Flamengo de Luxemburgo começa a tomar forma.

Falando de Flamengo – Depois de um embate entre Federação e nossa diretoria, finalmente o Flamengo estreou no Maracanã jogando contra o Barra Mansa. Com um vitória contundente por 4 x 0, pode-se observar alguns pontos positivos no time e certa evolução, ao compararmos as outras exibições do ano, em que se pese a fragilidade do adversário, que em nenhum momento chegou a assustar e incomodar nossa defesa.

As novidades já deram as caras logo na escalação inicial. Com César no gol e Pará na lateral direita, por força de contusões dos titulares Paulo Victor e Leo Moura, a mudança mais expressiva da noite ficou por conta da entrada de Márcio Araújo no lugar de Cáceres. Sem a presença do paraguaio, o time ficou mais leve e jogando sem um típico primeiro volante de contenção. Atuando com dois volantes de saída de bola, Luxemburgo deu o tom em uma entrevista antes de iniciar a partida, ao garantir que estava tentando melhorar a saída de bola e dar mais velocidade, uma vez que o adversário era mais frágil e pela necessidade do time pressionar o adversário.

Essa primeira mudança surtiu efeito. Márcio Araújo teve uma bela atuação e com Canteros em noite inspirada, formou um meio de campo moderno, com saída de bola qualificada e ditando o ritmo durante toda a partida. Com essa mudança, os laterais apareceram menos no ataque durante o jogo, alternando subidas entre a direita e a esquerda.

Some-se a isso a uma bela participação do estreante no Maracanã, Arthur Maia, que fez a ligação do meio com o ataque e marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra justamente no palco preferido do Mais Querido. Desta maneira, os atacantes passaram a ser mais acionados, com constante mudança de direções (como gosta o professor Luxa) e alteração de posições no ataque, ainda que se insista na tecla de que Marcelo está mais centralizado.

Mas, pela maneira que se viu ontem, a troca de posições foi constante entre os atacantes e até mesmo com Arthur Maia. Não raro, vimos Nixon entrando mais pelo meio (como no caso da bola na trave) e Arthur caindo mais pela esquerda, com Éverton fazendo o papel de meia de ligação.

A entrada de Alecsandro já ocorreu quando o time diminuiu o ritmo e o aniversariante da noite não teve uma participação muito efetiva.

Com certeza não podemos tomar a partida como referência, pelo adversário. Contudo, o que se pode ver é um time altamente competitivo, com participação de todos, troca de posições e intensidade durante a maior parte do tempo. Além disso, não podemos nos esquecer que ainda teremos belas opções no elenco, quando tivermos o retorno de Eduardo da Silva, Gabriel, Paulinho e a estreia de Jonas. Parece que com o tempo de pré-temporada e o encorpamento do time no estadual, poderemos fazer um bom papel no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Falando de Flamengo sempre tem ótimos comentários ou análises de situações e jogos. Este também foi muito bom, só discordo que teremos uma vida muito boa no BR 2015 e na Copa do Brasil, acho que o elenco ainda é limitado e não tão competitivo, e o que é pior é o deserto de idéias no meio de campo, porque mesmo com o Arthur, o Everthon e o Eduardo ainda não dá, ainda mais agora neste esquema com três de frente, e também acho que o Montillo com sua precariedade física e pelo fato de já estar na curva descendente não vai ser o nosso "Salvador" se vier. Mas enfim o bom é que continuamos com o Professor e não resta dúvida que o elenco vai ser um pouco mais qualificado que o do ano passado. SRN

Notícias recentes

Flamengo perde para o Fluminense e desperdiça chance de assumir liderança da Superliga Feminina

Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…

15/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

15/11/2024

Campeão da Libertadores com o Flamengo brilha na Inglaterra e ganha música da torcida do Sheffield United

Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…

15/11/2024

Flamengo mira contratação de atacante brasileiro para substituir Gabigol

Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…

15/11/2024