Nas últimas cinco temporadas, já contando 2015. Tivemos apenas um grande craque no elenco, Ronaldinho Gaúcho que veio cercado de expectativa. Porém, não rendeu o esperado por diversos fatores pessoais e pela falta de responsabilidade da antiga diretoria.
Mesmo sem o tão falado craque, outros jogadores conquistaram o seu espaço e ganharam destaque com um bom desempenho em campo e moral com a torcida. Baseado nisso, montei o meu Flamengo ideal dos últimos 5 anos e explicarei as escolhas. Vamos lá, vejam:
Goleiro – Paulo Victor
Cria da base e um dos melhores goleiros do Brasil atualmente. Mesmo sendo reserva, quando tinha oportunidade de agarrar, correspondia e sempre deixou uma pulga atrás da orelha do treinador. Temos que admitir, o Felipe nunca foi confiável.
Lateral direita – Leonardo Moura
Sabemos que já rendeu o que podia, mas é ídolo incontestável. Por ser um jogador que não se machuca muito, não deu muitas brechas para o reserva. Wellington Silva até jogou bem, mas durou pouco tempo e saiu pela porta dos fundos.
Zagueiros – Wallace e Samir
O primeiro já chegou com uma bagagem cheia de títulos e experiência, zagueiro muito seguro. Já o Samir, é muito promissor e vem evoluindo constantemente. Merecíamos uma zaga segura, pois ninguém suportava mais a dupla González e Welinton batendo cabeça e dando doces.
Lateral esquerda – Anderson Pico
A posição mais difícil de escolher. Desde a saída do Juan, que também não estava mais rendendo, não tivemos nenhum para assumir de forma definitiva. Falta de esforço e tentativas não foi. Escolhi o Anderson Pico, pois além das boas partidas de 2014, é um lateral esforçado e que está buscando dar a volta por cima na carreira. Sabe defender e atacar com muita eficiência, apesar de está uns quilinhos acima do peso.
Volantes – Cáceres e Elias
Nosso cão de guarda sempre jogou com muita raça (nossa maior exigência). Desfalca bastante, mas quando está em campo à equipe joga de forma mais segura e tranquila na parte defensiva. Quanto ao Elias, depois de uma passagem muito bem sucedida no Corinthians, estava sumido e esquecido na Europa. O Flamengo apostou e trouxe, sem muita expectativa da torcida… Liderou o time, empurrou o time pra frente e tornou-se um dos destaques do ano em 2013. Sua saída gerou uma queda de produção muito grande no time.
Obs: Até pensei no maior ladrão de bolas Willians, mas não encontrei espaço. Pois, Elias foi muito mais importante para o time.
Meio campo – Thiago Neves e Everton
Ídolo do Fluminense chegou à Gávea cercado de desconfiança, quando foi apresentado, disse que iria tentar fazer a torcida esquecer o seu passado tricolor em campo. E conseguiu, foi mais importante que o craque Ronaldinho em 2011. Fez 21 gols na temporada, algo difícil por ser um meio campo. Sua saída para o Fluminense gerou muita decepção em grande parte da torcida. Everton voltou mais experiente e foi o melhor jogador do Flamengo em 2014, dando muito trabalho pela esquerda aos adversários com sua velocidade, precisa melhorar e muito sua finalização para tornar-se um jogador ainda mais importante.
Atacantes – Hernane e Vagner Love
Hernane foi vice artilheiro do Paulistão 2012, ficando atrás “apenas” de Neymar. Foi contratado como aposta e assumiu a nº 9 após a saída do idolatrado Vagner Love. Não se intimidou e tornou-se protagonista do Brasil, sendo o maior artilheiro do ano com 36 gols. Há muito tempo não víamos nossa camisa 9 marcar tantos gols. Vagner Love, flamenguista assumido. Desde a sua primeira passagem, correspondeu com muitos gols, arrancadas e jogador de confiança da torcida. Injusto não ter conquistado nenhum título no seu clube de coração “ainda”.
Técnico – Luxemburgo
Um dos treinadores mais respeitados e consagrados do Brasil. É rubro negro assumido, ama treinar o Flamengo e está muito motivado para 2015. Se analisar os resultados e/ou números desde 2011, foi o melhor treinador do clube. Levou-nos a Libertadores 2012 pelo Campeonato Brasileiro e tirou o time da lama em 2014.
Não concorda com essa escalação? Deixe nos comentários sua crítica e escalação da sua “SeleFla”.
SRN*