Pará é tão ruim assim?

Seja em uma resenha com amigos, um debate entre torcedores ou em uma mesa redonda amadora, todo torcedor brasileiro se acha um verdadeiro técnico de futebol. E às vezes é uma verdadeira guerra de discordâncias. Com o torcedor do Flamengo não é diferente, afinal somos 40 milhões de torcedores, 40 milhões de cabeças que pensam diferentes umas das outras.

E haja assunto quando se fala do maior clube do Brasil. É contratação pra lá,é esquema tático pra cá, é que a diretoria fez isso, o técnico fez aquilo e outras coisas mais. Dentre essas outras coisas, os torcedores rubro-negros adoram falar de ídolos, de craques e de jogadores históricos, mas também adoram falar de jogadores tecnicamente fracos ou que tenham sido fracos na passagem pelo clube. Seja para tirar sarro, seja para descontar sua raiva ou até para  escolher como culpado por uma derrota. Esses jogadores são denominados por alguns torcedores como  “pernas de pau”.

Eu inclusive assino uma coluna em que eu falo desses tipos de jogadores, chamada “Pernas de pau da história”. Onde tento colocar essas opiniões em pauta, de um jeito descontraído. Alguns concordam e  outros discordam, oque é super normal. Mas quem nunca foi ao Maracanã e xingou ou vaiou determinado jogador, por ele ser fraco tecnicamente? Acredito que a maioria.

Mas será que Pará é um “perna de pau”?

Amanhã posso até mudar de ideia , mas hoje não acho o Pará um jogador tão ruim como falam. Pelo contrário, acho um jogador que tem algumas qualidades que a torcida gosta, como por exemplo, a tão pedida raça.

Tem alguns tipos de contratações que vem já com um esteriótipo negativo, e o Pará é uma dessas. O jogador já vem com uma rejeição por parte da torcida, sem ao menos vestir a camisa do clube.

Mas analisaremos os números de Pará no Campeonato Carioca:

  • Pará é o jogador que mais acertou passes – 644 passes certos.
  • É o quarto jogador que mais desarmou – 31 desarmes
  • É o quarto jogador que mais fez cruzamentos certos – 10 cruzamentos

É um jogador que corre o campo todo e joga nas duas laterais. Pará, que não é um lateral goleador, já fez dois gols pelo time.

O certo é que Pará tem características diferentes dos últimos laterais do clube, como Léo Moura, Wellington Silva, Everton Silva, Rafael e outros. Pará é mais defensivo. Veio de um time que prioriza marcação. Talvez esse seja um dos motivos de muitas criticas.

Pará não é um craque e nem um lateral que joga o fino da bola. Mas não vejo motivos para tantas criticas. Oque vejo é um cara esforçado e com vontade. A verdade é que não é fácil substituir um ídolo de um clube, e com a torcida não tendo paciência fica ainda mais difícil.

Uma coisa é vaiar o Mugni, um jogador que está a mais de um ano no clube, e outra é vaiar um jogador que tem 3 meses de casa. Há de se ter paciência.

Enfim,  não estou defendo o jogador, só acho que se dê um tempo para termos uma verdadeira avaliação.

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • O Para e muito melhor na marcaçao do que o Leo Moura isso qual quer cego encherga fato.

  • Pará é um jogador esforçado, dedicado, firme na marcação. Enfim, existem diversos indicadores positivos citados no texto que evidenciam sua contribuição ao time.

    Agora, ele também apresenta vários Indicadores negativos também, isso não pode ser escondido ou mascarado.

    A começar pelos passes, ok é o jogador que mais acerta passes, mas que tipo de passes ele dá? São passes que deixam o companheiro na cara do gol? são passes que "desmontam" um sistema defensivo? a maioria dos passes do Pará são dados para os zagueiros e volantes, fica girando a bola por ali sem levar o time pro ataque... Isso explica a quantidade de passes certos.

    Cruzamentos... Metade do que ele cruza cai atrás do gol, as vezes ele acerta na mosca, mas isso é raro. Até o João Paulo cruzava melhor.

    Marcação, nesse fundamento não tenho muito a dizer, não compromete o setor.

    Outro ponto positivo foram os dois gols que ele fez. Um belo gol de fora da área contra o Brasil de pelotas e um chute cruzado dentro da área.

    Na minha opinião o Pará é um lateral médio. Não merece a maioria das criticas que recebe, mas também não chega a ser bom pois algumas criticas são muito justas.

