Extra Globo – Os problemas e polêmicas que antecedem o início do Campeonato Carioca 2015 preocupam o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador do Flamengo não quis falar abertamente, mas deixou claro a insatisfação de não poder fazer críticas ao Estadual sob pena de multa.
– A gente não pode falar muita coisa. Já começa com multa. Vai pagar minha multa? Se eu falar do Maracanã eu falo do campeonato e recebo uma multa. Pra envolver a competição vou sofrer uma sanção. Deixar para outro momento. Está sem definição. Pode acontecer de jogar no Maracanã quarta – disse.
No início deste mês, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) tratou de impôr a “Lei da Mordaça” para blindar o Estadual. Por força do Regulamento Geral das Competições (RGC), críticas públicas de presidentes, diretores das agremiações ou jogadores que indiretamente esvaziem a competição custarão R$ 50 mil aos cofres do clube.
Luxemburgo chegou a citar a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao dizer que poderia criticar o governo e não o campeonato.
– Os interesses são diversos. Depois chega ao futebol. Teu pensamento vai ser discutido pra nada. Complicado pra mais de metro. Pode falar da Dilma pode e não pode se insurgir contra uma situação. Não posso abordar com respeito. Cerceado nesse direito. Venho discutindo e dando a cara pra apanhar. De quem é o interesse? – indagou.
Por fim, o técnico lembrou que o Flamengo não terá como treinar em Macaé nesta sexta pois haverá dois jogos no fim de semana no estádio Moacyrzão.
– Eu quero treinar em Macaé e proibiram. Parece que estão contra o Flamengo. Quem colocou os dois jogos com preliminar? Não tem local pra treinar. Flamengo tá investindo na equipe e valorizando o campeonato. Colocar um jovem é um negócio de futebol. Não pode ser cerceado o direito de discutir. Vai ter discussão jurídica. Essa multa é ilegal. Não pode ser feito como está sendo feito – disse.
Luxemburgo se mostrou indignado com a situação presente depois de já ter enfrentado a ditadura.
– Venho de uma época de ditadura. E em 2015 não pode falar? Não ter direito de opinar sobre a sua profissão? O processo do futebol está nas mãos do ditador que existe no mundo. Posso, em qualquer seguimento, ir à Justiça, mas no futebol eu sou punido e o clube também. Você é tolido de exercer seu direito constitucional. Isso vai mudar. Não vai existir ditadura no mundo. Não vale a pena eu ficar me expondo. Tem que ter um debate mais amplo – reclamou o comandante rubro-negro.
O Flamengo estreia no Campeonato Carioca 2015 contra o Macaé, neste sábado, às 19h30, no Estádio Moacyrzão.