Flamengo em Foco – Como tudo indicava, o Campeonato Carioca não seria o mesmo após o retorno de Eurico Miranda a presidência do Vasco. Após as confusões que acompanhamos essa semana, ganhamos mais um capítulo antes do 1° jogo do Flamengo no estadual quando integrantes de uma torcida organizada rubro-negra invadiram o estádio passando pelo vestiário do Macaé e, segundo as informações divulgadas até agora roubando e agredindo pessoas, como o goleiro do Macaé, Ricardo Berna.
O vídeo da invasão da torcida (clique aqui para ver) mostra nitidamente cerca de 20 pessoas invadindo o estádio e, se repararem nas camisas dos invasores, reconhecerão esta da torcida jovem, a mesma que já foi presidida por Leonardo Ribeiro, conhecido como Capitão Léo. Não é segredo para ninguém que o Capitão Léo é oposição a atual gestão do Flamengo e atualmente membro do conselho fiscal da FFERJ, vale ainda ressaltar que este ano haverá eleição para presidente do Flamengo.
“- Esse movimento tem conflito de interesses, pois o presidente da Sky que manda no Flamengo. Os clubes deram apoio à Federação, vem aqui, fazem dívidas, pedem adiantamento, mas 24 horas antes recebem uma ordem vinda de São Paulo vinda da sede da Sky para tentar criar essa crise política, e o presidente do Botafogo, acertadamente se opôs – alfinetou Capitão Léo.” – Entrevista cedida na eleição de Rubens Lopes para presidente da FFERJ.
As perguntas que devemos fazer são: A quem interessaria uma invasão de uma torcida organizada do Flamengo ao vestiário do adversário antes do jogo? A quem interessaria ver o STJD punir o Flamengo com perda de pontos ou condenado a jogar o restante da competição de portões fechados?
Passando para o jogo, não houve surpresas na escalação ou na atuação do time, sequer na dificuldade encontrada diante do Macaé, campeão da série C em 2014 que disputará a série B com o Botafogo. Luxemburgo levou a campo o mesmo time do Super Series:
Paulo Victor – Léo Moura, Wallace, Samir, Pico – Canteros, Arthur, Cáceres – Nixon, Marcelo Cirino, Éverton.
Nos primeiros 20 minutos o Flamengo massacrou o Macaé em seu campo, obteve algumas boas chances desperdiçadas por finalizações ruins de Marcelo e depois da parada técnica o jogo mudou. O treinador do Macaé conseguiu ajeitar o posicionamento do time e o Flamengo recuou um pouco, perdendo intensidade, mas ainda mantendo a posse da bola e sendo o responsável por propor o jogo.
Lembram que no balanço do Super Series eu chamei a atenção para a dificuldade do Flamengo quando não joga no contra-ataque? O time tinha a bola, tocava com liberdade no meio campo, mas na hora de verticalizar optava pelas laterais com Éverton e Nixon, que ficavam encaixotados na marcação já que o Macaé se posicionava fechadinho.
Nas laterais Léo Moura começou subindo mais, porém sentiu uma lesão num contra-ataque do Macaé e foi substituído por Pará, que ficou mais postado defensivamente deixando para Pico subir mais e apoiar o ataque. No meio campo Canteros só começou a subir mais após a entrada de Pará, conseguiu algumas boas trocas com Nixon e Arthur, mas o meio estava sem a intensidade necessária com Arthur atuando muito abaixo do que o demonstrado nos jogos anteriores, reforçando que ele veio pra ser um bom reserva ao menos nesse primeiro ano.
Marcelo é um capítulo à parte, tem força, explosão e velocidade, porém continua sem mostrar intimidade com o gol e não sei se temos o tempo necessário para fazê-lo render como um centroavante. A troca de posições dele com Nixon manteria o ataque de velocidade e mobilidade que Luxemburgo quer e ainda ganharia alguém com mais fome de gol no comando, inclusive a melhor chance do Flamengo no 1° tempo foi em um cruzamento para o meio da área que Nixon completou meio torto obrigando Berna a fazer boa defesa.