    Por fim, seria o Flamengo um clube incapaz de formar um lateral direito melhor ou pelo menos do mesmo nível do Pará? Porque captar e treinar um moleque por anos e ele não conseguir jogar no nível do Pará é algo muito preocupante...

    SRN - Ferreira

    • Rapaz dizer que o João Paulo cruza melhor que o Pará é o fim do mundo. No mais concordo.

    • Lateral faz parte do sistema defensivo, logo defender é mais importante que atacar...se fosse só pra apoiar, bastava colocar um meia e tudo resolvido!
      Se na defesa não compromete e "por acaso" faz gols e não erra passes, ta mais do que ótimo não?

      • Rafael, quer dizer que um jogador que faz parte do sistema defensivo não precisa apoiar o ataque?

        então os meias e atacantes também não precisam marcar?

        é isso mesmo que você pensa? (ou melhor, não pensa)

        • Ferreira, Vc quem deveria pensar melhor.
          Com o meio de campo ofensivo que temos, se o cara não marcar é prejuízo na certa. Pra mim ta ótimo um lateral que defende e sobe na boa.

          • meio de campo ofensivo geralmente com Jonas (cáceres), canteros(L.Antônio) e Márcio Araújo?

          • Vish cara..Tirando jonas/Cáceres os outros saem pro jogo...
            Se o lateral não ficar esperto fica um buraco enorme..e é exatamente isso o pq achar ele bom lateral...Não comprometer primeiro..atacar em seguida... mas é minha opinião, não o critico por não concordar.

          • Cara, vários times bons tem meios de campo ofensivos e laterais que marcam e jogam, logo se o time tem um meio de campo ofensivo não quer dizer também que não pode ter laterais fortes no apoio (claro que também vão precisar marcar).

            é por isso que eu acho o Pará médio, se fosse bom ele marcaria e apoiaria com a mesma qualidade.

          • Mas da maneira que vc ta "criticando" minha opinião até parece que eu acho ele é o melhor lateral do mundo...Pra mim ele só é um bom jogador...nada fora de série, mas ajuda! SRN

          • um exagero reclamar do pará... como se o LM colocasse alguém na cara do gol. LM ano passado teve uma assistência e um gol. Os números do para ofensivamente ja são melhores que o dele. Fora que na defesa então é uma verdadeira surra ja que o LM é ridículo na marcação. Nossa lateral melhorou com a chegada do Para.. ele e nível seleção? Não mas eh melhor que 80% dos laterais da serie A. Deixa de luto pelo LM ferreira.

    • João Paulo cruzava melhor!
      Você só pode estar de sacanagem, ou seja, não vale nem a pena discutir sobre seu comentário. Arrego pra você, fala sério...

      • Sergio, João Paulo é um lateral ruim na marcação e no ataque, mas seus cruzamentos originaram vários gols (contra botafogo e atlético mg em cabeçadas do Eduardo só pra citar dois).

        Logo, tenho todo direito de comparar o cruzamento dos dois e afirmar que o cruzamento do João Paulo é melhor, o que seria bem diferente se eu tivesse afirmado que João Paulo é melhor em tudo. (Pará é melhor que João paulo, mas cruza pior)

        As vezes saber ler faz bem para poder comentar com lucidez.

        • A questão aqui não é saber ler e muito menos ter lucidez qto a comentários. Se esse fosse o meu caso nem entraria na conversa. Li todo seu comentário e debate com outros participante e simplesmente não concordo com suas opiniões e, achei que não vale a pena estender mais nenhum comentário contigo e, ponto. Isso chama-se opinião própria e lucidez.

          Passe muito bem...

          • "Li todo seu comentário e debate com outros participante"

            aprende a escrever também companheiro.

          • Acredito que o que você quis dizer foi:
            "Aprenda a escrever também companheiro"

            "aprende" geralmente é dito quando se fala de outro: "ele aprende algo". Já, no sentido de "você deve aprender isto" diz-se: "Aprenda isto" e não "aprende isto"

    • perguntamos? Há quanto tempo léo não fazia mais diferença em campo...raramente um lance de fazer a torcida levantar. Vejamos a marcaçao do léo...raramente fazia desarmes e, nos gols sifridos peli mengão na lateral direita ele nunca estava la tentando impedir..ou seja, se esquivava dos atacantes. Léo passou a efetuar jogadas apenas para avradar a torcida entre uma e outra firula.
      Pará ao menos vem obedecendo os esquemas taticos

    • Medíocre
      me.dí.o.cre
      adj (lat mediocre) 1 Médio ou mediano. 2 Meão. 3 Que está entre bom e mau. 4 Que está entre pequeno e grande.

