Em breve irá começar o campeonato Carioca, o nosso “Cariocão”, que hoje em dia o significado vale somente pelo tamanho extenso de jogos desnecessários.
Assim como a anterior, esta edição será disputada em turno único, em três fases: fase classificatória (Taça Guanabara), semifinal e final. As equipes farão parte de um grupo único, jogando no sistema de todos contra todos em angustiantes 15 rodadas, classificando-se para as semifinais as quatro primeiras colocadas, sendo que a primeira colocada é considerada campeã da Taça Guanabara.
As equipes com melhor campanha jogam por empates na fase final, essa é mais uma das bizarrices protagonizadas pela FERJ, onde a vantagem dada aos melhores times nas fases classificatórias permitem o jogo feio na fase final (um time quer a vitória, o outro só quer o empate), sendo que não há chances iguais aos finalistas e uma boa e eventual disputa de pênaltis.
A Taça Rio será disputada entre as demais equipes e contabilizadas as partidas que não envolvam a participação dos quatro grandes clubes do Campeonato durante o turno único e excluindo-se, caso ocorram, as partidas semifinais e finais do turno.
Em relação aos ingressos para os jogos, teremos ingressos a preço populares de acordo com a importância dos jogos, e terá também a famosa promoção em que todos pagam meia entrada, o que soa estranho, já que todos pagam a meia entrada, seria melhor dizer que não há meia entrada.
Essa “promoção”, que foi ideia do barraqueiro Eurico Miranda, é vista com bons olhos para os torcedores que não tem direito a meia entrada em um jogo normal, porém é uma grande perda para os times que tem o programa Sócio Torcedor, como é o caso do Flamengo, que tem como grande vantagem do sócio pagar meia entrada. Além disso, o Flamengo ainda tem que separar o dinheiro da arrecadação das bilheterias para pagar o aluguel do Maracanã para as sanguessugas da concessionária.
Sem contar que não vejo um campeonato desse falido, com uma média pelo menos regular de público. Seria o caso do Flamengo começar a pensar em tentar outros caminhos e deixar o Carioca como segundo plano, talvez negociar participar da Copa Nordeste como convidado, já que seria uma ótima jogada de marketing, levando-se em consideração a massa de flamenguistas fanáticos que existem nessa região. Claro que iria esbarrar em alguns problemas internos no clube, como as birras de alguns jogadores que reclamariam de ficar longe de suas casas e familiares. Pura besteira!!!
Poderíamos também propor a volta do Rio-São Paulo, que fez tanto sucesso no passado. Só não podemos ficar parados no tempo e esperar que o pior aconteça, jogando esse Carioca que não serve nem de padrão para avaliarmos como está a situação do time em nível nacional.
Vamos Flamengo!!! fazer uma ótima temporada, para que possamos nos classificar pelo menos para libertadores e não passar um 2016 como esse ano, e ficar todo o primeiro semestre torcendo para que acabe logo.
SRN!
Por: Thiago Gallo / Silvan Filho