O novo vs o velho Flamengo.

Compartilhe com os amigos

Flamengo em Foco – Nesse sábado a tarde de temperatura amena e com elenco desfalcado por um bom número de lesões que afastaram Samir, Éverton, Nixon e Arthur do time, Luxemburgo veio com Mugni no centro e um banco que já previa um 2° tempo duro.

O Flamengo veio escalado com Paulo Victor -Pará, Bressan, Wallace, Pico – M. Araújo, Canteros, Mugni – Marcelo, Eduardo, Gabriel. Tirando os improvisos por lesão, só trocaria nesse time Márcio Araújo por Jonas. E, notem, foi só Léo Moura sair pra Luxemburgo voltar a escalar o time com 2 volantes e 1 meia ao invés dos 3 volantes com um 2° lateral direito.

O jogo começou avassalador e permaneceu assim durante praticamente todo o tempo. O Flamengo mandou no jogo, o que deixou a defesa exposta em alguns momentos, os volantes e laterais subiam juntos e os contra-ataques do Friburguense, apesar de raros, levaram perigo.

O destaque, entretanto, foi o ataque leve de muita movimentação e habilidade inteligente, não aquele monte de dribles em velocidade que originam uma chuva de lances bisonhos e uma ou outra boa jogada. Gabriel, Eduardo e Marcelo se movimentavam muito na frente, deixando a marcação confusa e abrindo espaços um para o outro como na jogada abaixo.

Movimentação do ataque no início do 2° gol
Movimentação do ataque no início do 2° gol
Marcelo avança antes de marcar o 2° gol
Marcelo avança antes de marcar o 2° gol

A movimentação era tão intensa que uma das mais interessantes discussões era se o Marcelo Cirino havia jogado de ponta com Eduardo de centroavante ou se o Marcelo era o 9 e o Eduardo o ponteiro. No primeiro gol Marcelo veio em velocidade pela esquerda, no segundo gol Marcelo veio pelo meio, em outros lances deu ótimos passes na direita, porém o posicionamento defensivo do time e a transição da defesa pro meio deixava aparente a formação com Eduardo no comando e os outros dois nas pontas.

Gabriel está quase 100% em forma, correu, driblou, apareceu para finalizar, mas destacou-se pelos bons cruzamentos e passes, a assistência para o segundo gol foi dele. Ainda sem aguentar os 90 minutos e, até pelo físico mais frágil, com alguma deficiência na marcação, o jogador vem se esforçando para ser cada vez mais efetivo na posição e garantir a titularidade sabendo que Nixon e Paulinho competem fortemente pela posição.

Eduardo é o melhor jogador do elenco para ocupar o meio do ataque, não só porque é frio e efetivo nas finalizações e tem ótimo jogo aéreo, mas principalmente por encaixar perfeitamente na concepção de ataque que gira e se move sem deixar buracos. Com Alecsandro em campo apenas Gabriel e Marcelo giram, com Eduardo o ataque todo se move e, em várias situações, sua percepção do posicionamento do time e sua inteligência o fazem se deslocar diagonalmente abrindo espaço para Marcelo e Gabriel entrarem pelo meio e finalizarem.

Já o meio me desagradou um pouco. Em parte os problemas vieram pela incerteza de quem subiria e quem ficaria, em outra por ainda haver problemas na saída de bola e na efetividade com que o meio produz, principalmente quando Mugni sumiu após a parada técnica, quando passou a ser marcado de perto. Gostaria de ver Luiz Antônio no lugar do Mugni para ver como se sairia na impossibilidade de Arthur jogar, mas definitivamente o Flamengo precisa de um armador para o Campeonato Brasileiro.

No 2° tempo tudo mudou após Luxemburgo mudar logo no início a formação. Primeiro trocou Marcelo – que pediu para sair ao sentir desconforto muscular – por Alecsandro e depois Mugni por Jonas ficando com três volantes. O time que já estava administrando ficou ainda mais lento e o Friburguense passou a gostar do jogo, ficando mais com a bola e propondo o jogo.

Com a entrada de Luiz Antônio no lugar de Gabriel o Flamengo parou de vez, não por Luiz ter entrado mal, mas por ter perdido a velocidade de Gabriel nos contra-ataques. No fim o 4-4-2 serviu apenas para administrar a partida e talvez para os jogadores se pouparem, estão acontecendo muitas lesões e o Flamengo além de ter um estilo de jogo intenso, não tem folgado e treina duro.

