Brasil de Pelotas x Flamengo já foi jogo grande.

Compartilhe

UOL – Fillol; Aílton, Leandro, Mozer e Adalberto; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Bebeto e Chiquinho. Técnico: Zagallo. O Flamengo estava forte em 1985. Zico acabara de retornar da Udinese e a expectativa era de retomar o ritmo vencedor da primeira metade daquela década, com três títulos nacionais, uma Libertadores e um Mundial entre 1980 e 83. Mas esse time não resistiu a um aguerrido Brasil de Pelotas comandado por Walmir Louruz.

Foi na penúltima rodada do Grupo F da segunda fase do Brasileirão de 1985. O Flamengo liderava com 6 pontos, um a mais que o Xavante, que faria o confronto direto no Bento Freitas. Uma vitória carioca colocaria o clube da Gávea nas semifinais, mas o time gaúcho soube usar o mando de campo para surpreender.

Com muita pressão no estádio (mais de 16 mil pagantes), o Brasil se aproveitou de uma falha de Fillol para abrir o marcador. Depois, resistiu à pressão do Flamengo e, no final, fez o segundo gol em uma jogada que pareceu meio sem querer.

A vitória colocou o Brasil na liderança a uma rodada do final. O Xavante ratificou sua vaga nas semifinais ao vencer o Bahia por 3 a 2 na Fonte Nova, enquanto o Flamengo só empatava com o Ceará no Maracanã. O curioso é que foi o quarto encontro dos dois rubro-negros em dois anos. Em 1984, Fla e Brasil se enfrentaram na segunda fase, com vitória carioca por 3 a 0 no Rio de Janeiro e troco gaúcho em Pelotas, 1 a 0. Em 1985, o Flamengo havia vencido por 1 a 0 oito dias antes do histórico confronto que praticamente colocou o clube do interior gaúcho entre os quatro melhores do País. Muito para duas equipes que havia se cruzado apenas duas vezes anteriormente, em 1949 e 1977.

Desde aquela vitória xavante em 1985, os dois times nunca mais se encontraram. Até esta quarta, quando se enfrentarão pela Copa do Brasil. Que os jogos sejam tão emocionantes e equilibrados quanto os da década de 1980.

Ver comentários

  • Eu assisti esses jogos e foram todos bem jogados e disputados nos dois anos.

Notícias recentes

  • Destaque

Cruzeiro acerta contratação de Gabriel Pec, ex-Vasco, antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

Quanto o Cruzeiro pagará para contratar Gabriel Pec? Falta menos de um mês para o…

02/07/2026
  • Notícias

Leonardo Jardim condena pausa para Copa do Mundo e lamenta situação do Flamengo Sub-20

Flamengo está em Portugal para três amistosos de intertemporada durante Copa Assim como o torcedor,…

02/07/2026
  • Notícias

River Plate anuncia contratação de Lucas Beltrán, atacante que recusou Flamengo em 2025

Flamengo e River Plate (ARG) se enfrentam nesta sexta-feira (03) em amistoso O River Plate…

02/07/2026
  • Manchetes

Rossi desabafa sobre críticas e não garante permanência no Flamengo: “Por enquanto…”

O que disse Rossi, goleiro do Flamengo, na intertemporada em Portugal?   Rossi completou três…

02/07/2026
  • Manchetes

Futuro de jogadores e ‘olheiros’ em jogos do Flamengo: Leonardo Jardim define planejamento para jovens em intertemporada em Portugal

O que disse Leonardo Jardim, técnico do Flamengo, sobre a intertemporada em Portugal?   A…

02/07/2026
  • Manchetes

Pai de Gerson detona postura de Bap e dispara contra presidente do Flamengo: “Ele é covarde”

O que disse Marcão, pai e empresário de Gerson, sobre Bap, presidente do Flamengo?  …

02/07/2026