GE – Em véspera de clássico, não há espaço para brincadeiras no Flamengo. Neste sábado, Vanderlei Luxemburgo não liberou o elenco para o tradicional recreativo dos dias anteriores aos jogos, no Ninho do Urubu. Com o duelo com o Vasco, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, pela frente, o treinador ignorou a chuva e trabalhou forte no centro de treinamento. Assim como na tarde de sexta-feira, os jogadores participaram de um coletivo muito paralisado para orientação de posicionamento e atenção nas jogadas de bola parada.
Luxa não realizou mudanças na equipe. Conforme já tinha antecipado, o Rubro-Negro entrará em campo com o mesmo time que iniciou o duelo com o Brasil de Pelotas, quarta-feira, pela Copa do Brasil: Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Marcelo Cirino, Alecsandro e Gabriel. Recuperados de lesão, Arthur Maia e Everton treinaram normalmente entre os reservas e ficam no banco. Já os jovens Matheus Sávio e Douglas Baggio foram liberados para jogarem o clássico sub-20.
Durante a atividade que durou quase uma hora no Ninho do Urubu, Vanderlei Luxemburgo deixou evidente a preocupação com as jogadas aéreas do Vasco. Bastante participativo, o treinador corrigiu o posicionamento em bolas paradas ofensivas e defensivas e interrompia o coletivo a todo instante. Ao término do trabalho, os reservas realizaram um treino técnico em campo reduzido. No lado oposto do campo 1, Cáceres e Canteros treinaram cobranças de faltas à exaustão com o goleiro Daniel.
Com 23 pontos, o Flamengo é o terceiro colocado no Campeonato Carioca, mas pode terminar a rodada na liderança. Para isso, precisa derrotar o líder Vasco e torcer por um tropeço do Botafogo diante da Cabofriense, em Macaé.