No 2° tempo Márcio Araújo entrou no lugar de Cáceres e Alecsandro no lugar de Nixon, deslocando Marcelo para a direita. O time ganhou potencial de verticalização com Márcio Araújo entrando muito bem e dando mobilidade ao meio, mas Arthur muito sumido não conseguiu criar o necessário para usar a vontade do volante, então o jogo continuou sendo pelas laterais com muitos cruzamentos ruins que não levavam perigo ao gol do Macaé, que àquela altura ganhava o jogo por 1 a 0.
Se o gol do Macaé surgiu de um contra-ataque veloz, com um cruzamento à meia altura feito nas costas do Pará e que contou com a falha dos zagueiros. O gol do Flamengo também veio de cruzamento que Alecsandro bem posicionado aproveitou e mandou de cabeça pra rede. O terceiro gol do jogo também veio de um cruzamento, bola viva na área e Cáceres completou, porém o juiz invalidou este alegando uma falta, que não existiu, de Samir no lance.
Pouco após a parada técnica do 2° tempo, quando o Macaé conseguia alguns bons contra-ataques, Paulo Victor saiu para cortar um cruzamento e se chocou com Aluísio, do Macaé, caindo no campo sangrando bastante e chegando a ficar desacordado por um tempo. Após atendimento médico, o goleiro levantou cambaleante, nitidamente sem condições de jogo e a confusão se armou para decidir que jogador de linha iria para o gol. Com a camisa de César e as luvas de Paulo Victor, Alecsandro ficou 16 minutos no gol do Flamengo e só fez uma única defesa já no finzinho do jogo em cruzamento após cobrança de falta.
Sorte do Flamengo que o Macaé jogou no modo café com leite e não chutou na direção do gol defendido por Alecsandro, mas erro grave a postura do time que continuou jogando como se Paulo Victor ou César estivesse no gol, tinham que manter mais a posse da bola, envolver mais o adversário, e, como Luxemburgo chegou a pedir aos berros, pôr a bola no chão ao invés de investir em chutões e cruzamentos.
Por fim, durante o jogo saiu a notícia de que Cícero foi para o exterior em empréstimo de 18 meses acrescentando mais uma falha nas negociações do Flamengo que antes tentou Conca e Montillo. Critiquei a estratégia de contratação do Flamengo quando aceitou uma parceria para contratar mais um atacante de lado ao invés de investir em um 10, na época De Arrascaeta estava disponível e com o dinheiro ainda haveria outras opções, agora queimaram a parceria em uma posição que não precisávamos apesar de terem trazido um ótimo jogador e o time nitidamente sente falta de alguém que pense o jogo pelo meio, ontem Montillo foi nosso maior desfalque.
Saudações Rubro-Negras
Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…
Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…
Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…
Ver comentários
Sensacional, assino embaixo! Ótimo texto, ainda bem que ainda existem pessoas, torcedores comuns como eu talvez que entendem muito de futebol e muito de Flamengo. Muito melhor do que ler um monte de baboseiras tendenciosas e maldosas que eles chamam de matérias ou reportagens nesses sites mais conceituados e com o maior acesso da web e que quando se trata de Flamengo, só sai excrementos de Clubismo de jornalistas e estágiários. Parabéns ao Blog, valeu!
O Flamengo precisou ( e precisa ) de jogadores cascudos , decisivos e com personalidades formadas . Isso porque precisa de resultados imediatos . Daí a opção por colocar uma grana no Cirino . Em "apostas" não dá para colocar um caminhão de dinheiro , como è o caso do Arrascaeta . Para colocar muito dinheiro numa "aposta" tem que estar com grana sobrando ou ter ganho títulos recentes ( torcida mais paciente ). Os nossos atacantes de lado de campo , como o Paulinho , o Nixon e o Gabriel ainda não sào uma realidade , o que , na minha opinião , justifica a contratação do Cirino .
Gostei do texto de um legítimo rubro negro flamenguista que expressa o que acontece e pode está acontecendo, e vamps dá a resposta dentro de campo com vitórias e títulos pro Mengão!