ESPN – Criado há um mês e meio, o Grupo Técnico do governo federal que elabora a Medida Provisória do refinanciamento da dívida dos clubes em troca de medidas de responsabilidade fiscal ainda não chegou ao produto final. Enquanto isso, deputados pretendem votar na próxima quarta-feira projeto de lei sobre o assunto.
Ainda não se sabe o conteúdo da MP do governo, que está sendo coordenada pelo Ministério do Esporte e pela Casa Civil. Já o texto do projeto de lei não agrada a 100% dos envolvidos. Ele prevê o prazo para pagamento das dívidas em 250 parcelas e também contrapartidas. Mas para o Bom Senso, a proposta peca na fiscalização das regras e deveria incluir a exigência da participação de jogadores na gestão da CBF.
“O projeto fala de alguns princípios de fiscalização de forma muito superficial. É muito fraco neste sentido. O texto diz que o controle será feito pelo CNE (Conselho Nacional do Esporte), que é um órgão de assessoramento ao Ministério do Esporte e se encontra uma vez por ano. Queremos que a CBF crie um comitê para fiscalizar e punir, que seja independente e tenha a participação de jogadores e todos os envolvidos”, disse o diretor-executivo do Bom Senso, Ricardo Borges.
De acordo com um dos deputados que participam da elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, Otávio Leite, a ideia é que os participantes elaborem uma emenda global quando o projeto entrar para votação.
“Seria um desrespeito ao Congresso o governo editar uma MP sobre o assunto. Estamos discutindo o assunto com todos. Fazemos uma emenda global para atender aos diversos pontos”, disse o deputado, que ficará com a função de revisar o projeto.
O Bom Senso apoia a MP, segundo Borges: “Não entendo como um desrespeito. O Governo está há meses conversando com todas as partes. E temos a expectativa de que a MP seja mais forte, mais robusta, estabeleça mais critérios para a modernização e melhoria na gestão do futebol”.
Caso a MP seja editada, ela também passará pelo Congresso. Mas passa a valer imediatamente, mesmo antes da apreciação dos parlamentares.
Eurico sobre Bom Senso: “acadêmicos de teatro”
Em reunião realizada em Brasília para discutir o assunto na última terça-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, pediu a palavra para contestar a presença de integrantes do Bom Senso no encontro, entre eles o jogador Gilberto Silva.
“Com o Bom Senso, eu não dialogo. Esse movimento é formado por estudante de teatro, acadêmico de não sei o quê. No Rio de Janeiro temos acadêmicos de tudo, até Acadêmicos do Salgueiro, que é uma escola de samba. Eles querem discutir um assunto que conhecem muito pouco”, disse o dirigente.
O Bom Senso rebateu Eurico. “Engraçado ele falar de estudantes de teatro, quando ele (Eurico) é sempre muito teatral em suas falas. Demos risada dele lá atrás. Em dado momento ele diz que só fala com os jogadores, que não fala com representantes dos jogadores. É bom frisar que nós fomos autorizados pelos atletas a falar por eles. O Bom Senso é um movimento de melhoria do futebol como um todo e não somente para a melhoria do ponto de vista do jogador”, disse Ricardo Borges.
Anthony Valencia foi contratado pelo Flamengo recentemente Penúltimo reforço do Flamengo na temporada, Anthony Valencia…
Autores dos gols do Flamengo sobre o Del Valle (EQU), Léo Pereira e Bruno Henrique…
Samuel Lino reclamou de Arrascaeta em jogo recente do Flamengo por não ter recebido passe…
Léo Nannetti e João Victor estão na lista de Paulo Victor para três compromissos durante…
Léo Pereira concedeu entrevista após a vitória sobre o Del Valle (EQU) O Flamengo venceu…
Comentaristas destacaram o protagonismo brasileiro nas quartas de final e cravaram quatro brasileiros nas semifinais…