Luxa minimiza falta de Libertadores na carreira: “Brasileiro é mais difícil”

Compartilhe

Fonte: Gazeta Esportiva

Ocupando um lugar no panteão dos principais treinadores do futebol brasileiro há cerca de 20 anos, Vanderlei Luxemburgo, aos 62 de idade, nega que esteja ultrapassado. Atualmente no Flamengo, Luxa é o técnico que mais conquistou Campeonatos Brasileiros. O último título nacional, no entanto, aconteceu em 2004, quando dirigia o Santos. Além disso, com mais de 30 anos de carreira, ele nunca ganhou uma Copa Libertadores, fato que faz questão de minimizar.

“Ganhar um Brasileiro é muito mais difícil que ganhar a Libertadores. São competições diferentes. Você disputa um Brasileiro em 38 jogos, com 12 grandes times, no mínimo sete candidatos a disputar o título. Quantos candidatos você tem hoje a ganhar a Libertadores? O Boca Juniors e o Corinthians. O São Paulo, se passar, chega forte também. É isso”, declarou o técnico, em entrevista ao canal Fox Sports.

Luxemburgo foi campeão nacional com quatro grandes equipes diferentes: em 1993 e 1994, levou o Palmeiras à conquista. Em 1998, ganhou com o Corinthians. Em 2003 com o Cruzeiro, e, em 2004, à frente do Santos. Os mais de 11 anos sem conquistar Brasileiros, para o treinador, não significam que ele esteja ultrapassado em seus conceitos de futebol.

“Minha carreira é maravilhosa, mas não dá para ganhar todos os dias. Minha história profissional é fantástica, não se pode falar que pelo fato de não ter ganhado em 11 anos eu sou ultrapassado”, disse, e ainda concluiu que teve apenas duas passagens fracas por clubes na carreira. “Sem falsa modéstia, houve dois trabalhos ruins meus: no Atlético-MG (em 2009) e no Fluminense (em 2013). No resto, levei todos os clubes para a Libertadores”, avaliou.

Proposta do São Paulo

Um dos cogitados pela diretoria do Tricolor Paulista para substituir Muricy Ramalho, que deixou recentemente o comando da equipe do Morumbi para cuidar da saúde, Luxemburgo revelou que foi sondado pelo presidente Carlos Miguel Aidar para assumir o time. Mas para ele, que não esconde o desejo de dirigir a representação paulistana, o convite veio em momento inoportuno.

“(O São Paulo) é um clube que eu quero dirigir, um clube de ponta, estruturado, em que todo técnico quer trabalhar. Mas não posso ir agora, estou em um trabalho no qual estou muito bem, que está encaminhado e as coisas estão dando certo”, declarou Luxa, que ainda revelou que sua multa rescisória com o Flamengo é de um salário, valor que inclusive considera muito baixo.

Notícias recentes

  • Manchetes

A declaração de Rafael Leão, atacante do Milan, sobre o desejo de jogar no Flamengo

O que disse Rafael Leão, atacante do Milan (ITA), sobre o Flamengo?   O atacante…

25/07/2026
  • Manchetes

A resposta de Bap sobre contratação de Thiago Almada para o Flamengo

O que disse Bap, presidente do Flamengo, sobre Thiago Almada?   Thiago Almada é o…

25/07/2026
  • Notícias

Vazam novas imagens da camisa 3 do Flamengo versão 2026; veja fotos

Imagens circulam nas redes sociais nesta sexta-feira (24) Novas imagens da camisa 3 do Flamengo…

24/07/2026
  • Destaque

Flamengo leva gol no fim, empata com o Grêmio e perde chance de colar nos líderes do Brasileirão Feminino

Flamengo buscava a terceira vitória seguida no Brasileirão Feminino O Flamengo perdeu a chance de…

24/07/2026
  • Destaque

Plata deve ser desfalque em jogo do Flamengo x São Paulo, pelo Brasileirão

Gonzalo Plata acabou substituído ainda no primeiro tempo contra a Chapecoense Apesar de não ter…

24/07/2026
  • Notícias

A caminho do Flamengo, Almada já recusou o Palmeiras

Representante de Thiago Almada tem data para chegar ao Rio de Janeiro O Flamengo está…

24/07/2026