O que esperar do Flamengo em 2015?

O Flamengo que se desenha para o ano de 2015 ainda não é de dar brilho nos olhos, mas me deixa bem esperançoso, e assim tem sido a cada ano que começa na administração do Bandeira. Vimos um clube mal administrado desde os anos 90, mesmo assim ganhando título quase todo ano e nunca sendo rebaixado. O que esperarmos desse clube bem administrado, agora? As melhores coisas, óbvio!  


Como se não bastasse, nossos rivais estão indo de mal a pior, enquanto sanamos nossas dívidas e nossa receita só aumenta, além do nosso time estar sempre melhorando. Tudo isso dá uma perspectiva de futuro (próximo) excelente para qualquer um, quem dirá para nós flamenguistas que somos otimistas desde o berço… Claro que nem tudo são flores, nossa administração tem suas falhas, mas a torcida abraçou as necessidades atuais do clube e é quase unânime o raciocínio que os nossos dirigentes mais acertam do que erram e que os acertos chegam a ser extraordinários, ainda mais se compararmos com a administração anterior.


O time para 2015 ainda tem uns pontos de interrogação. Paulo Victor terminou muito bem 2014, mas será que é mesmo confiável? O Léo Moura aguenta até quando? Anderson Pico e Thallyson são suficientes para a lateral esquerda? E o substituto do Cáceres? Para conquistar um grande título não seria necessário a contratação de um camisa 10 diferenciado? Essas são as principais perguntas que o torcedor mais preocupado se faz. Eu vejo da seguinte forma: Paulo Victor mostrará neste ano se é ou não o goleiro dos nossos sonhos, mas merece crédito depois do bom segundo semestre que fez. Thallyson, pelo que dizem nos treinos, tem potencial e pode se firmar. Ainda é muito cedo, mas parece ser um acerto, no mínimo uma aposta válida. Resta saber se a torcida terá paciência e se ele não sentirá o peso da camisa. Não precisamos ir muito longe e lembrar o que houve com o Egídio, que não é nenhum craque, mas serviu para o Cruzeiro e no Fla, nunca se firmou. Já Anderson Pico, tem potencial técnico, só precisa estar em forma. Quanto ao substituto do Cáceres, eu acho que é o mais urgente. Márcio Araújo, no momento no banco, foi importante ano passado, mas sempre que o Cáceres saiu do time, sofremos muito. Por isso, estou convicto que esse volante precisa ser contratado, e não pode ser um qualquer, tem que ser um jogador de qualidade para essa posição.
O meia que o Flamengo busca também é essencial. Como há poucos diferenciados no mercado, se vier um – ainda mais com o nosso veloz ataque – passamos a ser favoritos para todos os campeonatos. Contudo, sem esse jogador, nada está perdido, já que poucos têm esse meia. Na frente, Luxa esboça um pensamento de jogar com três jogadores se movimentando muito: Gabriel e Éverton pelas pontas e Marcelo um pouco mais na área, com Eduardo sendo o centroavante, foi o que se viu em um primeiro momento. Mas ainda temos boas opções de velocidade, como Nixon e Paulinho, além de Alecsandro, caso o treinador queira jogadores mais enfiados na área. O fato é que começamos a ter elenco e seja qual for a fomação ofensiva, vai dar muita dor de cabeça para os rivais (imagina se ainda contratarem um meia)…

Na minha visão, apesar de ainda não termos o substituto para o Cáceres e o sonhado meia, ficamos bem mais fortes em 2015, dentre outros motivos, porque fizemos a melhor contratação do verão: Marcelo. Não é craque, mas era desejado por todos os clubes grandes e é um jogador acima da média. Além disso, o zagueiro Bressan é uma boa aposta. Estava na defesa menos vazada do Brasileiro de 2014, é jovem, tem passagens pela seleção de base, enfim, por que não tentar? Pará, sempre muito criticado, conquistou títulos onde passou, tem experiência e é bom marcador, jogador de força. Também não achei um negócio ruim. Thallyson, como já dito, pelo que parece, também foi uma boa aposta. Já Arthur, eu ainda nem tinha mencionado, pois é necessário analisar melhor primeiro. Por fim, saíram Erazo, Léo, João Paulo, Amaral e Elton. Esses eram fracos tecnicamente ou vinham jogando pouco/sendo vaiados. Por isso, no geral, dentro das possibilidades, creio que o Flamengo foi bem ao mercado e se, durante o ano, acertar o meia e o volante que busca, termina 2015 e começa 2016 entre os quatro melhores do país. É válido lembrar que apesar de tantas incógnitas, a atual condição financeira não permite muitas coisas além das apostas, mas ainda sim há uma grande contratação nesse início de ano. Começo, então, o ano animado, esperançoso, sabendo que a longo prazo o Flamengo tem tudo para disputar todos os títulos novamente, afinal trata-se de um gigante, que, por exemplo, ganhou a Copa do Brasil em 2013 e o Brasileiro de 2009, quando, além de mal administrado, era completamente desacreditado. Sendo assim, também espero que 2015 não seja como 75, 85, 95 e 2005, quando não levantamos nenhum troféu de valor, afinal, superstição é para outros torcedores, né? Então, a minha esperança para este ano é que ele seja como geralmente é no Flamengo, com conquistas independente das adversidades. E o futuro? Esse promete ainda mais!

 

Por: Adriano Leite


Twitter:@adrianoleite

Contato:adribeleite@gmail.com

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Gabigol anuncia assinatura de novo contrato com patrocinador

Gabigol fechou patrocínio com a Mizuno, fornecedora de material esportivo Atacante do Flamengo, Gabigol anunciou…

21/09/2024

Fortaleza vence Bahia e Flamengo segue no G-4; veja classificação do Brasileirão 2024 atualizada

Flamengo entra em campo neste domingo (22), contra o Grêmio, fora de casa A primeira…

21/09/2024