SporTV – Muito utilizado atualmente por quem gosta de fotografar, o selfie stick, conhecido como “pau de selfie”, está na marca do pênalti. Primeiro, ele foi proibido de alguns estádios ingleses, depois da Arena Amazonas durante o torneio de Verão. Agora, o assunto volta a ficar em evidência com o início dos Campeonatos Estaduais. A Polícia Militar de alguns estados tem vetado a entrada do equipamento com base no Estatuto do Torcedor, que proíbe a entrada de artefatos que possam gerar violência nas arenas.
Em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul e Pará, as autoridades já se manifestaram contra o “pau de selfie”. De acordo com o Marçal Ricardo Razuk, capitão da Polícia Militar-SP o histórico de violência nos estádios de futebol ajuda na sua proibição.
– Se nós formos analisar pela cultura do povo hoje, o histórico que nós temos de violência em estádios, fatalmente nós analisamos o “pau de selfie” como um instrumento que pode servir como um instrumento contundente contra outros torcedores e contra a Polícia Militar – disse ao “Tá na Área”.
Major da Polícia Militar de Minas Gerais, Gilmar Luciano disse que conta com o apoio da Federação Mineira de Futebol e do Ministério Público no combate contra a entrada do “pau de selfie” nos estádios.
– Nós vamos adotar o bom senso, a Polícia Militar não regulamenta, não legisla. Nós vamos orientar para que o órgão competente legisle e efetivamente seja proibida a entrada. Em um primeiro momento, nosso entendimento de orientação para a Federação e para o Ministério Público e de que seja restrito, não se permita a entrada do objeto.