
Fonte: GE
O ranking de endividamento dos clubes brasileiros tem um novo líder. O Botafogo fechou 2014 com déficit de R$ 174,8 milhões – o maior dos últimos quatro anos no clube – e agora tem incríveis R$ 845,5 mi de débitos a quitar, um aumento de 20% em relação ao valor divulgado no final do ano anterior, que era de R$ 698,8 milhões. O Alvinegro ultrapassou o Flamengo, que está justamente no caminho contrário. O Rubro-Negro diminuiu sua dívida de R$ 757,4 mi para R$ 697,9.
Os números são de um levantamento realizado pelo consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, que tem como base o balanço financeiro publicado pelos clubes. O valor da dívida rubro-negra divulgada pelo especialista contrasta com o oficial do time, que é de R$ 525 mi. No entanto, segundo Somoggi, seu cálculo é baseado no conceito de dívida líquida, usado em empresas, que não inclui receitas que entrarão no caixa, como cotas de TV, além de bens e direitos do clube.
Os dois rivais cariocas são os melhores exemplos do estudo. O Botafogo, pelo lado negativo, e o Flamengo, pelo lado positivo. O descontrole administrativo da gestão anterior no Glorioso, segundo Amir, deixou um rombo e poucas perspectivas ao clube. O motivo é uma conta simples: nos últimos quatro anos o Botafogo gastou muito mais do que arrecadou.
– No ano passado o déficit foi de quase R$ 80 milhões, neste ano de R$ 174 milhões. Se pegarmos os últimos dois anos, somar os dois déficits, estamos falando de valores fora da realidade. Estamos falando de um clube que não tem como operar com esses números. No mesmo período as receitas caíram. De R$ 181 milhões em 2013 passou para R$ 163 em 2014. O resultado é a maior dívida de um clube brasileiro – analisa o autor do levantamento, Amir Somoggi.
Para o consultor, outra razão para o aumento considerável do valor é a inadimplência do clube. Boa parte desse acréscimo vem de juros e correções monetárias. O ex-presidente botafoguense, Maurício Assumpção, deixou de pagar encargos salariais e recolher impostos e apostava no parcelamento da dívida por meio do Proforte, nome do projeto inicial da MP do Futebol, assinada em março pela presidente Dilma Rousseff e que ainda está em análise no Congresso. Para Amir, a solução do clube pode estar justamente no programa proposta pelo governo.
– O Botafogo parou de pagar todos os impostos e isso foi cobrado com juros. Essa é a maior despesa. Só com questões trabalhistas, a dívida era de 109 milhões, a dívida fiscal era R$ 129 mi e foi para R$ 197 mi. A irresponsabilidade da gestão em parar de pagar, gastar mais do que devia, é o drama do clube. Se o Botafogo se mantiver perdendo milhões, será o fim. A MP é essencial. Eles vão ter que pagar por mês, e para o Botafogo é melhor pagar de vez – analisa o especialista.
FLAMENGO NO OUTRO EXTREMO
A saída para o Botafogo é aumentar as receitas, diminuir os gastos e manter um time competitivo. Parece uma equação improvável, mas o clube tem um bom exemplo ao lado. Para Amir Somoggi, a postura dos últimos anos no Flamengo é referência pra os demais clubes brasileiros. Desde 2012, o Rubro-Negro conseguiu diminuir sua dívida em mais de R$ 100 milhões. No mesmo período, a receita aumento R$ 135 mi.
– O Flamengo é um case. É um clube que, segundo seu balanço de 2012, tinha dívida de 800 milhões. É um número absurdo, impagável. Agora já caiu para R$ 697 milhões. O que eles fizeram? Incrementaram a receita, resgatando a credibilidade junto ao governo, dobrando os ganhos com patrocínio e mantendo um equilíbrio. O clube tem dívida enorme, isso é indiscutível, mas quando se compara com a receita é muito mais equilibrado. Está caminhando para a normalização total.
Mesmo com a tentativa de um equilíbrio administrativo e financeiro, Amir Somoggi ainda acredita que o Flamengo possa melhorar sua situação se ter mais excelência em seu principal setor: o futebol.
– O que está faltando é eficiência no departamento de futebol, é acertar o rumo do futebol. Ir para Libertadores todo ano, chegar à final, entrar sempre como favorito nas competições. Isso gera renda de bilheteria, de premiação e dá um incremento no programa de sócio-torcedor – analisa.
Flamengo fará intertemporada em Portugal durante a Copa do Mundo O elenco do Flamengo se…
Quais as expectativas de Uruguai x Cabo Verde, na Copa do Mundo? A Copa do…
Lucas Paquetá também projetou próximo jogo do Brasil e falou sobre parceria com Vini Jr.…
Quanto o Flamengo ofereceu para contratar Danilo? O volante Danilo, do Botafogo, é um dos…
Como foi a atuação de Rayan, ex-Vasco, em jogo do Brasil x Haiti? A vitória…
Quem será o responsável por apitar o jogo do Brasil x Escócia? A Seleção Brasileira…
Ver comentários
Pode fechar as portas.
O impressionante q deve isso tudo e só tem um titulo brasileiro, endividou isso tudo pra ganhar uns carioquinha.
Se botar na ponta do lapis e colocar tudo oq foi de imposto sonegado e fazer igual o flamengo fez na eleição dos Blues vai ver q p valor é mt maior q esse, isso vale principalmente pro curintians q só o estadio do Lula acumula uma divida de 1 bilhão e meio de reais, mas eles têm "100 aninhos pra pagar"... O PT é muito mãe do Corinthians
Complicou pro Botafogo pq eles não tem muita torcida, já o Mengão ganhando títulos tem torcida pra fortalecer o clube financeiramente e psicologicamente com apoio moral e ânimo da torcida flamenguista rumo a muito mais títulos nacionais e internacionais e pagando praticamente todas as dívidas!
E eles estão felizes com o carioquinha. Kkkkkkk. O estão ferrados
Fecha a conta e passa a régua por favor
Fecha a conta e passa a régua por favor
Isso tudo de dívidas só para tentar ganhar uns carioquetes? Tirando o flamengo, futebol carioca é só tristeza. Incrivel como estamos atrasados se compararmos com praças como minas gerais, rio grande do sul e etc.
repare tb q ate o ano passado não tiamos times pequeno na segunda div. Como outros estados.
O próprio governo carioca mata o futebol com seus acordos estapafúrdios. Saudade quando tiamos times verdadeiramente fortes bangus e americas na primeira divisão.
abs SRN
Outros times tinham que fazer o que foi feito no Flamento. Mandar fazer auditoria por empresas de fora e mostrar para o povo a situação.
Outros times tinham que fazer o que foi feito no Flamento. Mandar fazer auditoria por empresas de fora e mostrar para o povo a situação.