A torcida do Flamengo é totalmente diferente’ declara Beto

Jornal o Dia – Enquanto posa para fotos, no Maracanã, Beto ouve alguém gritar: “Vasco!” A resposta de quem foi tricampeão carioca em cima do rival é de bate-pronto: “Vai chorar depois, hein!” Agora ex-jogador, o rubro-negro desde menino dribla a patrulha do politicamente correto e garante que, neste domingo, o Flamengo vai passar por cima.

O DIA: Como foi ser tricampeão carioca em cima do Vasco?

BETO : Uma fase especial. Cheguei ao Flamengo em 1998, vindo do Grêmio. Já em 1999 fui campeão, depois em 2000 e 2001. Flamengo e Vasco têm muita rivalidade. Quando você entra em campo, já vem com tudo.

Você entrava na brincadeira da torcida sobre a freguesia do Vasco em finais?

Eu tinha amigos vascaínos e flamenguistas. Rolava aquela zoeira de falar: “Hoje a gente passa o rolo, não vai perder esse jogo.” Se sempre fosse nessa harmonia, seria tranquilo, não existiria essa violência que há. Os caras hoje se programam para brigar.

Provocação para apimentar o clássico faz falta?

Faz bastante. Não tem mais aquele jogador que provoca, que fala: “Quem é Vasco? Não conheço ninguém lá.” Hoje, você abre o jornal, mas não tem aquela apimentada. Antigamente, cutucava mesmo. Eu era um, o Eurico (Miranda, presidente do Vasco) falava também. Outro dia, eu estava vendo um vídeo de quando fomos campeões. Eu estava dando entrevista, quando chegou o Julio Cesar e disse: “Eurico, agora vamos passar lá para pegar aquele chope que você ia beber.” Era uma rivalidade sadia. Hoje, se trata mais de violência.

Se você ainda fosse jogador, o que diria para esquentar o clássico?

Eu falaria que a gente iria passar por cima. E que eles estão subindo agora da Segunda Divisão. Tem que respeitar, somos os atuais campeões cariocas.

E as embaixadinhas na final do Carioca de 2000?

Marcaram muito (risos). Os torcedores sempre falam. Teve uma final, perdemos de goleada, e eu fui expulso por causa da provocação (embaixadinhas do Pedrinho). Prometi uma vingança, mas não contei a ninguém o que seria. Acabei fazendo quando estava perto de acabar o jogo. Ouvi torcida pedindo, tive que fazer. Em três anos de Flamengo, ganhei oito títulos. Passagem rápida, mas marcante.

No ano passado, o Flamengo foi campeão com um gol irregular de Márcio Araújo. O que dizer da arbitragem?

São garotos novos, que querem mostrar serviço e acabam atrapalhando, prejudicando até a carreira deles. Há muitos erros. É tudo rápido. Nós vemos de outra forma pela TV.

Roubado é mais gostoso? Acredita em má-fé?

Roubado não digo que seja. É erro. E falta de experiência.

Você jogou para as duas torcidas. Qual é a melhor?

A do Flamengo é totalmente diferente. Empurra, mesmo se o time estiver mal. Canta, grita e incentiva. Isso mexe com o jogador. Eu falava: “Vamos para cima dos caras.” É diferente de todas. A do Vasco é mais inquieta. Nos momentos bons, fica bem. Nos ruins, vaia. Isso prejudica.

Como você, nascido em Cuiabá, virou Flamengo?

Minha família toda é Flamengo. Na primeira vez que vim ao Rio (1991) fazer teste, fui ver um Fla-Flu. O Flamengo ganhou de 2 a 1, gol do Nélio, de calcanhar. Perto da hora do jogo, não tinha mais como andar. Fiquei atrás do gol e me apaixonei pela torcida. Eu me arrepiava, chorava…

Milton Medeiros

Ver comentários

  • Vi uma imagem que mostrava que o golo do Vasco no 1º jogo foi ilegal. Afinal, essa imagem é real ou montagem, por que todo mundo só fala no gol impedido do Fla e não menciona o do Vasco ? Nem a diretoria do Fla se defende nesse sentido quando abordam o gol de Márcio Araújo. Tô quase desistindo de achar que era real a imagem do gol ilegal do Vasco.

    • Pra que ficar discutindo com perdedor? Deixa eles chorando sozinhos!

Notícias recentes

Gerson toma atitude surpreendente com Alcaraz em jogo do Flamengo

Capitão do Flamengo, Gerson chamou Alcaraz para cobrar pênalti na partida O Flamengo encarou o…

06/10/2024

Gabigol publica mensagem enigmática antes de jogo do Flamengo no Brasileirão

Gabigol está cotado para iniciar entre os titulares do Flamengo contra o Bahia neste sábado…

06/10/2024

Efeito Filipe Luís: Flamengo quebra sequência de 4 derrotas seguidas fora de casa no Brasileirão

Flamengo venceu o Bahia por 2 a 0, nesse sábado (05) No segundo jogo da…

06/10/2024

Alcaraz marca primeiro gol pelo Flamengo e rasga elogios a Gerson: “Uma referência”

Gerson entregou a bola para Alcaraz marcar o segundo gol do Flamengo de pênalti Carlos…

06/10/2024

Gabigol se declara ao Flamengo após completar 300 jogos com a camisa rubro-negra

Gabigol foi titular na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Bahia, pelo…

06/10/2024

Flamengo diminui diferença para Palmeiras e Fortaleza no Brasileirão 2024; veja tabela atualizada

29ª rodada do Brasileirão chegou ao fim neste sábado (05) Sete jogos encerraram a 29ª…

05/10/2024