Jonas tem me agradado no meio, além de ter velocidade e se posicionar bem, gosta de subir ao ataque e arriscar de longe, tem um passe muito melhor que o de Márcio Araújo, então pra mim é o companheiro ideal para Canteros, que pode não chegar muito para finalizar, mas é um maestro que organiza muito bem o time de trás e aparece bem a frente para cruzar ou triangular com o lateral e o ponta, geralmente pela direita.

A decepção entre os jogadores de hoje e que também parece ser a pior contratação é Bressan. Além de lento e, como dizem, cintura dura, ainda fica esquentadinho quando o jogo não está favorável. Perdeu todas hoje contra um time fraco, como já havia perdido contra o Botafogo. Gostaria de ver Luxemburgo testando Cáceres ao lado de Wallace, além de se posicionar muito bem, tem bom desarme, bom jogo aéreo é experiente e não cometerá erros infantis, além disso sem ter que correr de uma lateral a outra como louco dificilmente será faltoso.

Saudações Rubro-Negras

Náyra M. Vieira

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muito bom os comentários da nação aqui no site! Isso fomenta uma discussão sadia e gostosa sobre o nosso Mengão.

    Bom, eu realmente não tinha pensado do Caceres de zagueiro, mas pode funcionar em alguns momentos. Vale a pena testar.

    Jonas será sem dúvida o titular nesse meio. Tem o passe muito bom, força e personalidade. Até gosto do Márcio, mas concordo com o que o amigo falou: nunca toca de primeira! Jogou muito bem ano passado caindo pelas pontas, mas hj está burocrático na saída de bola.

    Agora, tem uma coisa que eu concordo plenamente com o Luxa. Falta um ídolo. Um jogador de apelo junto a torcida, que decida e chame a responsabilidade. Um cara que consiga fazer as nossas promessas brilharem. O Robinho seria muito isso… Aliás, esta sendo no Santos. O Montillo pode ser esse cara tb, mas eu preferia um cara que fosse mais midiático tb. Acho importante.

    Pra mim nosso time já esta montado, da pra ser campeão assim, mas falta somente a cereja do bolo. Um ou dois jogadores.

  • Pv, Pará, wallace, Samir, Pico, Jonas, M. Araújo, Canteros, Arthur Maia; Ewerton e Cirino.

  • Meu time: PV, Pará,Walace, Samir e Pico; Jonas,Canteros e Arthur Maia; Paulinho, Everton e Cirino. Olha o Banco : Cesar, L. Antonio, Bressan, Marcelo e Jorge; Caceres , Marcio Araújo; Eduardo, Gabriel, Nixon e Alexsandro.

  • Gostei muito das escalações, sinal que nosso time melhorou muito em relação aos últimos anos. E como eu estou gostando da movimentação do ataque, dá gosto de ver!!! Minha escalação é bem parecida com a de vocês, só acho que eu colocaria o Eduardo de centro-avante porque ele facilmente troca de posição com os outros jogadores de frente e o Arthur Maia de meia de ligação.

    Abraços e SRN!

  • Pv, luiz Antônio, Wallace, Samir e Pico, Jonas, Canteros e Eduardo, Everton, Paulinho (Gabriel) e Cirino

  • Otimo time esse, mas acho que o melhor companheiro para o wallace é o samir, e contando com a volta do paulinho, tiraria o eduardo, centralizaria o cirino, e abriria o paulinho na ponta direita, sem lesões ou contra-tempos meu time seria…

    Paulo Victor (Cesar) – Pará (Luiz Antonio), Wallace (Marcelo), Samir (Bressan), Anderson Pico (Jorge) – Jonas (Caceres), Canteros (M. Araujo), Arthur Maia (Lucas Mugni, JaJá) – Everton (Gabriel, Matheus Savio), Paulinho (Nixon, Eduardo), Marcelo Cirino (Alecsandro, Douglas Baggio)

    coloquei os meninos da base pq vi a coletiva do luxemburgo, e ele falou e iria escrever eles na segunda-feira 09/03/15, fiz um balanço do time titular e os reservas q poderiam entrar em cada posição…

    Salve Nação Rubro-Negra !

    • Concordo com tudo. Também acho que o Jorge é um futuro craque, mas ainda é cedo para coloca-lo como reserva imediato. Acho que o Talisson merece mais oportunidades.

  • Não vi o jogo de sábado, só melhores momentos. Mas mesmo acreditando que o Gabriel jogou bem, não o vejo na frente do Paulinho, se este recuperar a forma e jogar tudo o que sabe, tem um leque de recursos superior.

    Jonas também foi um ótimo achado, é questão de tempo pra barrar o MA de vez, combina mais com o Canteros no estilo de jogo. Aquele e Cáceres são boas opções pra quando precisarmos segurar algum resultado.

