Além do Bojador

República Paz e Amor – Campeonato Estadual virou meu Bojador. Aquele cabo tão temido e imortalizado pelo Pessoa. Quem quer passar além do Bojador, tem que passar além da dor. É esse meu sentimento a cada jogo do Flamengo no Euricão 2015. Logo eu que sempre ADOREI o carioqueta. Sempre achei tão charmosinho jogar contra um América, um Bangu, um Madureira, um Bonsucesso da vida. Esses jogos-vintage. Essas partidas-retrô. Atualmente vou contando as horas, e fico ouvindo passos. Nós que precisamos passar por essa competição (precisamos?) combalida, falida e mal estruturada, temos que passar também além da dor. De tomar gol de Almir. De ter a obrigação de golear, mas vibrar com uma vitória sonolenta. Penso até, mesmo com uma teimosia aqui, uma escalação absurda ali, que o professor Luxemburgo segue trabalhando intensamente para fazer o Flamengo acontecer. Mas, tem elenco limitado, que ainda sofre com os chinelinhos por natureza e os desfalques do “acaso”. Everton, com edema na parte posterior da coxa esquerda; Arthur Maia, com desgaste também na coxa esquerda; e Jonas, que sofreu uma entorse no tornozelo direito. Sim, eu quero passar além do Campeonato Bojador. Sim, eu quero passar além da dor. Mas, desanimo e sou engolida por ele. Temo que minha embarcação suma nesse mar salgado do campeonato estadual.

Peço desculpas aos meus queridos 11 leitores (fora o banco). Sou discípula de Schopenhauer. É o Flamengo como vontade e representação. E isso vai muito além do mundo. É o pessimismo tomando conta de mim durante 90 minutos. Aquele jogo maroto na quarta à noite, aquela partida desafiadora de assistir no Engenhão. E o time do Flamengo passa a ser a representação, uma tradução, daquilo que meus sentidos fazem a partir das informações advindas do “mundo exterior”, leia-se, do gramado. E aí, desanimo. E imploro para São Judas e toda milícia celeste para que a diretoria trabalhe, trabalhe e trabalhe dia e noite por reforços para o Brasileirão. Nós merecemos um Campeonato Brasileiro decente. Nós merecemos um ELENCO. Por favor, segurem aqui a minha mão. Me abracem. Vocês que curtem uma marcha, me arrastem, e sigamos juntos pedindo reforços. Como uma boa discípula que sou, ou uma discípula boa, dos “Arthurs” [Schopenhauer, Antunes Coimbra, Muhlenberg] – estou infame hoje, reparem – sei que a vontade é destituída do princípio da razão. E que cada um de nós (torcedores rubro-negros) temos a nossa vontade particular e seguimos lutando contra outras vontades políticas, uma luta inglória que culmina em…sofrimento!!!! Mas, se me revisto do rubro-negrismo de nascença, reconheço que há somente uma vontade nessa vida: Vencer, Vencer e Vencer. Sim, essa vontade de Flamengo, livre, independente e essencial do universo. Que supera todo sofrimento (ou pessimismo): SER FLAMENGO.

Volto ao Pessoa. Ao Bojador. E a dor. E lembro que Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas foi nele que espelhou o céu. E de súbito passo a acreditar que as “peças que ainda faltam” serão preenchidas, e que veremos espelhados nessa realidade incerta de um time “em formação” as vitórias que convencem, os títulos que merecemos e a conquista do MUNDO que desejamos com muita vontade e acima de tudo representação rubro-negra.

Pra vocês,

Paz, Amor e Vontades.

Milton Medeiros

Notícias recentes

Ex-jogador do Flamengo ‘chora’ em jogo do Campeonato Espanhol; entenda

Zagueiro Natan, Ex-Flamengo, saiu machucado em jogo do Real Betis (ESP), na La Liga O…

07/10/2024

Gabigol faz pergunta inusitada a filho de Everton Ribeiro, ex-Flamengo

'Totói', filho de Everton Ribeiro, foi cumprimentar os jogadores do Flamengo antes de jogo contra…

07/10/2024

Filipe Luís repete frase de Jorge Jesus antes de vitória do Flamengo no Brasileirão; veja vídeo

Filipe Luís tem início animador como técnico do Flamengo Não é segredo para ninguém que…

07/10/2024

Filipe Luís muda período de treinos no Flamengo na 1ª semana de Data FIFA

Filipe Luís completa uma semana como novo técnico do Flamengo Os jogadores do Flamengo se…

07/10/2024

Ex-Flamengo é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Léo Medeiros, que jogou no Flamengo de 2006 a 2008, é o novo prefeito de…

07/10/2024

Fluminense pode perder titular absoluto para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Jhon Arias estará à disposição da Colômbia para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo…

07/10/2024