Os estaduais ainda tem jeito?

Blog do Torcedor | GE – Bem… Na verdade o pré-jogo para hoje ocupou uma boa dúzia de linhas no texto anterior. Hoje eu ia falar sobre sei lá o que. Mas o problema é que os “sei lá o que” acabam desaguando, de forma natural e compreensível, em um inevitável mar de comentários mentirosos desse burro escriba sobre as qualidades, que não enxergo, no Campeonato Estadual de Futebol Masculino Profissional do Rio de Janeiro. Até aí tudo bem. O problema é que essa semana o Luxa foi (ou ainda será) punido justamente por também não entender algumas coisas sobre esta Honrosa Competição.

E não foi só o Luxa. Em algum lugar aí dos comentários eu também tomei uma baita de uma bronca por conta da minha ignorância desportiva em não entender as coisas do Carioq… eh… do Campeonato Estadual de Futebol Masculino Profissional do Rio de Janeiro. E já que não pode falar mal… Eu vou falar o que?

Tá… Tudo bem… Pode ser má vontade minha. Eu poderia usar como tema principal o fato de que essa antepenúltima tá com uma cara de ótima rodada para assumirmos a liderança da bagaça. Só fazer um placar assim não tão elástico e aguardar o jogo entre Vasco e botafogo para, muito provavelmente, encaminharmos mais uma Taça Guanabara pra Gávea e, de quebra, tornar o Fla Flu da próxima semana decisivo, com o Flamengo lutando para confirmar o título (considerando já ganho o jogo da última rodada contra o Nova Iguaçu), e do lado de lá a batalha pra não pagar aquele mico de não conseguir chegar entre os quatro que efetivamente vão disputar o Estadual.

Sobre a última palavra do texto acima, eu gostaria de deixar claro que o meu problema não é com o Cariocão. Acho TODOS os estaduais uma perda de tempo. Ainda mais quando sabemos que temos no cardápio um Campeonato Nacional como o nosso, provavelmente o mais imprevisível dentre todos já que, apesar de toda a técnica/dinheiro/organização, o Campeonato Espanhol, por exemplo, poderia bem ser chamado de Campeonato Estadual da Espanha. Dois Mega Favoritos e uma ou outra surpresa a cada ano pra vencer ou pelo menos dificultar a vida do Barcelona e do Real Madrid.

Sobre o Carioca eu tenho todo direito de falar mal, mesmo que isso seja meio como dar um tiro no próprio pé pois, no momento, é malhar algo que (é inevitável) ocupa mais de 80 % dos textos que escrevo. E posso falar mal porque é um direito duplo meu. Primeiro porque essa porra tá na constituição, depois porque eu sou consumidor ávido do produto, já que SEMPRE vou a TODOS os jogos do Flamengo na competição.

E na verdade esse troço que a Federação inventou de “PROIBIR DE FALAR MAL” só assina no pé da página de qualquer crítica. Se o Estadual fosse objeto de um debate polêmico e divisor de opiniões, como a questão dos Pontos Corridos ou Mata-Mata no Brasileirão, por exemplo, ninguém ia precisar inventar/ usar uma regra dessas. Os sei lá quantos por cento de jogos deficitários com arquibancadas extremamente vazias são um grito escandaloso/silencioso avisando que o produto final, pelo preço que é vendido, não faz o menor sentido.

E isso porque nós somos o Flamengo. Vez ou outra inventamos de encher estádios contra os nanicos. Imagino como esse mesmo texto teria outros significados em um contexto tricolor ou botafoguense. Os sempre bem recebidos por aqui torcedores desses times podem falar mais pra gente aí nos comentários.

Se eu tenho uma solução que não seja o Extermínio Total dos Estaduais? Quem sou eu? Isso não é meu trabalho. De qualquer forma, fora a redução drástica do número de nanicos participantes, coisa que as Federações Estaduais não devem olhar com bons olhos, arrumar empresas pra subdidiar o treco baixando o preço dos ingressos já foi testado aqui no Rio. A qualidade técnica do campeonato melhora com isso? Não. Mas estádios cheios significam duas coisas pelo menos: um programa de TV mais atrativo e uma tentativa de manter/criar o hábito de frequentar o futebol. Alguém pode ser contra essa última?

Você tem ideias para salvar o(s) Estadual(ais)? Gostaria muito de ouvir.

CURTAS

. PERNAS PRA QUE TE QUERO. Éverton, meu filho. Outra vez? Você tem até maio pra dar um jeito nisso. Peça fundamental da velocidade monstra para o Brasileirão.

. SE VIRA, CALOURO. É impressão minha ou volta e meia alguém do time vira o nariz na direção de onde o Cirino está, larga o pé na bola e meio que manda o cara dar o jeito dele na corrida?

. INSÔNIA. Imagina se o cara lá do Bangu que fez gol na gente (Almir, né?) tem conseguido dormir. Pelo que me contaram o Maestro Júnior, questionado por um internauta, viu com bons olhos uma possível sondagem do Flamengo para contratar o rapaz

Milton Medeiros

Ver comentários

  • Existe um modo de salvar os estaduais e não ser esse mico todo ano. Simples, campeonatos modelo Copa. 16 clubes, eliminatório em 1 mês. O problema e definir quem participa. Talvez uma eliminatória para os clubes pequenos

  • Existe um modo de salvar os estaduais e não ser esse mico todo ano. Simples, campeonatos modelo Copa. 16 clubes, eliminatório em 1 mês. O problema e definir quem participa. Talvez uma eliminatória para os clubes pequenos

Notícias recentes

Flamengo de Filipe Luís volta a não sofrer gols em 4 jogos após 5 meses

Flamengo não teve defesa vazada há quatro jogos e repetiu marca atingida há cinco meses…

07/10/2024

Comentarista dá sugestão a Dorival Júnior para escalar Gerson como titular da Seleção Brasileira

Paulo César Vasconcellos rasgou elogios a Gerson, volante do Flamengo Gerson voltou a jogar em…

07/10/2024

Ex-Flamengo é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Léo Medeiros, que jogou no Flamengo de 2006 a 2008, é o novo prefeito de…

07/10/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta segunda, 07/10/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 07 de outubro O Flamengo retomou o caminho…

07/10/2024

Filipe Luís repete frase de Jorge Jesus antes de vitória do Flamengo no Brasileirão; veja vídeo

Filipe Luís tem início animador como técnico do Flamengo Não é segredo para ninguém que…

07/10/2024

Fluminense pode perder titular absoluto para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Jhon Arias estará à disposição da Colômbia para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo…

07/10/2024