Luxemburgo foca na criação de jogadas e escala quarteto ofensivo

Compartilhe

Fonte: GE

Pelo segundo dia seguido, Vanderlei Luxemburgo escalou o time titular do Flamengo sem Márcio Araújo, que perdeu a vaga com o retorno de Canteros e a permanência de Arthur Maia. Em coletivo tático de cerca de 50 minutos realizado no Ninho do Urubu na tarde desta quarta-feira, o treinador deu muitas orientações nas inúmeras vezes em que parou a atividade. Ele focou no posicionamento de seus atletas e em fazer com que o time soubesse sair da marcação forte de meio-campo para criar jogadas.

O meia Arthur Maia formou linha ofensiva de três ao lado de Gabriel e Everton, com Marcelo Cirino à frente deles. O time titular, portanto, treinou com Paulo Victor, Pará, Bressan, Wallace e Anderson Pico; Jonas e Canteros; Gabriel, Arthur Maia e Everton; Marcelo Cirino. A equipe reserva foi formada por César, Luiz Antonio, Marcelo, Frauches e Thallyson; Cáceres, Márcio Araújo, Mugni e Almir; Eduardo da Silva e Felipe Vizeu.

Vizeu é um garoto do time sub-20 que completou o treinamento no lugar de Alecsandro. O camisa 9 ficou fora do campo por conta de dores no pé esquerdo após uma pancada que sofreu no local no dia anterior. Outro que não participou foi o lateral-esquerdo Armero, que ainda está aprimorando a forma física e por isso ficou na academia.

Outro foco de Luxemburgo durante o trabalho foi fazer sua defesa sair jogando com calma e qualidade. Ele cobrou o capitão Wallace na saída de bola em algumas oportunidades.

– Calma! Espera abrir o espaço. Sem pressa e sem correr risco – orientou Luxa.

O Flamengo viaja neste sábado para Juazeiro do Norte-CE, onde encara no mesmo dia, às 19h30 (de Brasília), o Icasa-CE, em partida amistosa. O time volta ao Rio de Janeiro logo depois e, na próxima segunda-feira, viaja para Atibaia-SP, onde terá uma semana de intertemporada como forma de preparação para o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro estreia na competição nacional contra o São Paulo, no dia 10 de maio, às 16h, no Morumbi.

Ver comentários

  • Só que o Gabriel que depois será Paulinho e o Everton ficam maus perto do M.Cirino pois eles são 3 atacantes e um serve ao outro também, A.Maia e Canteros vão pra marca do pênalti para fazer gols também quando o time atacar, aí jogam 5 na frente e 5 atrás, fica equilibrado, depois volta só o Cateros pra ajudar o jonas e os da frente recuam até na linha do meio campo quando o Fla não estiver com a bola pra recuperar logo e buscar o ataque e finalizar! Marcando sob pressão e atacando muito ofensivamente com 4 jogadores e 1 elemento supresa que é o Canteros ou o próprio A.Maia, Jonas só passa do meio campo se for chutar de longe e olhe lá, dificilmente deve passar do meio campo pra não deixar a defesa desguarnecida! Luxa voltou a se especializar e está genial, entrou até que enfiam a tática que todos o Real e Bayern e seleções da Alemanha e Holanda jogam e ganham títulos jpgando muito bem, excelente ofensivo e defensivo sólidos com consistência e muitos gols e sem levar mts gols! Time equilibrado mas com um poder ofensivo arrasador, avassalador goleadores até zagueiro faz e lança pra gol de atacates!

  • Lembrando que os que devem ser substituídos no intervalo de jogo ou nos primeiros minutos do segundo tempo são os atacantes pelos lados e o meia armador camisa 10 e volante armador Catereros pelo Mugni, pois os atacantes pelos lados e dois meias de marcação e criação, um especificamente para criar cansam mais nessa formação pois correm mais e voltam mais pra recompor, assim pra não se contudirem ou ter mt desgaste físico eçes tem que ser substituidos no segundo tempo, em cada jogo revezando também, por exemplo num jogo joga o Canteros, no outro o Mugni, ou substitui o Canteros pelo Mugni no intervalo pra não estourar os músculos do Canteros e perder ele pro resto do campeonato como aconteceu nesse começo de ano mal planejado, assim tem que fazer substituíndo A.Maia por M.Sávio, Paulinho por Gabriel, Everton por Nixon e só pois esses jogadores titulares que serão mais exigidos fisicamente em velocidade e resistência e se não subistituirem eles e colocarem outros em mesmo nível ou até melhor como no caso M.Sávio que joga mais que o Maia, esse quarteto ofensivo, sem contar o Cirino que so vai finalizar, pode se contundir com o tempo, e para previnir novas contusões tem que saber ter logística, planejamento, pois formações ofensivas com defesas sólidas que times de ponta jogam exigem muito mais dos atacantes pelos lados que mais se machucam pois o treinadores não erram e não substituir e meias que é o volante meia e meia camisa 10 que correm também muito e se contudem fácil pois não tem descanso necessário, pois os treinadores se poupassem eles colocandi outros ou substituíndo no intervalo eles dificilmente se contudiriam, ver se o Cirino jogando de centroavante de movimentação se contudi? dificilmente pois ele se movimenta pouco e só espera pra finalizar, quem tem que se esforçar mais são os dois da armação, volante meia e o meia e os dois atacantes pelos lados que correm pra se livrar da marcação e cruzar a bola na área pra ele, Laterais, zagueiros, goleiro e centroavante dificilmente se subsititui pois não é necessário, só em casos de acidentes como sangramentos pois se o laterais ficarem mais recuados só marcando não irão se cansar muito e nem se contudir com lesão muscular ou fadiga muscular, pois tem dois atacantes pelos lados para fazer essa função de cruzar a bola para área, e ainda o meia que pode cruzar quase pelo lado! Treinador de ponta como o Luxa deve saber disso se quiser ganhar campeonatos longos! Lembrando que para isso tem que ter um ótimo elenco e contar com todos em união e força, tecnica...!!! Obs: Tem que ter jogadas ensaiadas em faltas e escanteios as vezes para confundir o adversário e surpreender!!! SRN!!!

Notícias recentes

  • Destaque

Jorginho, do Flamengo, já tentou tirar Martinelli da Seleção Brasileira

Gabriel Martinelli foi o grande nome da classificação do Brasil Decisivo pelo Brasil na vitória…

30/06/2026
  • Manchetes

CBF confirma lesão de Lucas Paquetá após jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

O que aconteceu com Lucas Paquetá em jogo do Brasil x Japão?   A Confederação…

30/06/2026
  • Manchetes

Jogador do Flamengo assume responsabilidade em gol do Japão contra o Brasil na Copa do Mundo

O que disse Danilo, jogador do Flamengo, após Brasil x Japão na Copa do Mundo?…

30/06/2026
  • Destaque

Costa do Marfim x Noruega define próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo; veja palpites e onde assistir

Brasil aguarda o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega A Seleção Brasileira…

30/06/2026
  • Notícias

Flamengo fez proposta por Martín Ojeda? Veja apuração do Coluna do Fla

O Coluna do Fla apurou sobre o suposto interesse do Flamengo no meio campista do…

30/06/2026
  • Notícias

Paquetá passa por exames em Nova Jersey nesta terça; jogador do Flamengo é dúvida para a próxima fase da Copa

Paquetá deixou o gramado de jogo do Brasil x Japão com dores na coxa A…

30/06/2026