Falando de Flamengo – Atualmente uma discussão que ronda as redes sociais é quem é ídolo ou não com a camisa do Flamengo. Muitos querem discutir o que é correto ou não. Como responder essa questão que é muito mais subjetiva do que objetiva? Vejamos as definições encontradas sobre essa simples palavra. Consultando o dicionário, temos que ídolo é:
“Figura, estátua que representa uma divindade que se adora. Pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente.”
Pela vertente filosófica, uma das definições correntes é a citada por Francis Bacon: “Tanto em sua origem grega (eidolon), quanto em sua origem latina (idola), ídolo significa imagem. O enfeitiçamento dos homens perante as divindades é análogo ao que ocorre quando os seres estão presos às suas vontades, interpretações, idéias e preconceitos”.
Como definir quem você tem por ídolo? Como impor uma idéia a outro? Muitos rubro-negros tem Zico como seu ídolo principal. Aquele que lançou o Flamengo definitivamente no mapa mundial, tem seu local de divindade quase intocável.
Nos tempos atuais, essa discussão passa a ser mais complexa, até pela falta de grandes unanimidades e resultados. Adriano é ídolo? Pet? E a discussão da vez para saber se Leo Moura ocupa esse espaço ou não? Ronaldo Angelim ocupa bem esse papel, alguns acham. Outros já discutem se Fábio Luciano exerceu papel de ídolo ou não.
Contudo, a subjetividade do tema não nos permite a cravar se tal jogador é ídolo ou não. Seria como definir que cor teríamos que gostar, que comida preferida as pessoas deveriam escolher… Ou seja, subjetividade não permite campo para discussão.
Para mim, Zico, Leandro e Pet são ídolos. Entretanto, Léo Moura não é, apesar de respeitar toda dia história com a camisa rubro negra e títulos conquistados. Mas, não impede que eu aceite que você o tenha por ídolo e não achar Leandro um ídolo.
Ou seja, isso é uma escolha pessoal e que não podemos imputar em outros torcedores. Cada um com seu cada qual…
MEUS IDOLOS, Leandro, mozer, junior, andrade, adílio, tita, lico, nunes. ZICO NÃO É IDOLO, É UM DEUS
pra mim idolo tem que ser protagonista de um time…não precisa nem ter titulos..e isso é algo que o Leo Morto nunca foi.
Meus ídolos, que vi jogar, são Romário, Petkovic, Ronaldo Novo Deus da Raça Angelim e Adriano.
Léo moura foi um bom jogador e tal, mas não tenho ele como um ídolo.
o meu grande idólo antes de ZICO FOI DOVAL
Meus idolos Raul Leandro Marinho Mozer Andrade Junior Adilio Tita Nunes Zico e Lico O resto bons jogadores.