O Globo – A decisão da diretoria do Flamengo de fazer um jogo de despedida para o lateral-direito Leonardo Moura, na próxima quarta-feira, contra o Nacional, do Uruguai, faz do jogador uma exceção na história do clube. Conta-se nos dedos os jogadores que tiveram uma partida programada especialmente para homenageá-los. Zico, Carpegiani e Raul são as raríssimas exceções. Os dois primeiros, em especial, despediram-se em eventos com grande público e atrações importantes. Júnior, por exemplo, jogador que mais vezes vestiu a camisa do Flamengo na história, não teve uma partida programada especialmente para sua despedida.
No dia 6 de fevereiro de 1990, Zico fez seu último jogo pelo Flamengo diante de uma verdadeira seleção mundial. O World Cup Masters reuniu nomes como Breitner, Falcão, Causio, Mario Kempes, Valdano, Rumeniggie, Madjer e Taffarel. Para enfrentar tantos astros, o Flamengo teve, no primeiro tempo, a reedição do time campeão mundial em 1981. No segundo tempo, o time de 1990, com Zico como reforço, entrou em campo. O Maracanã recebeu quase 90 mil pagantes.
Carpegiani se despediu do Flamengo num jogo em que a grande atração era o esperado duelo entre Zico e Maradona. O Flamengo convidou o Boca Juniors para um amistoso no Maracanã. No dia 15 de setembro de 1981, o rubro-negro venceu por 2 a 0, com dois gols de Zico, diante de 64.330 pagantes.
O goleiro Raul, por sua vez, deixou o Flamengo no dia 21 de dezembro de 1983. Foi organizado um amistoso entre o time rubro-negro e uma seleção de Amigos de Raul. O Flamengo perdeu por 3 a 2.
É preciso voltar bastante no tempo para encontrar outros jogadores que tiveram despedidas. E, mesmo assim, não é fácil encontrar jogos nos mesmos moldes do que terá Leonardo Moura na próxima quarta-feira. Carlinhos, por exemplo, tornou célebre o gesto de entregar suas chuteiras para Zico ao se despedir do Flamengo. A cena aconteceu numa partida contra a Seleção Carioca, no Maracanã, no dia 16 de junho de 1970. O jogo, no entanto, não foi organizado com esta única finalidade.
A partida celebrava o aniversário do estádio, que completava 20 anos, além da entrega das faixas ao Flamengo, que recentemente conquistara a Taça Guanabara. Além disso, estava em jogo o Troféu General Mendes de Moraes. A ocasião foi usada, também, para homenagear Carlinhos. O Violino, como é conhecido até hoje, não jogou. Sua última partida foi em 1969. Mais tarde seria treinador e ganharia dois títulos brasileiros e uma Mercosul pelo Flamengo.
Preços ainda indefinidos
A diretoria do Flamengo ainda não divulgou detalhes da organização do amistoso com o Nacional, do Uruguai. O jogo será às 22h e terá transmissão da TV Globo. Os preços dos ingressos também não foram fixados pelo clube, assim como as datas de vendas.
— A questão da saída do Léo Moura para os Estados Unidos surgiu rapidamente, e estamos tendo que fazer tudo de forma rápida. Não queríamos perder a oportunidade de prestar esta homenagem a ele — explicou ontem o diretor de marketing do Flamengo, Bruno Spindell, em entrevista concedida à Rádio Globo.
A escolha pelo Nacional como adversário, segundo a diretoria do Flamengo, aconteceu pela disponibilidade na agenda do clube.
Ronaldinho Gaúcho vai jogar na terceira divisão da Itália Ronaldinho Gaúcho está de volta ao…
Severiano Braga não segue na equipe que cuida do Maracanã O Flamengo decidiu demitir Severiano…
Palmeiras x Vasco se enfrentam neste domingo (23), pelo Brasileirão Aval bancário, fotos dos presidentes…
Texaco exige exclusividade O Flamengo enfrenta uma disputa judicial com a Texaco após a empresa…
Consórcio Fla-Flu barrou pedido do Vasco para jogar no Maracanã na quarta-feira (26) O Vasco…
Zagueiro passa por controle de carga e não viajou a Belo Horizonte Apesar de o…