Lancenet – Na elaboração da Medida Provisória (MP) que visa modernizar o futebol brasileiro, o governo sabia que o enquadramento da CBF seria polêmico e que a entidade pode alegar que está protegida por lei por não ter dinheiro público. Entretanto, a decisão de incluir a CBF no texto foi da Casa Civil, que se respalda em uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que aponta que a entidade não tem ingerência governamental mas pode sim ser fiscalizada por representar os clubes, que têm suas obrigações junto à União.
Panfletagem
Antes do jogo contra o San Lorenzo, na último quarta, torcedores do São Paulo distribuíram panfletos com diversas críticas à atual gestão. O preço de R$ 120 dos ingressos na Libertadores, o projeto de reforma do Morumbi e os comentários inadequados dos atuais dirigentes à imprensa eram os principais pontos citados pelo material distribuído de forma anônima.
Bem escrito
Na avaliação da diretoria do São Paulo, a distribuição do panfleto foi em um momento inoportuno pois se tratava de um jogo decisivo para o time na Libertadores. E que sua autoria não está relacionada às torcidas organizadas e sim a grupos de oposição, pois o material foi muito bem feito, com papel caro e está bem escrito. Além disso, a distribuição do panfleto ocorreu junto aos torcedores que ficam na cativa do Morumbi.
Confusão
Coincidentemente, o VP de futebol do São Paulo, Ataíde Gil Guerreiro, foi insultado por um torcedor nas cadeiras cativas do Morumbi durante o intervalo do jogo contra o San Lorenzo. Ele criticou o dirigente por ter afirmado que o clube não lotaria o Morumbi nem com os portões abertos. O dirigente rebateu as acusações e chegou às visas de fato. Após a confusão, Guerreiro deixou o local.
Mudanças
O Corinthians deve realizar grandes mudanças em seu departamento de marketing. Um dos projetos em andamento é a terceirização de alguns segmentos da área passando os trabalhos para empresas e agências do mercado. Uma das atividades que deve fazer parte dessas mudanças é o de licenciamento de produtos com a marca do clube. A iniciativa visa diminuir as despesas no departamento por conta da grave crise financeira do clube.
Lusa em crise
Além da renúncia do presidente Ilídio Lico, ocorrida ontem, a Portuguesa terá que lidar com outro problema. A 43 Vara Federal do Trabalho de São Paulo condenou o clube a pagar R$ 350 mil ao jogador Diego Silva. Na sentença, estão incluídos salários atrasados, férias, 13, multas, diferença do FGTS, direito de imagem e dano moral.
Comentarista
O meia Alex irá estrear como comentarista de futebol antes mesmo do jogo de sua despedida dos gramados, marcado para o próximo dia 28, no Allianz Parque. Ele fará parte da equipe da ESPN que transmitirá o clássico Fenerbahçe e Besiktas, pelo Campeonato Turco, no próximo domingo. Alex é ídolo da torcida do Fenerbahçe, clube que defendeu por oito anos.
Tour
Considerado o melhor estádio do país, o Allianz Parque irá inaugurar o tour pelas dependências do estádio para os torcedores na próxima quinta-feira, dia 26.
A visita incluirá vestiários, gramado, camarotes e sala onde são realizadas as coletivas de imprensa. A empresa responsável pelo passeio será a Futebol Tour, cujo acordo com o clube foi anunciado na semana passada.
Mas antes de abrir o passeio para os palmeirenses e o público em geral, o Palmeiras realizou um “tour inaugural” que contou com a presença do ex-goleiro Marcos. No evento, ele afirmou que o local tem tudo para virar um ponto turístico da cidade.
– Tenho amigos e parentes de fora de São Paulo que estão eufóricos querendo conhecer a nossa nova casa – afirmou o Marcos, que é de Oriente, no interior paulista.
De Letra
“Cortamos na carne, mas com o tempo conseguimos equilibrar a situação do clube”
Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, sobre a redução das despesas em sua gestão e dentro do limite de 70% de verba para o futebol como prevê a MP.