Eurico Miranda – Tiro indireto na política rubro-negra

ESPN – Eurico Miranda voltou à presidência do Vasco há menos de quatro meses. Desde o dia 2 de dezembro, data de sua posse, a configuração política do futebol carioca mudou. Houve interferências diretas na relação de clubes com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e indiretas do velho cartola até na política interna do arquirrival Flamengo. O Consórcio Maracanã ganhou um desafiador público. O Fluminense, novamente, teve um rival nos bastidores como na década de 90.

Na gestão de Roberto Dinamite, o Vasco se posicionava ao lado de Flamengo e Fluminense contra a Ferj e seu presidente, Rubens Lopes. A simples volta de Eurico fez o tabuleiro do futebol carioca balançar. Fiel escudeiro da Federação, Eurico causou um terremoto político ao se agarrar a dois pontos: o lado da torcida vascaína no Maracanã e a cobrança de ingressos mais baratos para o Campeonato Carioca. E atingiu em cheio a dupla Fla-Flu e o Consórcio que gerencia o estádio da final da Copa de 2014.

Rubro-negros e tricolores têm contrato acertado com o Consórcio que gerencia o estádio. A obrigatoriedade de preços mais baixos significaria menos lucro ou prejuízo. Eurico se posicionou ao lado da Ferj e viu a relação dos clubes rivais com a entidade implodir. Trocas de notas oficiais, ameaças de desfiliação, acusações mútuas.

De longe, o presidente vascaíno assistiu a tudo. E foi mais incisivo com o Fluminense, ao garantir que não jogaria clássico com o rival se a torcida vascaína não voltasse para o lado direito das cabines de rádio e tv no estádio, como ocorria desde 1950. O Tricolor lembrou de um contrato de exclusividade do setor. O jogo foi realizado no Engenhão, com vitória vascaína.

Acuado, o Fluminense respondeu de forma direta, variando entre notas oficiais irônica ou mais agressiva. Agora, a Ferj ameaçou o clube das Laranjeiras de suspensão e cobrou dívida antiga, no valor de R$ 400 mil, não reconhecida pelos tricolores. Em entrevista ao jornal Extra, Peter Siemsen disparou contra Eurico, insinuando que o dirigente poderia estar em busca de vantagem política com a briga sobre o lado do Maracanã. Ex-deputado federal, Eurico, ao seu velho estilo, disparou em nota oficial:

“Preciso ressaltar que tenho mais anos de futebol do que ele tem de vida. Não dou o direito a ele de se referir a mim como se estivesse falando com alguém de sua relação”.

Tiro indireto na política rubro-negra

A influência de Eurico Miranda no cenário político carioca não se restringe apenas à Ferj, onde já sentou na cadeira destinada ao presidente, Rubens Lopes, em algumas coletivas de imprensa. Eurico propôs a redução de ingressos e bagunçou o cenário político do Flamengo. Revoltado com a imposição da Ferj e do dirigente vascaíno, apoiada por 12 clubes, o então vice de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, cobrou atuação mais forte do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

O tom político utilizado pelo presidente rubro-negro e a costura de um acordo para um jogo no Maracanã contra o Barra Mansa mesmo após abandonar uma reunião em fora xingado por Rubens Lopes irritaram Bap. Um dos cabeças do grupo eleito no fim de 2012, o dirigente deixou o Flamengo, rompeu com Bandeira e promete fazer oposição ao mandatário. O cenário azul da eleição rubro-negra, no fim deste ano, tornou-se cinzento. Indiretamente, com influência de Eurico Miranda.

No toma lá, dá cá de notas oficias do futebol carioca, até mesmo o moderado presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, eleito em dezembro, entrou na dança. Irritado por ter sua atuação ao lado da Ferj na guerra com Flamengo e Fluminense contestada por Peter Siemsen, o presidente alvinegro também disparou contra mandatário tricolor via nota oficial.

Nas correntes políticas de clubes rivais, como Flamengo e Fluminense, muitos viram o retorno de Eurico como um sinal de alerta. Os problemas eram considerados até previsíveis. Mas Eurico deixou o cenário em meados de 2008. Em uma década, a renovação de cartolas no futebol carioca existiu, mas grande parte jamais havia conhecido de perto a personalidade de Eurico. Até mesmo o Consórcio Maracanã o encarou com ressalvas, embora analise que se trate de um adversário que deixa claras suas prioridades.

