Diretor da CBF critica MP do futebol: “Pode levar à falência em prazo curto”

Compartilhe

Fonte: Sportv

Diretor financeiro da CBF, Rogério Caboclo analisou no programa “Seleção SporTV” desta quarta-feira a decisão dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de não aderirem ao parcelamento das dívidas com a União enquanto a medida provisória 671, proposta pelo governo federal, for mantida sem ajustes. Segundo o dirigente, o texto inicial é prejudicial ao futuro do futebol brasileiro e poderá levá-lo “à falência em prazo curto”.

– Não diria a CBF. Diria que o futebol brasileiro, formado por clubes, federações e CBF, entendem que a medida provisória, do jeito que foi constituída, é inexequível. É algo que ao invés de facilitar, melhorar, aprimorar e salvar financeiramente o futebol brasileiro, pode levá-lo à falência em prazo curto – afirmou ele, por telefone.

O artigo que prevê que clubes que aderirem ao refinanciamento dos débitos percam o benefício caso participem de torneios organizados por entidades que não limitam mandatos de dirigentes é visto como inconstitucional pela entidade máxima do futebol brasileiro. Outros artigos, como o que exige que os clubes centralizem suas receitas em uma instituição financeira e o que limita os gastos com futebol a 70% das receitas, também não agradam aos clubes e à confederação.

– A medida provisória, na verdade, é um ato separatista. Ela promove cisão da unidade do futebol brasileiro, condenando os clubes que venham a aderir à MP, buscando parcelamento dos seus débitos. Condená-los na participação das competições oficiais para as quais eles estão qualificados. Isso porque estabelece que, uma vez que esses clubes façam a adesão ao parcelamento, a eles vai ser exigido, para que continuem jogando as competições, que uma série de mudanças estatutárias e regulamentares sejam implementadas por decisão de órgãos colegiados compostos por outros clubes, alguns não aderentes e adversários, pelas federações, pela CBF e pelos organismos internacionais do futebol, caso da Conmebol e da Fifa, uma vez que a medida provisória não é limitada ao mercado nacional.

O texto da MP prevê também a obrigação de que clubes invistam no futebol feminino. Tema que também gera divergência entre as agremiações.

– É outro ponto bem polêmico porque impõe compulsoriamente que clubes separem no orçamento, que hoje já insuficiente para gestão do futebol masculino, um percentual definido por autoridade pública de gestão predominante governamental ao futebol de base e ao futebol feminino. Se o clube tem um orçamento de 10 milhões, um percentual vai migrar do futebol masculino, que deixa de ser competitivo, para fomentar o feminino por força de lei – comentou.
Assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 19 de março, a MP entrou em vigor e tem vigência pelo ato de 90 dias, prazo em que deve ser convertida em lei. A comissão mista do Congresso Nacional destinada a analisar a MP seria instalada nesta quarta-feira, mas acabou adiada para o próximo dia 22.

Notícias recentes

  • Notícias

Vasco goleia, e Botafogo perde na estreia de Tite; veja tabela atualizada na 28ª rodada do Brasileirão

Time de General Severiano caiu diante do Mirassol e vive momento de aproximação com a…

19/09/2026
  • Destaque

Textor comenta ao Coluna do Fla polêmica que envolve Lamacchia, Leila Pereira e o Vasco

Empresário rebate acusação de conflito de interesse feita pelo Flamengo contra Marcos Lamacchia, possível novo…

19/09/2026
  • Destaque

Danilo e Alex Sandro miram 14º título juntos e a 6ª taça pelo Flamengo

Dupla soma conquistas por diferentes clubes e pode ampliar a marca ainda nesta temporada pelo…

19/09/2026
  • Notícias

Cantor Natanzinho Lima interrompe show para se declarar ao Flamengo e zoar o Corinthians

Artista rebateu xingamentos de um torcedor corintiano durante apresentação no Jaguariúna Rodeo Festival 2026 O…

19/09/2026
  • Notícias

Flamengo perde de novo para o São Paulo e é eliminado do Brasileirão Feminino

Meninas da Gávea perdem por 1 a 0 para o São Paulo, neste sábado (19),…

19/09/2026
  • Notícias

Flamengo brilha na Copa do Mundo de ginástica com ouro de Flávia Saraiva

Ginasta do Flamengo soma 13.366 pontos e conquista a primeira medalha do Brasil na etapa…

19/09/2026