Fla dá susto no fim, mas bate São José

GE – O Flamengo deu um grande passo na noite deste sábado no Tijuca Tênis Clube para garantir a terceira vaga nos playoffs do NBB 2014/15. Em ótima atuação do pivô Jerome Meyinsse, com 21 pontos, quatro rebotes e dois tocos, e boas participações dos hoje coadjuvantes Marquinhos, Olivinha e Benite, todos com 14 pontos, o atual bicampeão nacional deu um susto no último quarto, mas segurou o ex-flamenguista Caio Torres e derrotou o São José por 93 a 88 (55 a 34). O resultado positivo foi o 21º na competição e deixou os comandados de José Neto a uma vitória da terceira colocação geral. Só o Mogi das Cruzes, com uma vitória a menos e a dois jogos do término da fase de classificação, pode ameaçar a posição da equipe da Gávea.

– Começamos executando muito bem o plano de jogo que a gente tinha, defender um time que estava vindo de uma vitória por 105 pontos, e que era previsível vir com um poderio ofensivo grande. Nos preocupamos muito em defender e deu certo no primeiro tempo. No segundo tempo, a gente deixou de fazer isso e eles aproveitaram, principalmente com o Caio no jogo interior. É um time com um poderio grande de rebotes, o primeiro da Liga. Conseguimos uma vitória que, hoje, é a mais importante que a gente precisa – analisou Neto.

Segundo cestinha do time na noite deste sábado e com um aproveitamento de tiros de quase 50% (48.3%), o ala e capitão Marquinhos corroborou das palavras de seu treinador e enalteceu o pivô adversário e a dura vitória no fim.

– Fizemos um primeiro tempo muito bom, porém não conseguimos dar continuidade no segundo tempo, e o São José, liderado pelo Caio Torres, teve um desempenho muito bom. Nosso time vem com uma grande sequência de vitórias e felizmente conseguimos triunfar em mais uma partida complicada – disse Marquinhos.

Pelo lado do São José, Caio Torres foi o principal jogador. Com um excelente segundo tempo, o pivô foi o cestinha da partida. Ele deu trabalho dentro do garrafão e, mesmo bem marcado, ainda assinalou 26 pontos e pegou nove rebotes. Apagado na primeira etapa, o americano Baxter cresceu nos 20 minutos finais e marcou 14 pontos.

– Nossos dois últimos jogos foram assim, começamos mal e melhoramos no segundo tempo. Jogar aqui no Tijuca, contra o Flamengo, sempre é muito complicado. Nosso time demonstrou que é uma equipe que dá muito trabalho e essa derrota não nos abala – afirmou Caio Torres, que foi bastante provocado pelos poucos torcedores do Flamengo que compareceram ao Tijuca.

O Rubro-Negro volta à quadra na próxima quarta-feira, no mesmo local, para encarar o penúltimo colocado e já eliminado Rio Claro, às 20h (horário de Brasília). Os joseenses terão missão mais dura. No mesmo dia e horário, eles encaram o Franca. A boa notícia é que a partida não será disputada no Ginásio Pedrocão, que receberá um encontro evangélico. A Arena João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, abrigará o clássico do interior paulista.

A PARTIDA

A larga superioridade do Flamengo sobre o São José no primeiro quarto passou pelo desempenho da equipe dentro da área pintada. Com um time alto e forte no garrafão, os cariocas dominaram os rebotes (12 a 4), dificultaram o trabalho de Caio Torres e usaram e abusaram dos contra-ataques. O jogo tinha a cara de Jerome Meyinsse, responsável por 14 pontos, mais da metade de todo o time, e três rebotes. Quando não resolviam dentro, os pivôs abriam as jogadas para os arremessadores. Foi dessa forma que Marquinhos assinalou sete pontos, e o atual campeão converteu três de oito chutes para de fora contra nenhum do rival (27 a 14).

