Maraca: infra de Copa, mas à espera de menos jogos.

Globo Esporte – Campeonato Carioca e Maracanã. Apesar de algumas edições recentes sem o maior palco do futebol brasileiro, que passava por reformas, é difícil desassociar o estádio do estadual do Rio de Janeiro. Mesmo assim, a ideia é que menos jogos passem por lá. Com uma infraestrutura de Copa do Mundo, ocasionando diversos gastos em dias com partidas, e somando-se a jogos de pouco apelo, os clubes mandantes e a concessionária que administra o estádio têm convivido com eventos deficitários. Uma possibilidade de redução no número de partidas, barateando o custo do estádio, é a reabertura do Engenhão, que acontecerá para o público em fevereiro.

– A grande boa notícia para 2015 é a reabertura do Engenhão. É a possibilidade de termos menos jogos no Maracanã, o que acaba tendo um impacto em termos de manutenção de infraestrutura muito positivo. Temos no Maracanã um número de jogos recorde no mundo, o que acaba sobrecarregando muito a equipe, gramado, a própria estrutura física e, obviamente, falando do Campeonato Carioca, infelizmente há uns bons anos a tendência de campeonatos estaduais no Brasil inteiro é de não ter tanto apelo para o público no estádio. A possibilidade de termos menos jogos também tem um impacto financeiro positivo de haver menos jogos deficitários aqui – disse Marcelo Frazão, diretor de marketing do Maracanã S.A..

Reaberto há um ano e meio, depois de passar por uma reforma gigantesca para receber a Copa do Mundo, o estádio não apresenta problemas para receber o público, jogadores, comissões técnicas, árbitros e profissionais de imprensa no Campeonato Carioca. A infraestrutura está com a manutenção em dia e vai agradar a quem passar pelo estádio. O primeiro jogo será Flamengo x Barra Mansa, na quarta-feira, dia 4 de fevereiro, às 22h (de Brasília), pela 2ª rodada do Carioca.

Arquibancada

São quatro setores diferentes, todos com áreas superiores e inferiores: Norte, Sul, Leste e Oeste. Os dois primeiros são usados como espaços exclusivos para a torcida de cada time em campo, enquanto os dois que ficam nas laterais do gramado não têm restrição quanto ao clube do coração.

Flamengo e Fluminense, que têm contratos com a gestora do estádio, têm prioridade sobre as arquibancadas Norte e Sul, respectivamente. Dessa forma, quando mandarem seus jogos no Maracanã, terão suas torcidas nesses setores, enquanto a torcida visitante deverá ficar no lado contrário, no setor superior.

O Maracanã tem capacidade para receber 78 mil pessoas. O número de ingressos comercializados depende dos setores disponíveis para cada partida e da orientação da segurança pública. Essa definição acontece em reunião na Ferj, com a participação dos clubes, órgãos de segurança e representantes do consórcio que administra o Maracanã.

Os jornalistas que estiverem trabalhando nas partidas dispõe de boa infraestrutura. Além de uma boa visão do campo, eles encontram diversos mesões com cadeiras, luminárias, saídas de energia para ligar computador ou qualquer outro equipamento eletrônico e internet wi-fi. Para as televisões, o estádio disponibiliza cabines individuais.

Acesso

O Maracanã está localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O estádio é cercado por grandes avenidas, o que facilita a movimentação do público, mesmo em jogos com casa cheia.

O portão de entrada de cada torcedor varia de acordo com o setor para o qual ele comprou seu ingresso. Pela Rua Professor Manoel de Abreu é possível entrar no Setor Oeste (Portão A); o Setor Sul (Portões B e C) fica na Rua Professor Eurico Rabelo; o Setor Leste (Portão D) está localizado na Avenida Maracanã e o Setor Norte (Portões E e F), na Avenida Radial Oeste. No total, são 169 catracas de acesso fixas e mais 20 móveis.

A região é muito bem abastecida pelo transporte público. A estação São Cristóvão recebe aqueles que preferirem ir de trem. Quem optar pelo metrô, pode descer na estação São Cristóvão (acesso aos portões D, E e F) ou estação Maracanã (acesso aos portões A, B e C).

