…no máximo uma “italianização”, quiçá “enfrancesamento”. É o que trouxe à tona o Diário Ás, de Madrid, com um quadro comparativo entre direitos televisivos das principais ligas europeias na temporada 2013/2014. Ei-lo:
A título de comparação, e com câmbio de hoje, segue o ranking envolvendo os times brasileiros na temporada passada:
Percebe-se que, em face dos inúmeros paralelos equiparando Flamengo e Corinthians a Real Madrid e Barcelona, a verdade é que na península ibérica a coisa é muito mais concentrada. Os dois gigantes receberam nada menos que 7,7 vezes mais do que o Almería, integrante do último pelotão espanhol. Já no Brasil, Mengão e Timão angariaram 4 vezes mais do que clubes de fora do eixo RJ-SP-MG-RS.
Embora não se refute haver uma concentração por aqui – sendo também necessário debater os méritos da questão – a verdade é que perdemos até para a Itália neste quesito. No País da Bota, a Juventus sozinha recebeu 5,2 vezes mais do que o Sassuolo. Seríamos um intermédio entre ela e a França, onde o PSG faturou 3,4 vezes mais do que o primo pobre Ajaccio.
Percebam que em países cuja configuração de torcidas é bem conhecida – como no caso da Espanha, da Itália ou do próprio Brasil – recursos são direcionados de maneira concentrada aos chamados “trens pagadores”. Não é o caso da Inglaterra, onde por incrível que pareça os clubes não fazem a mais vaga ideia de quantos torcedores possuem. A Terra da Rainha apresenta a melhor repartição do dinheiro, com o Liverpool tendo recebido apenas 1,5 vez mais do que o Cardiff City. Na Alemanha, país em que estudos do gênero também não são comuns, o Bayern recebeu o dobro do Eintracht Braunschweig.
Ainda ontem divulgou-se o novo acordo envolvendo a Premier League e as televisões locais. A partir da próxima temporada, clubes ingleses passarão a receber algo em torno de 2,3 bilhões de euros por temporada, o que possivelmente não impactará no rateio proporcional entre si. O fato levou a ESPN a publicar comparações inapropriadas entre brasileiros e ingleses. Isto porque no Brasil os valores também aumentarão a partir da próxima temporada – algo negociado desde 2013. Por aqui também subiremos, com o novo ranking do televisionamento ficando assim:
E sim, é verdade: a concentração vai aumentar no Brasil, com os ricos recebendo 4,8 vezes mais do que os modestos.
Ainda assim, será menos que na Itália…
Um grande abraço e saudações!
E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com
Siga @vpaiva_btj
Fonte: Teoria dos Jogos
Amigos televisão é um negócio que tem que da lucro sendo assim discutir sobre os valores para o TIMÃO X MENGÃO é chover no molhado é só ver os números do IBOPE e PAY-PER-VIEW.
COM A PERDA DE #PVC E DA #UCL, EU JÁ NÃO ASSISTO A #ESPN
COMO ASSISTIA ANTES, E OLHA QUE NÃO ASSISTIA MUITO, POIS
SEMPRE ME DEPAREI COM UM CANAL MUITO PARCIAL, QUE APONTA
O DEDO A OUTROS, MAS NÃO SE APONTA! QUER UM EXEMPLO?
APONTAM O DEDO NOS GASTOS PÚBLICOS NA COPA, MAS NEM UMA
LINHO SOBRE OS X-GAMES FOX DO IGUAÇU ONDE HOUVE DINHEIRO
PÚBLICO PRA BENEFICIAR O CANAL, POR ISSO NÃO ME ASSUSTO COM
ESSA MATÉRIA, ACHO UMA FALTA DE PROFISSIONALISMO TREMENDA
TODA VEZ QUE O ASNO-MAURO QUER COMPARAR BRASIL E INGLATERRA.
TUDO É DIFERENTE, TUDO, E ACHO UMA HIPOCRISIA TREMENDA QUANDO
ELE E O NHONHO DE CASTRO VINHAM DEFENDER OS POBRES E OPRIMIDOS
CONTRA A ELITIZAÇÃO D FUTEBOL, SENDO A #ESPN UM CANAL CARO PRA
QUALQUER ASSINANTE, POIS NÃO ENCONTRAMOS ESSE CANAL EM NENHUM
PLANO BÁSICO DAS OPERADORAS, ME LEMBRANDO MUITO A BRIGA ENTRE
#FLA E #FERJ, ONDE FÁCIL É MEXER NO BOLSO DOS OUTROS, QUANDO NÃO
SE ESTÁ COM VONTADE DE MEXER NO PROPRIO.
Á PROPOSITO NESSA COMPARAÇÃO A #ESPN SE IGUALA A #FERJ.
José W, o maior problema da ESPN é o bairrismo, direcionado para S. Paulo. Pra 90% dos jornalistas (já tirando fora PVC e RR), parece que só existe S. Paulo no Brasil. Claro que eles sempre vão dizer o contrário. Mas contra números não há argumentos. Há poucos dias cronometrei os 3 BBs do dia: 86,3% do tempo os caras usaram pra falar dos times de S. Paulo.