A vantagem permitiu ao técnico José Neto poupar quase todos os titulares no segundo quarto. Quem entrou, não deixou o nível cair no ataque. Marcelinho acertou duas seguidas de três, Benite e Olivinha, mais uma cada. Os 12 pontos do perímetro ajudaram ao Flamengo a abrir mais de 20 de vantagem (51 a 28). A confiança era tanta que Gegê arriscou uma ponte aérea para Felício. Não fosse o excesso de vontade na hora de cravar, a jogada estaria no top 5 da semana. O São José só não levou uma diferença maior para o vestiário por conta de uma queda defensiva dos cariocas e da entrada de Gustavo, que anotou nove pontos na parcial para fechar em 55 a 34.

Com os titulares de volta, o Flamengo viu o São José crescer depois da conversa no vestiário. Até então apagado, com apenas dois pontos, o americano Baxter chamou o jogo para si e anotou mais oito. Drudi e Caio Torres incomodaram. Sem a mesma intensidade, os cariocas viram a vantagem cair para 14 (68 a 54). Sentindo o perigo, Neto gritou, fez alterações e o time voltou a se distanciar. Meyinsse, fora de todo o segundo quarto, retornou à quadra para ser acionado e corresponder. Marquinhos também pontuou e ajudou a manter a diferença entre 15 e 20 pontos (77 a 60).

Os poucos torcedores que foram ao Tijuca tomaram um susto no último quarto. Disperso e vazado na defesa, o Flamengo “contribuía” com um péssimo aproveitamento ofensivo (25%). Em cinco minutos, a vantagem chegou a cair para nove pontos (79 a 70). Neto parou o jogo, chamou a atenção, e a postura mudou. Bastou forçar para o São José sentir o baque, e a diferença voltar para a casa dos 15 pontos (86 a 72).

Foi a vez de Zanon chamar seus jogadores para um papo ao pé do ouvido. Os paulistas reagiram mais uma vez. Caio Torres passou a ganhar tudo no garrafão e ajudou a trazer a diferença para apenas quatro (88 a 84), restando 18 segundos para o fim. Mas não havia mais tempo para uma virada. A vitória rubro-negra por 93 a 88 aproxima o time da terceira colocação geral da primeira fase do NBB.

FICHA DO JOGO

Local: Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h (de Brasília)
Rodada: 25ª
Escalações
Flamengo: Laprovittola (10), Marquinhos (14), Olivinha (14), Hermann (3) e Meyinsse (21). Entraram: Benite (14), Marcelinho (6), Gegê (3) e Felício (8). Técnico: José Neto.
São José: Laws (6), Valtinho (6), Baxter (14), Drudi (8) e Caio Torres (26). Entraram: Betinho (5), Dedé (8), Gustavo (11) e Renan (4). Técnico: Luiz Zanon.
Arbitragem
Árbitro 1: José Carlos Pelissari
Árbitro 2: Diego Chiconato
Árbitro 3: Gustavo Edson Mathias

Milton Medeiros

Notícias recentes

Ex-jogador do Flamengo ‘chora’ em jogo do Campeonato Espanhol; entenda

Zagueiro Natan, Ex-Flamengo, saiu machucado em jogo do Real Betis (ESP), na La Liga O…

07/10/2024

Gabigol faz pergunta inusitada a filho de Everton Ribeiro, ex-Flamengo

'Totói', filho de Everton Ribeiro, foi cumprimentar os jogadores do Flamengo antes de jogo contra…

07/10/2024

Filipe Luís repete frase de Jorge Jesus antes de vitória do Flamengo no Brasileirão; veja vídeo

Filipe Luís tem início animador como técnico do Flamengo Não é segredo para ninguém que…

07/10/2024

Filipe Luís muda período de treinos no Flamengo na 1ª semana de Data FIFA

Filipe Luís completa uma semana como novo técnico do Flamengo Os jogadores do Flamengo se…

07/10/2024

Ex-Flamengo é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Léo Medeiros, que jogou no Flamengo de 2006 a 2008, é o novo prefeito de…

07/10/2024

Fluminense pode perder titular absoluto para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Jhon Arias estará à disposição da Colômbia para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo…

07/10/2024