Resenha: Márcio Braga – Coração Rubro Negro.

Ser Flamengo – Márcio Braga é sem dúvidas o maior presidente do Flamengo. Isso fica claro por ser o presidente mais vencedor em toda história do Clube e também o que teve mais mandatos: Seis ao todo. Nenhum homem incompetente na sua função seria presidente do Clube mais popular do Brasil tantas vezes.

Essa semana li a sua auto-biografia “Márcio Braga – Coração Rubro Negro“, lançada no fim de 2013. Ano em que o entrevistei para a Série “Ex-Presidentes do Flamengo“. Márcio tem uma presença marcante. É gentil e atencioso. Foi um prazer, pois o admiro demais.

O livro me fez conhecer um Márcio Braga que não explorei em nossa entrevista. Só a sua biografia mostra. Aliás, ressalto que não sou fã das auto-biografias, gosto mais das biografias “não autorizadas”, mas não podia deixar de ler o livro por diversos motivos. Sou um apaixonado pela política do Clube e como venho ao longo de três anos entrevistando Ex-Presidentes e notáveis da vida política do Clube, não poderia ignorar a leitura. Não me arrependi.

Na biografia, conhecemos o Márcio Baroukel Braga. Assim ele assina como Oficial de Registro. Conhecemos o tabelião, o torcedor, o político, o filho, o pai… São muitos Márcios que a maioria talvez não conheça.

Márcio é formado em direito e se transformou em tabelião por indicação do presidente Juscelino Kubitschek. Márcio foi casado com a sobrinha do presidente. Ele confessa que quando começou não tinha experiência na área. Márcio modernizou a profissão. Levou ao seu cartório na época toda tecnologia que hoje nos parece primitivas. Foi Deputado Estadual duas vezes em 1982 e 1986 e tornou-se constituinte pela contribuição na elaboração da Constituição brasileira de 1988. Se tornou um homem bem sucedido.

Como torcedor e dirigente do Flamengo, Márcio nos contempla com grandes histórias. Uma delas é a entrega da bandeira do Flamengo ao Papa João Paulo II quando da sua visita ao Brasil em 1980. A foto que já rodou ao mundo tem uma história em particular. Márcio que estava no Morro do Vidigal para entregar a bandeira, viu que a missão iria por água a baixo quando o Papa começou a fazer um percurso diferente do imaginado por ele. Quem o salvou foi o vascaíno Dom Eugênio Sales, Arcebispo do Rio. Os Papas Bento XVI e Francisco também foram contemplados com um Manto Sagrado por Márcio Braga.

O envolvimento de Márcio Braga com a política do Flamengo vem antes de se tornar presidente. Ainda na primeira gestão do então Presidente André Gustavo Richer (1969-1971) que teria mais um mandato a frente do Clube entre 1972 e 1973, Marcio Braga junto com um grupo de Rubro-Negros que se reuniam regularmente para discutir assuntos do Clube, se uniram ao então presidente para ajudar a sanar as dividas do Clube que desde aquela época já sofria da precariedade em suas finanças. Vocês que acham isso uma novidade, se enganam. O grupo de Márcio e Carlinhos Niemayer conseguiu sanar com 90% da divida na época.

A FAF (Frente Ampla pelo Flamengo) nasce em 1976. Márcio foi candidato por acaso. E o “Grupo Forte”, assim era chamado do qual já falei anteriormente, contava agora com nomes como Walter Clark, João Carlos Magaldi e João Araújo. A FAF, baseada na Frente Ampla que reuniu Juscelino Kubitschek, Jango e Lacerda em Lisboa contra a ditadura, levou ao Flamengo um jeito diferente de angariar eleitores. Eles resolveram ir para fora do Clube. Mais ou menos como fez a atual diretoria em campanha, em 2012. Márcio Braga fez campanha até em São Gonçalo, onde moro. Bairro que fica bem longe do Flamengo. Márcio venceu a sua primeira de muitas eleições no Clube com 1.200 votos e desbancou o então favorito Hélio Mauricio que tentava a reeleição. No livro, há muitos detalhes dessa eleição.

A gestão de Márcio Braga introduziu no Clube uma administração que foi copiada por outros Clubes brasileiros e que perdura ainda até hoje, mas que na época era super moderna e não por acaso culminou com dezenas de títulos nos anos posteriores.

