Até quando?

Hoje Mugni volta a ser titular, depois de tomar vaia no final de semana.

É óbvio que ele não tá jogando o que a gente gostaria, mas até quando esperar pra ver se “vinga”?

Quando se fala na qualidade do futebol do Mugni, volta e meia ouvimos o nome do Conca. “Ah, mas o Conca demorou a jogar bem. O Conca do Vasco não era isso tudo.” Mas até que ponto isso é verdade?

Conca jogou no vice por 7 meses em 2007, e já mostrou que sabia jogar bola. Não foi o destaque (era Leandro Amaral) e nem o time foi maravilhoso, mas foi suficientemente bem pro River Plate, que já tinha emprestado ele 3 vezes, bater o pé e dizer que só aceitava vender em definitivo. Ou seja, ganhou mercado.

O Unimed F.C. comprou em 2008 e, no primeiro semestre, ou seja, ainda dentro do primeiro ano dele no Brasil, ele era titular e um dos principais jogadores do time do Florminense vasco-campeão da Libertadores.

Ou seja, Conca no 1º ano no Brasil jogou, sim, muito bem! É errado dizer que ele demorou a se adaptar. Ele pode ter jogado ainda melhor alguns anos depois, mas foi bem no seu 1º ano.

E o Mugni? Bom, ele é um pouco mais novo que Conca ao chegar no Brasil, mas ainda é um garoto de 23 anos que mora sozinho num outro país. Realmente não é fácil. Mas até quando vamos esperar que ele jogue bola?

Quer outro que foi destaque e no seu primeiro ano já jogou muito bem? Nosso novo sonho, Montillo. Outro? Tevez. Outro? Neymar (que está muito melhor no 2º ano de Barcelona, mas no 1º ano já mostrava alto nível). Mais um? D’Alessandro.

Quer exemplos de jogadores sulamericanos que não fizeram nada no Brasil? Lanzini era vendido como jóia do River. Foi banco no Flor, voltou pro River e foi banco e hoje joga no “mundo árabe”. Guerrón acabou com os tricoletes em 2008, foi o melhor jogador da Libertadores, e foi vendido pra Europa. Não fez nada lá, não fez nada no Cruzeiro, não fez nada no Patético do PR e foi parar na China, onde mesmo fazer muito é não fazer nada. Matinuccio até outro dia era reserva do Zé Love no Coritiba. Scocco, Aranda e muitos outros completam a lista dos que não fizeram nada por aqui.

Resumindo, alguns jogadores que tiveram grande destaque, no primeiro ano já jogaram bola, embora não fosse o auge. Outros que não fizeram nada, não fizeram nada desde o início e caíram no esquecimento.

Dentro desse quadro eu teria vendido o Mugni pro “mundo árabe”, se é que realmente teve proposta, já que o melhor que ele pode apresentar me parece ser pouco, tendo em vista os 15 meses de clube sem nenhuma demonstração interessante.

Mas não venderam e ele faz parte do grupo, então torço muito pro Mugni comer a bola e me acho bem paciente, mas… Até quando?

E você, já perdeu a paciência com ele ou ainda acha que dá?

ps: eu me recuso a vaiar qualquer jogador que estampe CRF no peito enquanto ele estiver em campo. Primeiro porque vaiar o cara não ajuda nada. Nunca vi jogador melhorar por ser vaiado. Segundo porque eu me sinto vaiando o próprio Flamengo. Mas, se for na hora da substituição, não critico quem vaia, já que essa é a maneira que o torcedor tem de fazer com que ouçam sua indignação.

SRN!

Seja sócio-torcedor!

Róbson Coimbra

robsoncoimbrafla@gmail.com

Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.

Ver comentários

  • Foda-se deixa o cara jogar!!!
    O carioca e pra isso, valorizar esse perebas da base e mugnis da vida, quem sabe da pra enganar uns bestas do mundo árabe e chinas
    Como hernani "brocador"
    A torcida as vezes só atrapalhar

  • Robson...comento pouco no site...mas sua observação no final me fez salientar que realmente a torcida do Flamengo precisa aprender a não vaiar e reaprender a torcer. Vaiar é válido, de certa forma...é seu direito, sim...mas diabo faça isso no fim do jogo, assim você demonstra que está ali para torcer e apoiar, mas que está descontente. Fui ao jogo contra os chorões...a proporção era 4x1 e os caras cantaram mais que a gente...tô incrédulo até agora. Não sei se é perfil, não sei o que mudou, em 2013 fui a 20 jogos no maraca e era intragável as vezes...rapaziada vaiando nego no telão rsss, mesmo CE eu não vaiei ( xinguei muito, mas não vaiei)...2014 fui a mts jogos tb...vi uma melhora, agora vamos voltar a essa palhaçada de vaiar td hora e achar um cristo.