Ao se eleger novamente presidente do Vasco, Eurico Miranda por vezes utilizou o bordão “o respeito voltou”, referindo-se à sua atuação à frente do Vasco, combalido após anos temerários de Roberto Dinamite no poder. Mas ao voltar com o respeito para o Vasco, Eurico voltou também ao seu modo, com influência direta no terremoto que assolou o tabuleiro político do futebol carioca no início deste ano.

Milton Medeiros

Ver comentários

  • Eurico é isso, divide para governar. Foi assim em 98 e vai ser assim agora. Se aliada aos poderosos de plantão para causar divergências e sair vencedor. Já escrevi que em minha opinião Flamengo e Fluminense devem estar sempre em alerta contra qualquer atitude desse senhor. O presidente Eduardo Bandeira de Melo esta correto em sua atitude contra a federação do Rio que é uma merda comandada por um bosta que não olha nem um pouco para seus afiliados. Promove um campeonato ridículo e totalmente deficitário. A única beneficiada é a própria entidade comandada pelo sr. Roubo Lopes. Agora com a assinatura da LRFE assinada ontem pela presidente e que teve atuação marcante do nosso presidente os clubes poderão formar uma liga, terão essa alternativa. É hora de Flamengo e Fluminense darem um basta e tomarem a iniciativa de se desfiliar da ferj e criarem uma liga.

  • Ainda bem que reelegeram esse palhaço no vice da gama. Agora aquela porcaria fecha as portas.

  • Paulo Cesar de Souza e Mello, os clubes não precisam se desfiliar da federação pra criarem uma liga, a Lei Pelé garante isso. Basta ter o aval da CBF, assim como acontece com a Superliga de Volei e o NBB.

  • "Preciso ressaltar que tenho mais anos de futebol do que ele tem de vida. Não dou o direito a ele de se referir a mim como se estivesse falando com alguém de sua relação”. (Eurico Miranda)
    Vale ressaltar também que não será o mesmo tanto de anos que esse velho desgraçado, tem para viver. E somente na Federação do Rio que ele exerce a péssima influência que sabe fazer.
    Esse otário não consegue nem andar e nem virar + a cabeça direito para os lados. E consegue apenas pedir pelo amor de Deus: Me arranjem uma cadeira pra eu me sentar. Isso é tudo que ele tem. O campeonato carioca há muito tempo que é uma bosta, não serve pra nada. Esse campeonato é tudo que o vasquin pode sonhar em ganhar.

  • O FLAMENGO TEM QUE ARREBENTAR ESSE VASQUIM DOMINGO E COLOCAR ELE NO LUGAR DELE . É QUESTÃO DE HONRA GANHAR DELES , ESSE BOSTA TA COM POSE PORQUE TEM GANHADO ESSES JOGUINHOS DO CARIOCA . QUERO VER O eurico QUANDO LEVAR O CHOQUE DE REALIDADO DOMINGO .

  • É por essa e outras que dou gargalhadas e fico alegre quando vejo uma matéria onde diz que: Vasco será obrigado a devolver R$ 73 milhões a Eletrobras, por má gestão de Roberto Dinamite. kkkkkkkkkkkkkk, MORRAM seus abutres de Merda.

  • Essa praga tá todo podre, já Ele some. Isso é um parasita que sempre viveu à Sombra do Mengão. Vai tomar porrada como sempre Domingo.
    * O Fla tem que abandonar essa porcaria de Campeonato Carioca, criando uma liga independente. O Apoio do Fluminense não me convence muito...esse é o problema. Na hora do vamos ver, já viu...romper com o Conssórcio...se o Fla não pegou nenhum empréstimo...é mole. Se quer continuar com o Carioqueta, ai pega um desses estádios de clubes pequenos e faz o caldeirão. Até resolver a questão da ARENA FLA.

  • Gosto muito do site com noticias do meu mengão, MAS TENHO VISTO MUITAS FOTOS DO EURICO MIRANDA. Não deveriam colocar tantas fotos desse senhor aqui.

Notícias recentes

Fortaleza vence Bahia e Flamengo segue no G-4; veja classificação do Brasileirão 2024 atualizada

Flamengo entra em campo neste domingo (22), contra o Grêmio, fora de casa A primeira…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Gabigol anuncia assinatura de novo contrato com patrocinador

Gabigol fechou patrocínio com a Mizuno, fornecedora de material esportivo Atacante do Flamengo, Gabigol anunciou…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024