  • Desde que tenhamos algum jogador de origem para disputar a titularidade com ele, acho que o Flamengo está bem de lateral direito.

    Ele tem técnica sim, não é apenas esforçado. O gol contra o Brasil RS e contra o Bangu evidenciam isso. No primeiro, um chute certeiro, de longe e colocado; No segundo, demonstração de de frieza e capacidade de finalização.

    Ele tem velocidade, fôlego e muita raça.

    E o cara foi titular do Santos por anos; Do Santos de Neymar e Ganso; Do Santos campeão da Libertadores de 2011. E foi titular no Grêmio também.

    Ruim ele não é. Acho que 70% das críticas que ele recebe são por pura implicância da torcida. Agravada pela saída do marcante Léo Moura.

    O Pará não é um primor de jogador, mas na minha opinião, seria titular em qualquer time grande do Brasil.

    Trazendo algum jogador de origem para disputar a posição com ele, para o Brasileirão, o Flamengo estará muito bem servido na lateral direita.

  • O pará é um bom lateral. O problema é que parte da torcida ainda não entendeu o novo esquema tático do Luxa e do novo futebol, que precisa ser jogado após o 7 a 1 da Alemanha. Daqui pra frente os laterais não irão mais participar tanto no apoio ao ataque, como antes.
    A vida muda, o mundo muda, tudo muda, após acabar a função dos pontas no futebol, os laterais passaram a substituir a função deles, e agora o que muitos torcedores modinhas ainda não perceberam, é que estamos diante de nova mudança, ou seja : Lateral volta a ter a função exclusiva de saída, distribuição e marcação.
    E o Luxa que não é bobo, já saiu na frente, e com o Paulinho de um lado e o Everton do outro, pra que lateral ali? Pra bater cabeça?

    SRN.st

  • "E às vezes é uma verdadeira guerra de discordâncias".

  • Temos q apoiar o Pará, ele marca, já fez gol na C.B e no Carioca, ele não é muito técnico e tem dificuldade para driblar, mas graças a Deus q já é do Flamengo, SRN

  • lateral, mesmo que num modelo mais defensivo da posicao como apregoam os novos bambas das taticas modernas, invariavelmente tera que cruzar uma bola, mesmo que seja da intermediaria em diagonal a area. e o para nao sabe

  • Com o Leo Moura na nossa lateral ,todas os ataques perigosos do adversário era nas costas do leo ,no lado direito da nossa defesa,hj é ao contrário ,estão atacando muito mais na esquerda do que na direita ,e pra mim ,um bom lateral tem que defender bem principalmente ,e no ataque ele já fez dois gols ,já deu assistência ,não sobe tanto como o leo moura ,mais n compromete em nada ,faz o feijão com arroz ,esse é o certo ,n sei pq essa implicância com o cara ,ele está melhor que o leo moura estava, hj no brasil só vejo dois laterais direitos melhores do que ele ,marcos rocha e mayke , e talvez o fagner.

    • Falam que o pará n apoia tanto ,o leo moura apoiava bastante ,ai tomava várias bola nas costas ,a maioria dos gols que o fla tomou no ano passado ,foi pelo lado direito da defesa .Um bom time tem que ter uma defesa forte ,principalmente ,olha o Corinthians ,os laterais ,tanto fabio santos ,quanto o fágner n sobem tanto ,marcam mt ,e eu n vou ser hipócrita ,hoje o Corinthians é o time que esta no melhor momento ,é o time mais competente ,leva pouquíssimos gols , taticamente o para cumpre sua função muito bem ,e é isso que um bom jogador faz ,n sei pq falam que ele é ruim ,n tem como entender .

  • Pará é bom jogador sim. Nem perto de ser um Leandro, mas é bom jogador,
    parece sempre estar concentrado na partida, não compromete e rala a
    bunda no chão. Contratação acertada. SRN

Notícias recentes

Bragantino pode ajudar Flamengo e colocar Fluminense no Z-4 do Brasileirão em jogo de hoje

Jogo entre Red Bull Bragantino e Internacional interessa às duas pontas da tabela O Brasileirão…

24/11/2024

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024