    • Quem vaia jogador no meio do jogo simplesmente é um paspalho, como foi citado no texto nunca vi jogador melhorar depois que é vaiado, se ele está ali vamos tentar pelo menos torcer pra dar certo. Quando for substituido, se merecer, vaia, xinga a mãe...

  • Temos que recuperar o título de "Magnética"...sei que não seremos nenhuma "la guardia imperial", mas precisamos voltar a vibrar e apoiar, sabemos que isso faz diferença e já nos salvou várias vezes.

  • Eu acho que o Mugni foi apresentando com muita expectativa de ser titular e resolver o meio de campo, quando na verdade ele deveria ser um jogador menos visado tendo em campo alguem que chamasse a atenção positivamente do torcedor e decidisse os jogos... Assim Mugni seria coadjuvante, e como assistente ele ajuda sejam sinceros, de vez em quando ele da um bom passe, faz um golzinho... Deixa o cara ir jogando, quem sabe ele amadurece... Se nao amadurecer vai embora e da espaço pra outro, simples.

    • Concordo com o Duarte, Mugni pode até não jogar essa bola toda, no entanto, a expectativa em volta dele foi grande, inclusive até a mística 10 ele teve que ostentar, e sejamos sinceros, para carregar a 10 do Fla, o cara tem que jogar o fino da bola. Resumindo, ele compõe elenco, e pode ajudar e muito o Fla, mas para isso, a torcida precisa ajudar e não ficar vaiando... Já é difícil jogar nesse time (pelo peso da camisa), se a torcida começar a cornetar, esqueçam, podemos trazer o Conca que não vai render... Vejam o Love, na segunda vez que voltou para o Palmeiras não jogou nada, então veio para o Mengão, e deslanchou; Por quê? Por que apoiamos por ele jurar amor ao Fla. Nos Gambás acredito que ele não jogará o que jogou no Mengão.
      SRN

  • Penso que o Mugni deveria ser emprestado para alguma equipe menor para o Brasileiro. Goias, Coritiba, Ponte Preta..., o importante é ir em uma equipe para ser titular. Tempo de jgo em uma equipe com menor pressão. Se destacando, teriamos um bom jogador pra 2016, agora se não conseguir destaque, bom, coloca no mercado.

  • Estamos cada vez mais com fama de corneteiros que não dá espaço e não apoia... Espera o retorno, sem investir... Temos que mudar essa historia, parar de ficar só no discurso do tamanho da torcida e rasgar a garganta apoiando o time nos estádios! Aplaudir e apoiar muito as coisas boas e ter paciência com os jovens.

    • Falou tudo. Alguns ficam no discurso de maior torcida, maior do Brasil......e se esquecem do apoio que o Clube e os jogadores,,principalmente os mais jovens, precisam.

  • Esse cara aí mto corneteiro. Quer comparar mugni com com neymar, tevez, dalessandro. Nenhum deles foi negociado como promessa, todos foram a peso de ouro. O mugni é uma aposta. Pra ter craque tem q abrir o bolso, e isso é algo q o mengão não pode fazer agora. Por isso temos q ter paciência , daqui a pouco vã estar queimando os moleques da base. Espera só...

    • "Por isso temos q ter paciência..."
      É meu caro Leonardo! E bota paciência nisso com esse gringo...

  • Parceiro, a verdade é o seguinte: nós torcedores rubro-Negros, e principalmente os do Rio de Janeiro, têm que modificar esse jeito ortodoxo de torcer. Ou seja, quando a bola estiver rolando temos que apoiar ao máximo os jogadores [sejam eles pernas de pau ou não] até o final. Depois, sim, temos todo o direito como espectadores de reclamar da apresentação. Isso de reclamar, xingar, mandar o técnico para aquele lugar não adianta! Infelizmente, mas muito infelizmente mesmo, tenho que reconhecer que em relação ao modo que as gaivotas do CUrinthians, por exemplo, torcem, faz mais efeito do que a nossa [do Mengão]. Se conseguirmos torcer com mais veemência, com mais entusiasmo, aí, parceiro, não tem jogador [Mugni] que não se motive!!! Abraços, Nação Rubro-Negra!!!

    • Concordo plenamente com vc. Temos que incentivar incondicionalmente. Esse é o principal papel da torcida. É só para frisar, torcida também ganha o jogo.

    • Infelizmente não tem raça de argentino. Muito disperso, não tem noção do que está fazendo em campo. Agora observem o Matheus Sávio dos jrs, vai dar caldo.

  • As vezes fico pensando, naquela história de que a camisa pesa, acho que não, acho que na verdade é a torcida é que pesa e não a camisa, vcs acham que a todo momento todos os jogadores do Flamengo tem que ser o de 81, só lamento!

  • engraçado, se o conca sempre foi tão bom, por que o River Plate emprestou ele 3 vezes?? emprestou ele porque ele jogava bem??

    • o conca era titular do universidad católica foi campeão usando a camisa 10 ,o mugni era um dos piores jogadores do colon ,tava um ano sem fazer gols