Árbitro não relata irregularidades na súmula em queixas do Fla após o jogo

Compartilhe

Fonte: GE

O árbitro João Batista de Arruda, que apitou a partida entre Vasco e Flamengo, pela semifinal do Campeonato Carioca, não colocou na súmula o que disse o volante do Flamengo, Canteros, após o fim da partida. Na imagem da transmissão da televisão, é possível ver o argentino gritando algo após o árbitro impedir um contra-ataque rubro-negro. Havia também a expectativa de que fosse descrito qualquer outro comportamento inapropriado de jogadores do Rubro-Negro, que o cercaram e reclamaram pelo encerramento do jogo acontecer naquele momento.

A partida deste domingo no Maracanã foi cercada de polêmicas de arbitragem (confira no vídeo acima). Lances ríspidos, que mereciam o cartão vermelho na opinião de Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem da TV Globo, não receberam a punição devida.

Dos oito cartões amarelos mostrados por João Batista de Arruda, seis deles foram justificados na súmula “por jogar de maneira brusca”. A advertência para Luan foi classificada como “por agarrar o adversário” e apenas Everton foi qualificado como “por reclamação por palavras”.

Mesmo com a violência dos lances, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro só poderia punir algum jogador que tivesse sido expulso no jogo. Para que haja o julgamento, depende da Procuradoria do TJD fazer a denúncia, baseado no parágrafo único do artigo 58-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Art. 58-B. As decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem durante a disputa de partidas, provas ou equivalentes são definitivas, não sendo passíveis de modificação pelos órgãos judicantes da Justiça Desportiva. (Inclusão dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

Parágrafo Único. Em caso de infrações graves que tenham escapado à atenção da equipe de arbitragem, ou em caso de notório equívoco na aplicação das decisões disciplinares, os órgãos judicantes poderão, excepcionalmente, apenar infrações ocorridas na disputa de partidas, provas ou equivalentes.

O Procurador Geral do TJD-RJ, André Valentim, já confirmou que vai prestar queixa contra o zagueiro Wallace, do Flamengo, por criticar a atuação de João Batista de Arruda, classificando-a como “molecagem”.

Notícias recentes

  • Destaque

Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

O que aconteceu na negociação entre Cebolinha e Krasnodar (RUS)? Everton Cebolinha não seguirá no…

25/08/2026
  • Notícias

Gols sofridos de fora da área geram desconfiança sobre Rossi no Flamengo

Rossi vem sendo alvo de críticas por parte de alguns torcedores do Flamengo Depois de…

25/08/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta terça, 25/08/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 25 de agosto O Coluna do Fla reuniu…

25/08/2026
  • Notícias

A programação de treinos do Flamengo para próximo jogo do Brasileirão, contra o Botafogo

Flamengo vai ter cinco dias de treinamento com foco no clássico contra o Botafogo Depois…

25/08/2026
  • Destaque

Flamengo conhece adversário das quartas de final da Libertadores hoje; saiba horário e onde assistir ao jogo do Del Valle x Tolima

Independiente Del Valle (EQU) venceu o jogo de ida por 1 a 0 O Flamengo…

25/08/2026
  • Destaque

Qual é o melhor adversário para o Flamengo na Libertadores? Veja prós e contras de Del Valle e Tolima

Flamengo conhecerá rival das quartas nesta terça-feira (25) O último classificado para as quartas de…

25/08/2026