Foi uns dias antes do Fox Sports Night entrevistar o Bandeira de Melo, que deu show de audiência tornando-se TT mundial. A Fox dá banho na ESPN.
E agora, com a entrada do Trump na EI, vão perder inclusive a NFL. Alias, com Fox e EI, logo logo a grandona (RGT e SPV), que não fala nome de patrocinador, vai perder a hegemonia e exclusividade do futebol brasileiro. Tomara!
Só uma duvida galera onde esta o Mauro Cesar Pereira da ESPN?
De férias
Espanholização não se refere ao rateio de cotas de TV, mas sim ao fato de que na Espanha só há 2 clubes gigantes, 2 médios e o resto são pequenos. E se a diferença de lucro de Fla e Corínthians pro SP em 2014 foi de 40 milhões e em 2015 será de 60 milhões, mantendo-se essa projeção de diferença de lucros, em 10 anos a diferença de ganho para o SP, o 3º maior arrecadador será de mais de 1 bilhão! Essa diferença tamanha permitirá ao Fla e ao Corínthians ter elencos melhores, maiores chances de títulos, o que gerará muito mais lucro e patrocínios. Se ficará ruim para o SP, o 3º em arrecadação competir, imagine para os demais! Será a Espanholização do futebol brasileiro sim! Mas, como sou flamenguista, estou muito feliz!
É Amigo André, quero mais que os outros Clubes se danem, são uma raça de Víboras e canalhas que desejam somente o bem estar do seu Clube, basta lembrarmos o que aconteceu com o Flamengo em 1987 quando tínhamos o Clube dos 13 na época o Flamengo tornou-se campeão brasileiro daquele ano, e o atual Presidente do São Paulo era o Presidente do Clube dos 13 e agora para não abrir mão da Taça das bolinhas faz uma mentirosa assembleia no seu Clube São Paulo, onde houve aprovação da não entrega de tal taça ao Flamengo e com isso tentam apoderar-se de uma Taça que não é sua de direito. Amigo quero que eles se mordam de raiva e morram de inveja. Abraços SRN
Na verdade são 2 Gigantes ( Real e Barça ), 1 Grande ( Atl. Madrid), 3 Médios ( Atletic Bilbao, Sevilha e Valencia ), o resto é pequeno, mas só pra lembrar os pequenos na Espanha são melhores que os nossos médios, por isso a Liga BBVA é melhor que o Brasileirão.
Cara depois que “Roubaram” nosso hexa eu quero que todos os outros “grandes” Se danem mesmo o flamengo Era Hexa reconhecido por todos depois vivaram as costas e tendo inclusive a declaração do são paulo “Flamengo e Penta”
Espero que essa diferença aumente cada vez mais e que meu FLAMENGO se organize e saiba investir corretamente o bom dinheiro da televisão, afinal damos retorno com ótimos índices de audiência. Quanto aos outros clubes acompanho os comentários de meus irmãos flamenguistas da página cada um com seu problema, nunca demonstraram nenhum tipo de engajamento para nos favorecer e bem lembrado o caso do Aidar…
Que espanholização p… nenhuma. Isso é papo do mafioso charuteiro. É normal se Flamengo e Gambás dão mais audiência ou muito mais audiência receberem um pouco mais e isso não garante desnivelamento técnico nenhum porque o Flamengo não se reveza com as Gaivotas na Conquista de títulos também p… nenhuma. Seria mais ou menos como comparar um vendedor que vende R$ 60 mi por mêsl para uma empresa ganhar o mesmo do que um que vende R$ 15 mil. Um absurdo seriam todo mundo receber igual. Quase todo mundo nosso País desce o sarrafo no socialismo ou nos socialistas mas socialização do futebol pode?
Além da nação ja ser grande, que culpa temos de todo o arco iris colar na TV pra assistir aos nossos jogos? Eles acham que estão “secando”, na verdade estão aumentando nossa audiência e engordando nossos cofres. A casa agradece. Fica a dica … nunca ligue a TV para secar um rival … Se eles ainda recebem alguma migalha pode ser por nossa conta … vamos secar pelo rádio que não paga o direto de transmissão …e foda-se tudo aquilo que não for Flamengo.
Com a crise entre CR7 e Real o Flamengo deveria tentar alguma parceria e contratar pois bombaria o sócio torcedor , e além do mais teremos muito dinheiro nas próximas temporadas.
O Flamengo é mais carismático, por isso tem maior torcida; O Corinthians é clube “midiano” – vide o programa de esportes da Band – só fala do Corinthians e quando é notícia ruim do Flamengo, repete mil vezes.
O Flamengo por ser mais carismático vai sempre ter maior torcida, o Corinthians é o mais odiado, mas como é midiano ao extremo, consegue o segundo lugar e ambos os maiores faturamentos.