Leonardo da Silva Moura chegou ao Flamengo em 2005, trouxe na bagagem experiência em clubes da Europa e rodou diversos clubes do Brasil. Inclusive, atuou em todos os nossos rivais do Rio de Janeiro e não se afirmou em nenhum deles. Até então, um jogador com fama de “cigano” e desacreditado tentava a sorte na Gávea.
Não demorou até que o Léo Moura caísse nas graças da torcida. Logo em sua chegada, o lateral conquistou rapidamente a titularidade com bons passes, gols, dribles, velocidade e chegadas constantes na defesa adversária. Em 1 ano de Flamengo, conquistou seu primeiro título como profissional na Copa do Brasil de 2006 e formou por muito tempo com o ex lateral esquerdo Juan, a dupla de laterais mais temida do futebol brasileiro.
O motorzinho da lateral direita do Flamengo continuou atuando em alto nível e foi premiado em 2008 com uma convocação para a Seleção Brasileira, treinada por Dunga. No mesmo ano, alcançou um feito importantíssimo, ainda mais para um lateral. Entrou para o top 10 de artilheiros do Flamengo em Campeonatos Brasileiro.
Em 2007, 2008 e 2009 foi um dos principais personagens da conquista do tricampeonato estadual, sempre marcando gols e dando assistências em várias partidas importantes. Mas, não parou por aí, Leonardo Moura entrou para a história e se consagrou de vez após a conquista do Campeonato Brasileiro 2009. Fez parte do vitorioso time que contava com Bruno, Ronaldo Angelim, Juan, Pet e Adriano, jogadores identificados com a torcida rubro-negra.
Em 2010 recusou diversas propostas para sair do Flamengo, foi premiado mais uma vez sendo escolhido o capitão do Flamengo, função que exerce até hoje.
Leonardo Moura merece todo o reconhecimento da torcida por tudo o que fez pelo clube. Acompanho o Flamengo nos jogos do Maracanã e sempre foi respeitado e poupado de vaias, até mesmo quando faz partidas para serem esquecidas. Entretanto, é nítido em campo que a nossa lateral direita precise de alguém com mais velocidade e disposição, um jogador que seja a nossa válvula de escape como era muito bem representada pelo nosso Capitão LM2.
Ele é ídolo incontestável, considero um dos maiores laterais direito da história do Flamengo. Mas, sua saída será bem aceita pela nação. Uma negociação boa para o Flamengo, torcida, jogador e a sua família por ser uma proposta de um clube dos Estados Unidos, que está investindo pesado em estrutura e marketing.
Vejamos os números de sua gloriosa passagem pelo Mais Querido do Brasil:
Estatísticas:
515 jogos: 47 gols marcados, 51 assistências, 43 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos.
Títulos:
1 – Campeonato Brasileiro 2009
5 – Campeonato Carioca 2007, 2008, 2009, 2011 e 2014
2 – Copa do Brasil 2006 e 2013
Prêmios Individuais:
1 – Bola de Prata 2007
4 – Melhor lateral-direito do Brasileirão 2006, 2007, 2008 e 2009
Saudações Rubro-Negras!
Fellipe Mattos de Araújo
Ver comentários
VALEU LEO MOURA! FOI UMA HONRA VER VOCE VESTIR A CAMISA DO MENGÃO, SERA LEMBRADO ETERNAMENTE!
nunca foi meu idolo..
Foi bastante colaborativo, mas está distante de ser ídolo.
Em 500 e poucos jogos so 51 assistenciaa e poucos gols, ento ele fingia que jogava e mercenario, pois era pra ele ter 200 assistencias e 100 gols mesmo na lateral, nunca foi idolo e nem sera. Meu idolo e Deus! Thau L.Moura.