Em suas gestões, Márcio foi responsável pela criação do Baile Vermelho e Preto que acontece até hoje, mas longe do glamour dos anos 70 e 80. Lutou para que a Lubrax estampasse a sua marca no Manto Sagrado, o que veio a ser um pioneirismo, pois nenhum Clube tinha patrocínios na camisa e um novo tipo de receita para o Clube. Foi responsável também por levar não só ao Flamengo, mas a todos os Clubes do futebol brasileiro a receita com o direito de transmissão dos seus jogos que até 1977, as TVs não pagavam um centavo. Foi o responsável pela criação do Clubes do 13 e da Copa União em 1987. Bateu de frente com os maiores manda chuvas do futebol brasileiro e mundial que presidiam a CBF e a FIFA. Por descobrir um erro jurídico na reeleição de Ricardo Teixeira como presidente da CBF em 1992, o Flamengo entrou na justiça para anular o pleito. Teixeira recorreu ao seu sogro, presidente da FIFA que puniu o Flamengo com uma suspensão. O Flamengo ficou proibido de fazer jogos internacionais. Marcio Braga processou a FIFA e ganhou. Nunca um Clube havia processado a entidade máxima. Ainda mais presidida pelo mais sujo e corrupto de seus dirigentes na figura de João Havelange.

Márcio Braga merece um capítulo a parte na história centenária do Flamengo. Aos interessados na história e na política do Clube, leiam a biografia.

Informações do livro Coração Rubro Negro – Histórias do tabelião, cartola e político
Autor: Marcio Braga
Gênero: Biografia
Páginas: 288
Formato: 15,5 x 23 cm
ISBN: 9788564116641

@PoetaTulio

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Evidente que também cometeu seus erros, mas indiscutivelmente um grande quadro rubro-negro e dos maiores presidentes de nossa história. Um visionário em muitas questões, levou muita pancada quando bancou que a TV tinha que pagar pra transmitir os jogos, foi vencedor sempre, avançou, modernizou, foi progressista. Hoje apoia a atual gestão, pois continua a ser um grande rubro-negro...SRN

    • Márcio Braga foi o melhor presidente que o clube já teve. Ao contrário de muitos presidentes de clubes, não era comodista, teve a frente de sua época e implementou muitas ideias que revolucionaram a gestão de futebol no Brasil. Graças a ele o Flamengo foi o primeiro clube brasileiro a estampar na camisa um patrocinador. Ele lutou muito para que as TVs pagassem aos clubes e federações o direito de transmissão de futebol. Implementou uma filosofia nas categorias de base de fábrica de craques onde o resultado todos nós sabemos, jogadores revelados como Tita, Andrade, Leandro, Julio Cesar, Vitor, Figueiredo, Rondinelli, Adílio, etc...

  • So nao falou que praticamente faliu o clube com a contrataçao do Romario e do Edimundo o Romario por sinal vamos pagar ele ate 2020 e ainda tem coragem de falar que fez alguma coisa pro Flamengo so no Brasil mesmo,acompanho o futebol do Flamengo desde 1978 e nunca vi nada de bom que esse ladrao vez pelo Flamengo cuidado diretoria ele esta se aproximando o Zico ja alertou sobre isso ficam esperto isso e igual a gato chega e da o bote abre o olho Flamengo.

  • O Romário e o Edmundo não foram contratações do Márcio Braga e sim do Kleber Leite.

  • foi revolucionario na decada de 80.. depois virou ultrapassado e mostrou incompetencia quando ia pra imprensa chorar dizendo que o Flamengo estava falido, pedindo ajuda de governo..

  • Esse tem meu respeito! Sempre foi pé quente quando presidente...

  • Ganhou títulos nacionais importantes, mas poderia ter ido muito além!!! Surgiu como uma esperança de dirigente revolucionário nos anos 80 mas depois mostrou que não era nada disso!!! Fez loucuras financeiras e é tão responsável pela divida do flamengo como os outros ex-presidentes!!!

Notícias recentes

Pogba no Flamengo? Meia rescinde contrato com a Juventus e fica livre no mercado

Pogba pode retornar aos gramados a partir de 2025, após cumprir suspensão por doping A…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

Flamengo tem mais 1 desfalque confirmado para jogo do Brasileirão, contra Cuiabá

Filipe Luís tem mais uma 'dor de cabeça' antes de jogo do Flamengo contra o…

15/11/2024

Campeão da Libertadores com o Flamengo brilha na Inglaterra e ganha música da torcida do Sheffield United

Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…

15/11/2024

Ex-auxiliar de Tite conta bastidores de demissão do Flamengo

Tite e toda comissão técnica foram desligados pelo Flamengo no final de setembro O Flamengo…

15/11/2024