Quanta responsabilidade carrega um zagueiro titular do Flamengo? Dizem que um bom time começa por uma boa defesa. Proteger a zaga de uma Nação é tarefa de dois nomes; de um lado, Wallace, de 27 anos, capitão da equipe, com experiência de ter jogado nas duas equipes mais populares do país e titular absoluto há algum tempo. Do outro, Samir, um jovem de 20 anos, e que apesar das boas atuações, ainda é considerado mais uma promessa do que uma realidade, sinal de que se espera muito mais desse jogador. Pra nível de comparação, os outros zagueiros do elenco, vistos com potencial de retorno financeiro ou desportivo, são todos mais velhos que Samir: Frauches e Bressan (22 anos), e Marcelo (23 anos).
Apesar de nem sempre ser unanimidade entre a torcida, Samir faz por merecer a condição de titular. Firme, não sente a pressão de um Maracanã lotado e de uma das torcidas mais rigorosas do país. Numa das poucas posições em que a experiência é requisito indispensável, a pouca idade de Samir nos faz ter uma certeza: ele trará retorno para o Flamengo. Ou no campo, já que certamente se desenvolverá, ou no bolso, já que os jovens brasileiros estão sempre sendo assediados pelo futebol europeu.
Isso, aliás, é um mistério. Por que Samir ainda não sofre assédio dos clubes europeus? Titular do Flamengo, presente nas seleções de base… é difícil entender como outros jovens rubro-negros, alguns até de “pouca eficiência”, digamos assim, já são procurados e em alguns casos até se aventuraram pelo velho continente. Thomás e Mattheus já trilharam esse caminho, Luiz Antônio chegou a ser assediado pelo Porto… mesmo levando em conta o porte desses clubes, talvez o fator empresário realmente faça a diferença nesses casos.
O fato é que, gostando ou não de Samir, a torcida tem motivos de sobra pra apoiar a titularidade do jovem. Há quanto tempo não temos um bom jogador vindo da base se firmando no time titular? Além de tudo, é mais uma motivação e espelho para os juniores do Flamengo. Os frutos serão colhidos por nós mesmos!
Rodrigo Coli
Samir tem sido um zagueiro promissor, não é realidade ainda porque de vez em quando vacila em lances bobos. Também porque se machuca no mínimo 4 vezes por ano. Isso é um histórico que afasta o investidor europeu.
Se o Samir estivesse jogando plenamente, daria inclusive espaço para mais um jogador oriundo da base (Jorge na esquerda por ex) mas jogar com dois garotos na defesa da ruim.
Amadureça rapido rapaz, evite lesões e fique ligado nos 90 minutos + acréscimos, assim vc vai ser o zagueiro que todos esperam.
Obrigado pela força!
Ele só precisa parar de se machucar.. tá quase um Valdivia
Samir será, com certeza, um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro e mundial.
Fatalmente sairá do MENGÃO para o exterior, espero que saia pela porta da frente, não creio que este será um Luis Antonio da vida.
Só precisa ser afinado (Luxa tem culpa aí, tem que prestar atenção e puxar sua orelha), tem boa técnica, porte fisico, canhoto, garra e vontade e PRINCIPALMENTE, boa cabeça.
Samir pare de jogar com as mãos, tens cometido muitas faltas bobas com as duas mãos no adversário, uma hora tua entrega em um jogo chave e fica marcado pela torcida e a imprensa vai no embalo e te ferra.
Sugestão: após os jogos reveja os vídeos do jogo, olhando para sua atuação (olhando para onde você está no jogo/lance e não onde está a bola. Mentalmente nos traímos e olhamos sempre onde está a bola) e observe o que melhorar.
Samir é um monstro, nunca vi um garoto tão jovem se impor e usar tantos recursos em horas tão críticas com a segurança que ele tem. O próprio Juan, zagueiro de mais classe das ultimas seleções, não começou tão frio quanto o Samir. Quando tiver seus 26 ou 27, vai estar possivelmente na Europa e será titula absoluto da seleção brasileira. Falta só eliminar de vez esse problema na coxa.