Encontro de Sócios, Diretoria e Presidente do Flamengo

Na noite desta quinta-feira, 12/03/15, a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo, mostrando mais uma vez seu compromisso com a transparência da gestão e a abertura do diálogo com seus sócios e torcedores, promoveu um encontro informal e descontraído na sede da Gávea com o Presidente Eduardo Bandeira de Mello.

O encontro teve uma grande surpresa para os presentes, a participação ilustre de alguns Vice-Presidentes e Presidentes de Poder do Clube, Walter D’Agostino, Vice-Presidente e Vice-Presidente do Patrimônio Histórico; Flávio de Araújo Willeman, Vice-Presidente Jurídico; Rafael Strauch, Vice-Presidente do Fla-Gávea; Mario José Soares Esteves Filho, Presidente do Conselho Fiscal; Maurício Roberto Gomes de Mattos, Presidente do Conselho de Administração; Rodrigo Villaça Dunshee de Abranches, Vice-presidente do Conselho Deliberativo e Gil Bernardo Borges Leal, Presidente da Assembleia Geral.

Educado e simpático como de costume, o Presidente EBM cumprimentou individualmente e agradeceu a presença de todos os 20 convidados, e afirmou a importância de realizar encontros periódicos como este, para ouvir críticas, sugestões e apresentar os rumos da administração do Clube.

Com pauta diversificada, e apresentada pelos convidados, o encontro ocorreu como um bate-papo, mas de grande seriedade, e, sem nenhum dos presentes da diretoria se esquivar de nenhum assunto, foi abordada a relação com a FERJ, o Programa de Sócio-Torcedor, Esportes Olímpicos, Fla-Gávea, o projeto das arenas do Flamengo, dentre outros assuntos.

FERJ

O Flamengo sobre protesto, mas em respeito aos seus torcedores e patrocinadores,  joga o carioca 2015, com a certeza de um modelo falido que causa prejuízos aos clubes. Entretanto estudamos intensamente posições que nos permitam jogar em 2016/2017 em novas condições.

Sócio-Torcedor

Sabemos que ainda não é o modelo ideal que desejamos, nem compatível com o tamanho de nossa torcida, mas trabalhamos para aprimorá-lo sempre. Mesmo nas condições atuais, representa uma receita importantíssima ao clube, próximo ao patrocínio da Adidas. Temos certeza que no futuro, com o apoio da torcida, o Programa de Sócio-Torcedor poderá ser a maior receita do Clube.

Em breve teremos boas surpresas para apresentar, que esperamos agradem aos nossos torcedores e nos permitam o aumento desta receita tão importante ao Flamengo. Lembrando que quando atingirmos a marca de 80 mil sócios-torcedores, teremos uma grande contratação.

Arena multiuso

É um projeto de primeiro mundo, real e viável, entendemos que o Rio de Janeiro merece esta iniciativa, principalmente por estarmos às vésperas do Rio 2016.

Seria construída 100% com recursos privados, sem recursos públicos e nenhum custo ao Flamengo. Com aproximadamente 4 mil lugares, esta arena poderá abrigar além do basquete, o futebol de salão, vôlei, entre outros eventos.

Entendemos que com os projetos de mobilidade urbana em andamento na cidade e a nova linha do Metrô próxima à arena, não teremos maiores problemas. Já conversamos com diversos setores da sociedade, todos estão de acordo, esperamos em breve cumprir as exigências do IPHAN e enfim anunciarmos esta obra tão importante para o Flamengo e a Cidade.

Arena do futebol

É um sonho antigo de todos. Pensamos no projeto para construção, viável como a arena multiuso e já conversamos com alguns setores.

Mas trabalhamos em três frentes paralelas e não excludentes. A construção da arena na Gávea ou em outro local, e ainda o uso do Maracanã.

Aguardamos atentos o desdobramento dos fatos entre a concessionária e o Governo Estadual. Hoje nos preparamos para alternativas possíveis.

Fla-Gávea

Sabemos que a sede possui deficiências, que está aquém do que os associados e a grandeza do Flamengo merecem, resultado de anos sem investimento.

Ao longo da nossa administração, temos realizado algumas melhorias em infraestrutura, e muitas ainda são necessárias. No momento vamos reformar o campo society, com toda troca da grama, além da construção da nova piscina olímpica em abril, que será a mais moderna do Brasil, com recursos captados através de Leis de Incentivo.

