatas, como foi na apresentação do Doriva como técnico… “O Vasco vai jogar para o ataque”. Vai jogar como com esse time? Não vai jogar no ataque, e esse técnico tem o perfil de montar times cautelosos, foi campeão com o Ituano nessa maneira… Mas se tiver gente minimamente capaz e deixar eles trabalhando, pegando só os holofotes e dando suas Euricadas, talvez o Vasco consiga se estruturar aos poucos. Mas são possibilidades…

O único que está num caminho legal, de fato é o Flamengo. Tem hoje um time melhor, está mais estruturado, tem perspectivas, está pagando dívidas e a torcida está entendendo isso. Acho que a própria média de público do Brasileirão passado mostra isso. O Flamengo teve a terceira melhor média e em alguns momentos esteve muito próximo de Corinthians e São Paulo, sendo que o time flutuou da 20ª colocação para a 8ª, e terminou em 10º, ou seja, foi lanterna e conseguiu ter uma média bem digna para uma campanha dessas. E isso, pra mim, é um sinal de que o torcedor está entendendo. É uma transição necessária, que é um pedágio que tem que ser pago ter um time mais ou menos e tentar se organizar. Isso é muito importante porque é uma mentalidade nova que normalmente o torcedor não tem. Alguns ainda não entenderam isso, mas acho que uma parte significativa da torcida já entendeu. E não precisa também virar torcedor de dirigente como estes que defendem a diretoria do Flamengo incondicionalmente. Os caras erram e são criticados como qualquer um pode ser, não pode ficar com amor incondicional por cartola. Amor incondicional não é nem para um jogador, só por um Clube. A não ser que o jogador seja muito especial, um grande ídolo que mereça isso.

Então, acho que o futebol do Rio está arriscado a passar um tempo com o Flamengo brigando próximo dos rivais dos outros estados, e os outros patinando. O Fluminense ainda pode ter alguma perspectiva para este ano se estes jogadores da Unimed ficarem lá, mas isso é uma situação que a gente não sabe o que vai acontecer. É uma queda de braço.

De fato, podemos ter uma configuração em que você não possa mais falar que o Rio tem quatro grandes, que é uma situação inusitada no mundo todo. Nem São Paulo tem, porque o Santos não é de São Paulo, embora tenha muita torcida na capital. E a Portuguesa é um time pequeno. Era um time médio que virou pequeno. Tem menos torcida em São Paulo que o Flamengo, e isso é óbvio, é só ver qualquer jogo do Flamengo no Canindé. Até o Vasco quando está bem e joga no Canindé leva mais torcida que a Portuguesa. E isso não será só envolvendo os times do Rio, mas do Brasil todo. Essa coisa dos 12 grandes não existe. Vai ter alguns numa fase e outros que terão que conviver        numa outra situação durante um tempo. E o torcedor vai ter que aprender a torcer para o seu time sabendo que nem sempre ele vai brigar pelos primeiros lugares, como acontece lá fora.

Fala de Mauro Cezar Pereira ao Falando de Flamengo*

Matéria redigida por Eduardo El Khouri
Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Torcedor do Flamengo faz pedido especial a Paquetá; veja vídeo

Torcedor do Flamengo mandou um recado a Lucas Paquetá na concentração da Seleção Brasileira A…

18/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

18/11/2024

Atacante de time da Tailândia revela sentimento por ter jogado no Flamengo: “Maior orgulho da carreira”

Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…

18/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

18/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

18/11/2024

CUIABÁ X FLAMENGO TRANSMISSÃO AO VIVO – 34ª RODADA – BRASILEIRÃO 2024

Apoio: KTO.com Siga a Alive Travel no Intagram: https://www.instagram.com/alive_travel/ Transmissão de Flamengo x Cuiabá ao…

18/11/2024