Falando de Flamengo – Terminada a pré-temporada, o time do Flamengo prepara-se para estrear no Campeonato Carioca 2015, no próximo Sábado contra a equipe do Macaé (19:30), jogando fora de casa, no Moacyrzão. Depois de um mês de preparo, um jogo treino e três partidas amistosas, o time mostrou bastante evolução sob o comando do técnico Luxemburgo, que ressaltou o tempo que teve para trabalhar a equipe.
Analisando as duas partidas disputadas pelo torneio Super Series, em Manaus, constata-se o crescimento.
A parte física parece em dia para a maioria do elenco, com exceção dos atacantes Paulinho, Eduardo da Silva e Gabriel. Sendo que para o primeiro, já era esperado depois da longa recuperação da sua contusão sofrida no ano passado. A previsão inicial é o que mesmo retorne em totais condições apenas em março. Eduardo e Gabriel sentiram o ritmo da etapa de preparação física, contudo terão condições para a estreia do Carioca.
Quanto à parte tática da equipe, Luxemburgo pode testar variações no esquema e nas peças para cada posição.
Contra o Vasco, o esquema utilizado deixou o meio de campo um pouco exposto, devido à pouca participação dos atacantes na recomposição do setor. No esquema proposto, a participação deles torna-se fundamental. Tendo apenas Cáceres e Canteros como volantes, o poder de marcação fica reduzido e uma atuação intensa de todos se faz necessário. Já, contra o São Paulo, Luxemburgo corrigiu um pouco o posicionamento, colocando Nixon e Everton fechando bastante o meio e Arthur Maia mais centralizado. Com isso, pode-se perceber que o meio de campo ficou mais povoado e o tricolor paulista pouco ameaçou o sistema defensivo rubro-negro.
Além disso, um comprometimento e uma entrega maior foi observado. Não raro, vimos marcação dobrada e até três jogadores fechando espaços do time paulista. Outra evolução vista, foi em relação ao ataque, com uma troca constante de posição entre os três da frente (Marcelo, Everton e Nixon).
A entrada de Márcio Araújo no lugar de Cáceres foi importante, pois o time ficou mais ajustado e passou a compactar ainda mais. Outra observação foi a entrada de Alecsandro, para atuar mais como centroavante fixo, mudando um pouco o estilo de jogo. De resto, outras novas contratações foram testadas, tais como Pará e Thalyson.
Com a pré-temporada realizada, espera-se ver um time muito mais preparado e entrosado logo no início do ano, sem as mesmas desculpas de sempre, quando alegavam que a falta de ritmo e de tempo de preparo dificultava a apresentação de um bom futebol logo no início do Carioca.