Dívidas do Clube

Hoje somos o único clube do Brasil que está reduzindo a sua dívida. É claro que ainda temos uma dívida muito grande, quando assumimos encontramos uma dívida apurada de quase 750 milhões de reais, que veio sendo reduzida ao longo do tempo, hoje com o fechamento de 2014, temos uma dívida próxima de 577 milhões de reais com a tendência de continuarmos diminuindo.

Paralelo a isso, esperamos um grande aumento de receita, com o aumento do Sócio-Torcedor e outras fontes, e para 2016 com um novo contrato de TV em outro patamar, poderemos ter um faturamento anual superior ao nosso endividamento, o que seria impensável há algum tempo atrás.

É claro que isso não se consegue sem sacrifícios, e o sacrifício maior foi o de vocês, torcedores, mas não havia outro jeito, tínhamos que honrar os compromissos como pessoas de bem, pagar impostos e salários em dia. Hoje atingimos um patamar de credibilidade que nos permite alavancar novos negócios. Fruto disto, ganhamos o prêmio por nossa transparência financeira.

Futebol

Tivemos de fazer sacrifícios em nome da saúde financeira do Flamengo. Mesmo sem grandes investimentos, e com o apoio fundamental da torcida, conseguimos ganhar 2 títulos. Queremos sempre mais. Fomos e continuaremos sendo responsáveis, na certeza de que estamos no caminho certo. Em breve os resultados acontecerão com o Flamengo mais forte. Lembrando que quando atingirmos a marca de 80 mil sócios-torcedores, teremos uma grande contratação.

Mata-mata

O Flamengo não tem posição oficial pois no momento não existe esta discussão. Foi apenas algo comentado entre alguns dirigentes no Comitê Técnico da CBF e externado de forma precipitada à mídia. É claro que se houver algo a respeito iremos debater e decidir o melhor para o Flamengo e o Futebol.

Cotas de TV

Isto é uma relação privada entre duas entidades, o Flamengo e a TV. E sempre iremos lutar por nossos interesses.

Esportes Olímpicos

Hoje conseguimos e comemoramos a auto-suficiência e a sustentabilidade dos Esportes Olímpicos do Flamengo. Em 2013, encontramos um orçamento anual de 19 milhões de reais, e receitas de apenas 2 milhões de reais. Um déficit de 17 milhões de reais excluindo o remo, e que era suprido pelo futebol.

Hoje através de leis de incentivo e patrocínios diretos, captamos 38 milhões de reais para um orçamento de 38 milhões reais.

Eleições

Sabemos que no Flamengo o processo eleitoral se inicia logo quando se termina a eleição, mas acreditamos que ainda é cedo para se falar sobre isso. A partir de julho/agosto iremos nos posicionar.

Durante o encontro de pouco mais de 2h30, idéias foram sugeridas e debatidas, críticas realizadas, e ao final, elogios realizados pela diretoria aos convidados, incentivando à participação ativa de todos sempre que possível, com sugestões e críticas, afirmando mais uma vez o interesse e compromisso da diretoria em manter o diálogo com todos em prol do fortalecimento do Clube de Regatas do Flamengo.

Novos tempos na Gávea.

SRN.

Wagner Silva

wgrsilva@hotmail.com

@wgrsilvacrf

Ver comentários

  • Na cota de Tv o Flamengo devia ganhar quase no maximo com o tempo uns 400 milhoes, na Inglaterra pagam 500. E isso seria praticamente o justo pela grandeza do Fla, ou pode ser mesmo os 500 ou mais de outras emissoras juntas... O estadio tem que ser em outro local pra 40 ou 50 mil, Maraca joga so os jogos acima desse publico 70 mil. Com o estadio o Fla pode alcançar 200 mil socios que e um dos sonhos! Assim o Fla teria dinheiro pra manter o estadio, renda mt grande sem precisar pagar alto aluguel pro Maracana, e investir mantendo time forte para o Flamengo, O Fla pode acançar isso pela grandeza em historia no futebol, torcida e porque merece muito mais titulos, basta pensar assim, pensar em ser ousado nas decisoes, essa diretoria esta na direçao do desenvolvimento do Fla, o presidente do Inter estava certo, se o Flamengo acordar mais pode ganhar todos os titulos que diputar por decadas, titulos internacionais... O Fla ten que correr atras pra alcançar. E pode sim!