São 16 linhas de ônibus que passam pelo estádio, vindas de diferentes áreas da cidade. Também não existe dificuldade para quem quiser chegar ou ir embora de táxi.

Ainda assim, quem optar por ir de carro, pode utilizar o estacionamento da UERJ. Mas ele só funciona ao público nas partidas do fim de semana. Para estacionar nas ruas próximas, vale consultar quais vias são interditadas em dias de jogos e as que têm estacionamento liberado. Dentro do estádio, devido à limitação atual, só tem direito a vagas aqueles torcedores que adquirirem o pacote para o setor de camarotes, com uma vaga a cada quatro ingressos.

Os torcedores têm à disposição 292 banheiros, 60 bares, 17 elevadores e 12 escalas rolantes.

Vestiários

O Maracanã possui quatro vestiários capazes de receber delegações. Um deles é exclusivo do Fluminense, e a chave fica em poder do clube. As instalações são muito modernas, no nível de grandes estádios internacionais. Cada jogador tem o seu armário em uma área com grande espaço. São diversos chuveiros com água quente e fria e ainda duas banheiras de hidromassagem. Uma máquina de gelo, mesas para massagens e um imenso campo de aquecimento também ficam à disposição. O técnico tem uma sala privada, caso deseje usar.

A arbitragem também dispõe de conforto no Maracanã. São dois vestiário para os juízes, com armários, mesa para massagens e mesa e cadeira.

Bilheterias

O número de bilheterias do Maracanã funciona de acordo com a procura do jogo em questão. No total, são seis bilheterias, cada uma com, pelo menos, 15 guichês, que funcionam não só no dia do jogo, mas nos dias que o precedem também. Para todos as partidas, a venda de ingressos também é feita pela internet, no site do Maracanã, retirando o bilhete no local.

Para os jogos de grande procura, recomenda-se comprar e, caso seja necessário, retirar o ingresso com antecedência para evitar filas.

Campo

Com 105m x 68m, medida que atende aos padrões da Fifa, o gramado do Maracanã passou por um tratamento no mês de janeiro. Foram realizados cortes, irrigação e adubação. Um processo chamado topdressing também foi feito. Essa é uma técnica feita por uma máquina, que faz pequenos furos no campo, retira material, e depois areia é injetada. O objetivo é intensificar a areação das raízes para que o adubo penetre melhor no gramado.

No último domingo, o estádio recebeu seu primeiro grande show. Cerca de 45 mil pessoas estiveram no Maracanã para ver o Foo Fighters, muitas delas no campo. Uma série de ações para preservação do estádio já estavam previstas em contrato. Uma delas, foi um piso especial colocado para tentar preservar o gramado. Segundo Marcelo Frazão, diretor de marketing do Maracanã, é possível que a aparência da grama não seja a mais bonita por conta dos dias sem receber a luz do sol, mas a bola rolaria sem prejuízo para os atletas.

– Normalmente, o que acontece com gramados pós-shows é uma questão basicamente estética, mais do que funcional do gramado. Muitas vezes a grama está ótima para que a bola role, mas está com uma cor mais amarelada pelo tempo de falta de exposição ao sol, que dá uma impressão ruim. Porém, na verdade, tecnicamente, para o jogo, o gramado está ótimo – explicou.

Em visita do GloboEsporte.com ao estádio no dia 13 de janeiro, o gramado aparentava estar em boas condições, com apenas uma pequena parte próxima da bandeirinha de escanteio do lado esquerdo do setor Norte com a grama mais “rala”. Segundo a assessoria do estádio, o motivo seria a exposição do local ao sol, que tem curta duração.

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo faz gol de falta, mas sofre empate no fim contra o Fluminense na final do Carioca

Resultado de 1 a 0 aproximou Flamengo no título do Campeonato Carioca Feminino Por pouco…

16/11/2024

Estádio do Flamengo: veja previsão de início das obras

Vice-presidente revelou quando começam obras do novo estádio do Flamengo O Flamengo segue avançando no…

16/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024

Flamengo mira contratação de atacante brasileiro para substituir Gabigol

Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…

16/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

16/11/2024