Essa é a segunda matéria da séria ” Pernas de pau da história.”
Os dois homenageados serão os atacantes Val Baiano e Cristian Borja que jogaram no Flamengo em 2010.
Bem, eu tomei muito cuidado ao falar desses jogadores, pois foram contratados pelo nosso ídolo Zico, quando era diretor executivo do clube. Não vou entrar na questão se Zico errou ou acertou. Zico é incontestável, certo está certo e errado está certo. Fez oque achou que era bom e ponto final. Analisaremos apenas oque esses dois atletas “jogaram” no clube.
Val Baiano
Osvaldo Félix Souza, mais conhecido como Val Baiano. É um atacante que passou por muitos clubes como Santos, São Caetano e Grêmio Barueri, antes de chegar ao Flamengo.
Val Baiano foi um dos atacante com menor qualidade à vestir a camisa do Flamengo.
Acredite se puder, Val Baiano veio para substituir Adriano no ataque rubro-negro.
Val era dono de uma forma física muito boa! Muito boa pra fazer dupla sertaneja com César Menotti!
O clube anterior de Val Baiano antes de vir pra o Flamengo foi o Monterrey do México.Pela forma física apresentada em sua chegada, à de se suspeitar de que Val Baiano era pago com nachos e burritos no clube mexicano.
Dotado de uma técnica inexistente, Val era um jogador sem velocidade, sem arranque, sem dribles, sem folego e enfim, sem nada.
Foi contratado pela boa campanha que fez em 2009 no Grêmio Barueri, marcando 18 gols. Mas mal sabiam que eles já tinha esgotado seu arsenal.
Val Baiano foi um desastre no clube, ficando os 10 primeiros jogos sem marcar. Marcou 3 gols em 18 jogos pelo time.
Val tinha um jogada característica quando esteve no clube. Na qual ele usava as duas mãos para aplaudir algum companheiro (em especial Petkovic), após o deixar na cara do gol e ele claro, perder.
Val Baiano tinha uma pontaria tão ruim, que se as traves fossem as bandeirinhas, ele chutaria na lateral.
Um dia, uma pessoa foi internada em um hospício, garantindo que viu Val Baiano pedir uma música no Fantástico.
Val era um centravante tipicamente de área. Para Val Baiano não existia gol feio. Nem gol bonito. Nem gol mais ou menos…Na verdade, não existia gol.
Quando o defensor errava, lá estava Val Baiano pra…perdoar!
Mas apesar disso tudo, Val merece todo o nosso respeito, por ser um rubro-negro de coração. Em uma entrevista, Val comentou: “Só agradeço a Deus por ter jogado no Flamengo. O clube que amo. Graças a Deus deixei bastante amigos lá e sempre demonstram um grande carinho por mim.” Que Val continue torcendo para o Flamengo. Só torcendo.
Val Baiano, um perna de pau da história.
Cristian Borja
Borja começou sua carreira em seu país de nascimento, Colômbia. Desembarcando no Brasil em 2007 para jogar na base do Internacional, depois passou por Mogi Mirim, Guaratinguetá e Caxias, antes de vir para o Flamengo.
Borja era um jogador imprevisível, pois não tinha total controle sobre seu corpo. Borja era um jogador totalmente desengonçado. O famoso “cheio de pernas”.
Depois de um mau começo no clube, foi designado a jogar na equipe Sub-23, e lá também não foi tão bem. Creio que nem se fosse para o Sub-20 ou Sub 15 ou no dente de leite ou até no Botafogo, ele não teria sucesso.
Cristian Borja é um perna de pau da história.
Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.