    E mais uma vez, vejo as críticas ao Mugni mesmo num jogo fácil… Não é a primeira vez, nem a segunda… Jogador de muito pouco potencial físico (não tem velocidade e não consegue aguentar a disputa física), vive alternando erros de posicionamento e decisões, coisa que o Arthur Maia está léguas à frente, este sim consegue desenvolver bem as jogadas. O que tem prejudicado este último é a falta de contundência do time e a falta de sequência, apesar de dominar os jogos e tocar bem a bola, é um time que chuta e penetra pouco, por isso ele recebe críticas, ao meu ver, injustas.

    E é bom saber que é só o Alecsandro entrar que o time piora, mesmo ao lado de outros, este é um atraso de vida completamente provado pro Flamengo, desde aquele lance infeliz da cabeça, apesar de eu não desejar nada mal a ele, desde sua saída o time melhorou bastante naquela reta final do Nacional.

    Quanto à zaga, realmente Bressan tem alguns rompantes que não me agradam. Mas ao menos se ele for uma “perda total”, ainda tem o Marcelo, apesar de meio afobado tem um estilo de jogo que gosto. Os laterais, Pará e Pico, estão OK pra média nacional.

    E eu insisto, o problema não é o time, mas a forma de jogar, Luxa tem que impor ao time mais poder de decisão. O banco jogadores que podem suprir bem o time em várias posições. Pro Nacional, se vier esses três jogadores pra serem titulares, vamos ficar MUITO fortes, pra Libertadores, no mínimo.

  • Samir, na zaga com Wallace, é habilidoso, joga de cabeça erguida, faz gol de cabeça, tem técnica, só precisa parar de escorregar, pois bola ele tem. Eu seria + audacioso
    Já pensou o E. da Silva no lugar do A.Maia?
    E na frente Cirino, Everton e Gabriel, trocando constantemente de posição.

  • Eduardo poderia ter mais vigor físico pra agüentar partidas inteiras toda quarta e domingo, atacante completo, se não é um craque está perto disso. Vamos torcer pra ele pegar seu melhor condicionamento possível, com ele e Cirino no ataque o bixo pega. Everton, Paulinho, Gabriel ou Nixon (o que estiver no melhor momento) completam o trio de ataque.

    Também percebi que depois que saiu leo moura o Luxemburgo tirou o terceiro volante. Ja falei isso aqui varias vezes e vou repetir, Jonas é
    Surpreendente, bom jogador e está léguas e léguas na frente do Márcio Araújo. Quem fecha a trinca no meio campo deve ser Arthur Maia, só temos ele e Mugni na meia (que não é craque, mas tb não é horroroso como dizem).

    Luiz Antônio no meio Nayra? Olha, ele é um pilantra, mas ate que sabe jogar alguma coisa e pode evoluir, acredito que ele tem que conversar com o Luxemburgo sobre seu posicionamento, ou ele briga por vaga no meio ou decide investir na lateral direita. Ele fazia péssimas partidas quando escalado ali, mas ultimamente tem jogado pra caralho, a jogada contra o são Paulo foi sensacional com drible da vaca e cruzamento perfeito entre a zaga e o goleiro… Bom, mas aí é com ele, sei lá se ele quer jogar ali…

    Cacetes na Zaga, porra nao tinha pensado nisso nao, Mas agora que tu falou eu gostaria de ver ele por ali. Não levo muita fé pra ser sincero, agora tem alguns jogos com times pequenos onde o risco de fazer um teste desses seria menor…

    Então ficaria escalado assim:
    Pv – Luiz antonio, Wallace, Caceres, pico – Jonas, Canteros, Arthur Maia – Cirino, Eduardo, Everton.

    Quem concorda/discorda???

    • Correção: cacetes = Caceres

    • O Márcio é um bom jogador. Ele é experiente e sabe se posicionar pra receber a bola lá atrás, desafogando a zaga e evitando chutão. Acho que se ele pegasse a bola e tocasse logo, seria muito mais efetivo para o time (Por que o que enche o saco é ele ter que correr com a bola sempre antes de tocar,).

      Porém tenho gostado muito do Jonas. Jogador com características interessantes…Bom no jogo aéreo, chuta bem e toma a bola sem fazer faltas bobas como o Cáceres. Se continuar assim, no brasileiro vai ser titular fácil.

      Na lateral direita, embora muito limitado tecnicamente, eu manteria Pará. Ele volta rápido e compõe bem a marcação. Ou seja, se o FLA não depender dele no ataque, ta tudo certo.

      SRN

Comentários não são permitidos.