Título em Manaus tem significados para o Flamengo.

Compartilhe

Lancenet – O Flamengo encerrou nesta segunda-feira sua pré-temporada pelo Brasil. Passou duas semanas em Atibaia, cidade no interior de São Paulo, seguindo para Brasília, onde enfrentou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e encerrou a preparação antes da estreia no Campeonato Carioca em Manaus, participando do Torneio Super Series e vencendo Vasco e São Paulo, resultando na conquista da competição na tarde do último domingo, na Arena da Amazônia. E, apesar das circunstâncias, a mais nova taça levada para a Gávea traz sim significados para o Flamengo em sua sequência da temporada.

A começar pela frase dita pelo próprio técnico Vanderlei Luxemburgo durante a entrevista coletiva, em Manaus, após vencer o São Paulo por 1 a 0, quando criticou quem desvaloriza a conquista de um título, mesmo que seja em torneio de pré-temporada: “É um torneio que não acrescenta nada? Perde para ver… O Vasco saiu levando pancada. Prefiro ganhar um título como esse sem valer nada a perder. Estou acostumado a ganhar e acho bom o Flamengo ganhar”. E o treinador tem razão. A confiança dos jogadores, de maneira natural, acaba aumentando para o início das competições oficiais, além de entrosar o time. O torcedor do Flamengo sequer cogita perder um título, mesmo sendo amistoso… Ganhar nunca é demais.

E depois, tem a questão da possibilidade de testes no esquema tático para o restante da temporada. Estive nestes três jogos e confesso que vi uma evolução gigante do Flamengo em campo. Contra o Shakhtar, em Brasília, o time ainda estava um pouco apático, e se não fosse as brilhantes atuações dos goleiros Paulo Victor e Cesar, o Flamengo sairia derrotado para a equipe ucraniana. Já contra o Vasco, no primeiro jogo do Torneio Super Series, as primeiras falhas foram reduzidas com os treinamentos pelo treinador, conseguindo dar maior mobilidade aos jogadores em campo, e vencendo o seu maior rival. Já no último domingo, contra o São Paulo, o panorama foi semelhante, melhorando em alguns quesitos, como na excelente fase do setor defensivo.

Por falar na excelente fase da defesa do Flamengo, jogadores e comissão técnica estão de parabéns. Após três partidas contra equipes fortes e não sofrer nenhum gol, já mostra que 2015 não será como o ano passado, quando a equipe sofreu para lutar contra a famosa zona da “confusão” do Campeonato Brasileiro. Esta temporada de futebol tem tudo para ser de alegrias ao torcedor do Flamengo. O trabalho de pré-temporada foi muito bem feito e o título do Torneio Super Series apenas ratificou a questão. O ano começou para valer e o Flamengo tem tudo para manter o ritmo e evoluir ainda mais. Os jogadores em campo, ao menos neste primeiro mês do ano, já mostraram que podem.

Notícias recentes

  • Destaque

Athletico-PR vence Botafogo e cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2026 na 24ª rodada

Com triunfo no Engenhão, Athletico-PR está um ponto atrás do Flamengo no Brasileirão A briga…

24/08/2026
  • Notícias

Mudança de gestão no Maracanã: ex-fiscal assume diretoria após demissão de Braga

Flamengo demitiu Severiano Braga após críticas ao gramado do Maracanã O Consórcio Fla-Flu demitiu Severiano…

24/08/2026
  • Destaque

Flamengo sem Maracanã: veja a estratégia da CBF para clubes que perderão estádios na Copa do Mundo Feminina

Flamengo pode ficar mais de um mês sem o Maracanã em 2027 A CBF trabalha…

24/08/2026
  • Notícias

Ídolo do Fluminense, Felipe Melo afirma que eficiência é o que separa Flamengo e Palmeiras

Flamengo perdeu para o Cruzeiro na 24ª rodada do Brasileirão A diferença de pontos entre…

24/08/2026
  • Destaque

Os planos do Flamengo para recuperar o gramado do Maracanã em meio à polêmica com o Vasco

Flamengo impediu Vasco de jogar no Maracanã para reformar o gramado O gramado do Maracanã…

24/08/2026
  • Notícias

A marca positiva no ataque do Flamengo, mas o alerta ligado na defesa

Equipe de Leonardo Jardim tem oscilado na defesa na temporada 2026 O Flamengo perdeu para…

24/08/2026