A punição “faz de conta” do Tribunal carioca.

Compartilhe

Entre as Canetas – Neste sábado o Flamengo voltou a vencer no Estadual do Rio, 2 a 0 em cima do Friburguense, no Engenhão, e voltou ao G-4. Mas o que me leva a comentar esse evento não é o placar ou o que houve em campo. O que me causou tristeza foi o motivo de o jogo ter sido disputado no campo do Botafogo: a “punição” ao Flamengo pelo vandalismo de sua torcida em Macaé, invasão de vestiário e inaceitável agressão física ao goleiro Ricardo Berna. Tudo isso custou R$ 10 mil e a mudança de bairro, do Maracanã para o Engenho de Dentro, duas ou três estações de trem adiante. Detalhe: a punição ao Macaé foi a troca de mando da sua cidade para a distante Nova Friburgo.

Primeiro devo dizer que sou contra a punição ao clube por atos de vandalismo. Clube não tem poder de polícia. O senso de justiça no Brasil é, quase sempre, enviesado. Para não punir exemplarmente quem desrespeita a Lei, fica-se diluindo a culpa entre vários personagens. Sou, nesse caso, existencialista: quem invade a propriedade alheia, quem rouba, quem agride (no caso, tudo na mesma ação), tem de ser preso e não pode ser solto. As pessoas tinham de ser, primeiro, bem educadas na infância, depois, temerem a mão pesada do Estado e da Lei, para pensarem dez vezes antes de fazerem… bobagens. O diabo é que o Estado não anda se dando ao respeito, aí é mais difícil ainda.

Mas, já que o que eu penso não é o que vale, o que vale é o que manda a Lei. Se a Lei diz que o clube tem de ser punido, então o clube tem de ser exemplarmente punido, sentir o peso da Lei. No caso da decisão do TJD, ela pode até ter beneficiado alguns dos bandidos que invadiram o vestiário em Macaé: se algum deles mora no subúrbio ou na Zona Norte do Rio, o Enganhão é mais perto do que o Maracanã.

É triste ver que por R$ 10 mil – pagos pelo clube, lembremo-nos sempre – o sujeito esteja livre para invadir um vestiário, roubar o alheio e agredir um adversário. Solidarizo-me com Ricardo Berna, na constatação de que a integridade física não vale nada para quem julgou no Tribunal.

Tudo isso entristece, mata um pouco a ilusão com o futebol, mas em se tratando de futebol carioca, definitivamente não surpreende.

Ricardo Gonzalez

Notícias recentes

  • Notícias

Samuel Lino se aproxima de ‘duplo-duplo’ após classificação do Flamengo sobre o Cruzeiro

Flamengo eliminou o Cruzeiro da Libertadores com gol de Samuel Lino, no Maracanã A classificação…

20/08/2026
  • Manchetes

Pai de Gerson solta o verbo contra o Flamengo e revela tranquilidade no Maracanã

O que disse Marcão, empresário e pai de Gerson, após jogo do Flamengo x Cruzeiro?…

20/08/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Filipe Luís ignora pressão fora de casa e vence pelo Monaco na Conference

Monaco (FRA) venceu o jogo de ida dos playoffs da Conference League A primeira vitória…

20/08/2026
  • Manchetes

O estrago no rosto de Erick Pulgar após jogo do Flamengo x Cruzeiro na Libertadores

Como ficou o rosto de Erick Pulgar após jogo do Flamengo x Cruzeiro?   Erick…

20/08/2026
  • Destaque

Jornalista mineiro da Globo se emociona com torcida do Flamengo em jogo da Libertadores: “Nunca vi igual”

Pedro Rocha, da Globo, exaltou a torcida do Flamengo no Maracanã Dentro de campo, o…

20/08/2026
  • Manchetes

A explicação de Léo Ortiz sobre a ‘blindagem’ do elenco antes dos últimos jogos do Flamengo

O que disse Léo Ortiz sobre o momento vivido pelo Flamengo?   O zagueiro Léo…

20/08/2026