Lancenet – Durante o Carioca, o Maracanã adotou a medida de economizar energia em determinados jogos, com menor apelo, para diminuir o consumo. Mas, segundo a concessionária que administra o estádio, a prática não é nem cogitada para os clássicos, como ocorreu no Flamengo x Vasco de domingo.
– Tínhamos um sistema de economia de energia, adequando o estádio para o Carioca. Nos jogos que passaram, com menor apelo, houve diminuição de luz, alinhada com os times participantes. Mas no clássico estava com 100% de iluminação. Com bomba, sistema de segurança, nunca vamos fazer isso (economizar) – explicou Celso Stanzani, diretor de engenharia do Maracanã.
Quando a luz do estádio foi reduzida, em jogos grande x pequenos do Carioca, o intuito também foi diminuir os prejuízos ocasionados pela equação baixo público + gastos com operação = baixa arrecadação.
Outra forma de economia envolve a drenagem do gramado.
– Nós guardamos no reservatório de reuso da água para o gramado. Como coloca-se nutrientes e produtos, isso potencializa o tratamento. Água que cai no gramado, volta para o gramado – explicou Celso.
O próximo clássico no Maracanã será domingo, às 16h, entre Vasco e Botafogo.