  • DEPOIS DE NOSSO REI ZICO ESTA ATUAL DIRETORIA É O QUE MELHOR ACONTECEU AO FLAMENGO PELO MENOS NOS ÚLTIMOS 40 ANOS ::::: sempre FLAMENGO / sempre SÓCIO TORCEDOR ::: VIDA EETTEERRNNAA AOS BLUES.

  • Cadê o Wallim, por quê ele nunca aparece nessas horas? Vida longa aos Blues...

  • Infelizmente temos somente 55 mil sócios torcedores que acreditam no trabalho sério dos caras. Quem não é sócio não entendeu que essa é a hora de ajudar pois os caras trabalham. Quem ler esse texto e não for sócio lembrem se .
    NADA DO FLAMENGO E TUDO PELO FLAMENGO ....SE de um sócio satisfeito.

  • Uma coisa que sempre me vem em mente é o Flamengo começar a investir em um "mascote"... No Brasil ninguém investe de verdade nessa área, os que fazem são pouco divulgados. Se olharmos os principais esporte dos EUA eles investem pesado no pré-jogo e nos intervalos, eles fazem um show a parte e isso chama o publico. Isso é marketing, as crianças teriam algo voltado para elas e teriamos mais um produto para presentear os socios-torcedores.

    • Boa Jonas!

      Poderia ser o Super Buh! Uma alusão ao super urubu que poderia ser divulgado em diversas mídias e até em um canal próprio na internet, para crianças em formato de desenho.
      Legal seria se alguém da aqui levasse essa ideia na proxima reunião com a diretoria.
      SRN

  • Eu não consigo entender que ainda existe sócio que vota em outra chapa.Será porque?

  • Pena que só 55 mil rubro negros entenderam o momento histórico que o clube está passando e se tornaram STs.
    Essa é a melhor diretoria da história recente do Flamengo , estão colocando o clube nos trilhos e se a torcida " acordar " e aderir ao ST o caminho será mais curto !!
    AVANTE BLUES !!!

  • O Estádio poderia ser em Deodoro. Aproveitar a cessão de áreas federais para o complexo olímpico e as obras de infra de transporte que atenderão essa área.

    • Reclamam muito do torcedor rubro-negro por não dar a importancia ao ST que ele merece. Desde que foi criado, foi falado que o ST era para gerar receita para contratações e isso na verdade poucas vezes aconteceu. Acho até que a receita do ST está sendo usada para pagamento de dívidas, por isso cancelei meu ST e só vou voltar quando a finalidade do projeto for obedecido como prometido. A renda do ST é para reforçar o elenco e ponto. Por isso tanta demora em contratar 3 jogadores que é urgente.

      • Ptoste é democracia e um direito seu, mas o ST sempre foi dito como uma receita a mais para o futebol, e o futebol do Flamengo é o maior devedor. Eu tenho ST desde Março de 2013, e só vou cancelar se entrar alguma diretoria ligada a corja do passado ou que esqueça o principio assumido em 2013 de se um clube cidadão e pagar suas dividas. Eu estou feliz com o clube, e o ST é minha forma de dizer isso, chega de chacotas de clube mau pagador, chega de desrespeito a cidadania com o clube sonegando impostos e apostando na inimputabilidade. Além disso tudo, eu vejo o elenco melhorando e se o desse ano ainda não é o melhor do Brasil, já tem condição de brigar na parte de cima em todos os campeonatos. Estou muito confiante, que mantendo a linha e a diretoria atual, seremos gigantes financeiramente em 2017, é ter paciência, pois 50 anos de descaso não se corrige em 2 anos somente.

  • Faltou falar ai sobre o CT, a sede do morro da viúva e o casarão de são conrado. Uma idéia interessante talvez fôsse vender o casarão que está todo destruído e aplicar toda a grana no CT ninho do urubu. Mas os caras são lentos demais para resolver essas pendências. Tinha que ser o flamengo.

    • Magnum a diretoria conseguiu sim dar um direcionamento para mansão, trocando por algumas salas comerciais que seriam construídas no local e renderiam uma renda mensal com os alugueis, mas o conselho reprovou a troca.
      SRN

  • Sempre falam do preço do st que é caro, isso é mentira o nosso socio não é caro explico isso com apenas uma pergunta será que o flamengo não tem 300 sócios que podem pagar 30,00 só no rio de janeiro já era para ter esse número de sócios mas só fazem reclamar.