Kleber Leite – Quem já não ouviu? Pois bem, até para os descrentes desta máxima, de que a justiça tarda mas não falha, está chegando a hora de presenciar, ao vivo e a cores, até porque será transmitido pela TV, se a máxima retrata a verdade, ou se não passa da “historinha do Boitatá”…
Como já é do conhecimento de todos, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o recurso do Flamengo e, desta forma, com o rubro-negro carioca vencendo esta penúltima batalha pelo título de Campeão Brasileiro de 1987, a decisão será do Supremo Tribunal Federal. Caberá ao mais importante Tribunal da justiça brasileira definir, de uma vez por todas, no campo do direito, quem foi o Campeão Brasileiro de 1987. Sim, no campo do direito caberá ao STF, porque de fato, ninguém tirará este título do Flamengo.
Para os mais jovens, relembro aqui que, neste campeonato, os clubes foram divididos em duas turmas. Uma, com os principais clubes do Brasil, e a outra, com clubes de menor expressão, como se segunda divisão fosse. Naquele tempo, havia o Clube dos Treze, espécie de quartel general dos clubes grandes, que reagiu a uma manobra política da CBF, que em decisão estapafúrdia, determinou o cruzamento das duas chaves, com campeão e vice de cada uma delas decidindo o título brasileiro. O Clube dos Treze, por decisão unânime, determinou que Flamengo e Internacional, respectivamente, campeão e vice da turma da primeira divisão, não deveriam participar deste cruzamento. E, como não poderia ser de outra forma, os clubes cumpriram a decisão do Clube dos Treze.
Na queda de braço, para dizer que quem mandava era ela, a CBF acabou proclamando o Sport Campeão Brasileiro de 1987. De lá para cá, muitas ações na justiça em que o clube pernambucano agiu mais rápido. Houve também um episódio importante quando o Sport lutava para fazer parte do Clube dos Treze. Nesta reunião, como representante do Flamengo, lembrei que o estatuto do Clube dos Treze determinava que, para que qualquer clube passasse a fazer parte da instituição, era necessária a aprovação, por unanimidade, dos clubes fundadores. Concluindo, disse na reunião nada ter contra a entrada do Sport como novo membro, porém para isto, o Sport deveria assinar o documento que já estava preparado, reconhecendo o Flamengo, junto com o Sport, como legítimos Campeões Brasileiros de 1987. O documento foi assinado pelo presidente do Sport e engavetado no Clube dos Treze, em função de “pressões irresistíveis” de “forças ocultas”… Este bendito documento só apareceu muito tempo depois, tendo sido encaminhado, já livre das pressões, por Fábio Koff, para a CBF que, diga-se de passagem, na gestão Ricardo Teixeira, proclamou o Flamengo como o Campeão Brasileiro de 1987. Depois, o Sport retornou ao judiciário cassando a decisão da CBF.
Vamos agora para o último capítulo. O julgamento final, que será transmitido pela TV Justiça, marcará talvez um fato inédito na televisão brasileira. Os números do IBOPE vão confirmar a maior audiência na história da TV Justiça, que vai ter mais gente grudada na telinha do que a maioria esmagadora dos canais abertos. Estará em jogo o interesse, e que interesse, de uma nação…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Ver comentários
Qual a data do julgamento? acompanharei, ae postem aqui a data e o link(apesar de eu nao precisar) quando souber em!!! a nação tem que acompanhar!
Que eu saiba o UNICO campeão brasileiro de 1987 eh o FLAMENGO.E vejo o discurso de justiça desse fracassado ex presidente que defende a divisão do q eh soh nosso por direito.
O Flamengo joga contra os times fortes e vence, vence o Inter na final e quem declaram campeao e o Sport que joga a segundona, no Brasil ten clubes corruptos que querem atrapalhar o Flamengo mas nao vao conseguir pois o Fla tem uma grande torcida e clube pra vencer essas dificuldades. O SP por seus interesses se comrrompeu nessa situaçao e vem se corrompendo, outros clubes tbm. Menos o Fla pq tem historia boa e nao gosta de ganhar desonestamente pois foi fundado para craques e jogadores esforçados tambem vencebdo por meritos!
A foto do time campeão de 87 oficial não é essa. A zaga era formada por Leandro e edinho, o gerson baresi que aprece na foto era reserva, a mesma coisa é a lateral direita que era formada pelo Jorginho no Mengão e na Seleção. Agora, que ainda acha que resta duvida de quem foi campeão, segue o time titular da campanha vitoriosa: Zé Carlos, Edinho e Leandro, Jorginho, Leonardo, Ailton, Andrade, Zinho, Zico, Bebeto e Renato Gaucho. Para quem viu esse time jogar, de quanto ele ganharia do Bayern hoje??? No minimo 3 x 0, só tinha craque, que se jogassem hoje o time valeria mais de 1 Bião.
Gelson vareis veio muito depois esse que vc se refere e o Zé Carlos segundo,vai se informar torcedor de radio de pilha.
Gelson baresi digo
Saudades desi grande time que jogava muito.
Que timaço. Tempos bons.
De recife pe aqui a torcida do sport e emprensa sao arrogantes quanto a existencia desse documento e nao admiten o flamengo campeao legitimo se cabando pelo fato do sport ir a libertadores
Sou de recife mas de fato o flamengo é campeao de 87 o mengao so jogou com grandes e o sport com times de menor expreesao
Pra quem não sabe... na época podia entrar na justiça comum, a regra da fifa foi feita depois disso em 96 ou 97 senão me engano... como timinho reabriu o processo depois de cbf considerar os 2 campeão... abriram depois do da regra ser criada em 2011 que ocasionou um erro jurídico por parte deles, visto isso, eu mandei um email pro fla em 2014 para verificar se realmente sport errou ao reabrir o processo pois estava claro que eles infrigiram a regra fifa abrindo processo na comum em 2011... com isso jurídico do fla analisou e levou para o CAS da fifa com todas provas da epoca, documentos assinados pelo sport e tudo.... casa deles irá cair finalmente.
Parabéns e obrigado Xara
Fica uma pergunta no ar: se o título de 87 do Fla não foi legítimo como alguns afirmam (inclusive setores judiciais) então como fica a situação das pessoas que pagaram para assistir aquele campeonato ? Não seria isso um ato passível de ressarcimento ? Se confirmar a vitória do Sport, os torcedores que foram ao espetáculo forma enganados; logo, isso se configura em propaganda enganosa, o que é passível de processo e direito de ressarcimento (talvez até com correção monetária).